terça-feira, 3 de novembro de 2009

TP 5 Lição de casa 2


Nas unidades 18 e 19, que tratam de dois aspectos fundamentais da tessitura do texto, a atribuição da coerência e os mecanismos de coesão, foram propostas várias atividades a serem desenvolvidas com seus alunos nas seções Avançando na prática. Escolha a aplicação de uma dessas atividades, reformulando-a, se necessário, para adequá-la à sua realidade, e relate, por escrito, os aspectos positivos e negativos do processo como ele se deu. Suas observações francas e honestas serão de muito proveito para o desenvolvimento do nosso trabalho.

TP 5 Lição de casa 1


Nesta unidade, em que trabalhamos com Estilística, propusemos algumas atividades para seus alunos nas seções Avançando na prática. Escolha uma delas e faça um relato escrito sobre o desenvolvimento desse trabalho, contando quais as dificuldades e facilidades encontradas e os resultados obtidos. Exponha também sua opinião franca sobre a atividade.

Atividades TP 5






Planos de aula para o texto "Estudo errado", de Gabriel, o pensador. Apresentações feitas pelos cursistas.

TP 5: Estilo, Coerência e Coesão


Teça comentários sobre os conteúdos estudados no TP 5 e as atividades realizadas, declarando de que forma eles contribuirão para o seu aperfeiçoamento profissional.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fórum TP 4 (Leitura e processos de escrita I)


Teçam comentários sobre os conteúdos e atividades realizados nos estudos do TP 4, fazendo uma breve avaliação sobre o desenvolvimento dos mesmos. De que maneira esses estudos influenciarão sua prática pedagógica como professor de Língua Portuguesa? Não deixem de comentar esse tópico e sejam bastante sinceros. Mãos à obra!

TP 4 - Lição de casa 2


Você já se habituou a, nas unidades ímpares, selecionar uma das atividades propostas no Avançando na prática para realizar com seus alunos. Neste TP, sua escolha esteve entre as sugestões da Unidade 15, em torno do processo de leitura, e das propostas da Unidade 16, sobre o processo da produção escrita. Com certeza, não foi uma escolha fácil, uma vez que quase todas têm importância para seus alunos. Por isso, é muito importante o cuidado que você tem com esta “lição de casa”: ela é base de uma importante reflexão sobre sua prática como professor de Língua Portuguesa.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

TP 4 - Lição de casa 1


Nesta atividade, você deverá escolher um dos Avançando na prática relacionado à leitura e produção de textos, planejar, aplicar e analisar os produtos da intervenção. O seu relatório contendo o planejamento, a descrição e análise da execução e dos materiais obtidos será requisitado pelo seu Formador. Você deverá postar o material no blog e debater com seus colegas ao longo da oficina de formação sobre esta unidade. Esta é uma atividade que visa levar você a refletir sobre sua prática, sobre a unidade estudada e servirá certamente como base para o desenvolvimento de sua argumentação durante a oficina de formação.
Sugestão de atividade: Avançando na prática "Cidadezinha qualquer", de Carlos Drummond de Andrade.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Urgente! É hora de avaliação!!!


Querido(a)s cursistas,

participem da enquete e avaliem o nosso curso (Gestar II Língua Portuguesa), votando em uma das opções sugeridas. Procurem nos gadgets do lado direito da página a pergunta "Você considera o nosso curso (Gestar II LP):" e cliquem em uma das opções. Depois, é só clicar em "votar".Pronto! Seu voto será contabilizado! Essa avaliação é muito importante para melhorarmos os nossos próximos encontros com atividades interessantes e significativas e que venham ao encontro das expectativas de vocês como professores de língua materna.Não deixem de participar!
Obs.: A enquete fica abaixo do aquário com os peixinhos do Gestar II (notem as cores!). Aproveitem e alimentem os bichinhos, pois eles estão sempre famintos! Até a próxima!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fórum: TP 3 (Gêneros e Tipos textuais)


Comentem sobre o que vocês aprenderam a respeito dos assuntos tratados no TP 3, sobretudo os que tratam de gêneros e tipos textuais e suas inter-relações.

Oficina do dia 15/08


Comentem as atividades realizadas no dia 15/08 e façam uma avaliação do encontro, ressaltando os aspectos positivos e negativos das oficinas, dos textos, das metodologias, etc. Aproveitem para comentar também o texto de Jô Soares e a atividade com ele realizada.

Aqui, escrevam sobre a realização da Lição de casa 2 do TP 3 (Gêneros e Tipos textuais).


Lição de casa 2

Nestas duas unidades (11 e 12) do TP3, em que trabalhamos os tipos textuais e sua inter-relação com os gêneros textuais, propusemos algumas atividades para desenvolver com seus alunos nas seções Avançando na Prática. Escolha uma dessas atividades para fazer um relato por escrito. Seja franco a respeito das dificuldades e das facilidades encontradas. Suas observações vão ser valiosas tanto para o Formador quanto para seus colegas.

Neste espaço, vocês devem escrever sobre a realização da Lição de casa 1 do TP3 (Gêneros e Tipos textuais).


Lição de casa 1



Nas unidades 9 e 10 do TP3 (Gêneros e tipos textuais), foram propostas seis atividades, nas seções Avançando na prática, para que você pudesse desenvolver com seus alunos. Escolha uma delas e registre, por escrito, toda sua experiência, desde os aspectos facilitadores até os aspectos em que você e seus alunos encontraram mais dificuldade. Registre também suas observações e sugestões a respeito. Faça comentários e observações.

sábado, 15 de agosto de 2009

Oficina: Cordéis


Caros cursistas,reservamos este espaço para a publicação, por vocês, dos cordéis que vocês produziram como atividade da oficina do dia 18/07/2009.

Queridos cursistas, comentar o seguinte texto, lido e discutido em uma de nossas oficinas (06/07/2009):

O gigolô das palavras
Luís Fernando Veríssimo

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava diariamente com suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa ("Culpa da revisão! Culpa da revisão !"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo errado? Não. Então vamos em frente.
Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo. Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa nada, como a Gramática é a estrutura da língua mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As múmias conversam entre si em Gramática pura.
Claro que eu não disse isso tudo para meus entrevistadores. E adverti que minha implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas - isso eu disse - vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que eu conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. Não me interessa seu passado, suas origens, sua família nem o que outros já fizeram com elas. Se bem que não tenho o mínimo escrúpulo em roubá-las de outro, quando acho que vou ganhar com isto. As palavras, afinal, vivem na boca do povo. São faladíssimas. Algumas são de baixíssimo calão. Não merecem o mínimo respeito.
Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria a sua patroa ! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção dos lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias pra saber quem é que manda.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Encontro dos cursistas formadores do Gestar II em São Luís - 1ª etapa


A 1ª etapa de formação dos professores formadores do Gestar II, ocorrida em São Luis no mês de fevereiro de 2009 (16 a 20), preparou os cursistas para relizarem o 1º módulo do Programa nos municípios e regionais, para que eles atuem como propagadores do Gestar II em suas cidades. O grupo do qual participamos foi orientado pela professora Erla Delane, que nos deu as informações necessárias para a aplicação do curso em São João dos Patos, além de nos fornecer subsídios, como material e referencial teórico, por meio de oficinas, com os quais atuaremos nesse 1º momento.
Nossas expectativas em relação ao Programa Gestar II são as melhores possíveis, e esperamos realizar um excelente trabalho.

2ª Oficina do Gestar II: Estudo do Guia Geral do Programa


Na segunda oficina, realizada no dia 13 de maio de 2009 também na Unidade Integrada “31 de março”, foi feito o estudo do Guia geral do programa GESTAR II. A partir desse encontro, a equipe de formadores resolveu se dividir e cada grupo de cursistas se dirigiu a uma sala respectiva para as considerações sobre o programa de cada área. Na sala dos cursistas da área de Língua Portuguesa houve, no início, a entrega do material e de uma camiseta, e pediu-se que eles manuseassem livremente os livros. Seguidamente, o professor Rogério Alves de Carvalho deu início ao encontro, com as boas-vindas e uma atividade dinâmica inicial. Houve a apresentação de vídeos e uma discussão breve sobre o conteúdo. Com slides, o professor Rogério apresentou e o guia geral e realizou as atividades propostas para esse momento. Nessa oportunidade, houve apresentação do blog do GESTAR II da área de Língua Portuguesa, e pedido aos cursistas que participassem ativamente. No final, os cursistas fizeram uma rápida avaliação sobre o encontro e o formador deu prosseguimento com as considerações finais, marcando o próximo encontro e despedindo-se dos presentes.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Gêneros textuais

http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk

Esse video explica o que se pode entender por gênero textual, assunto de total relevância no ensino de leitura e produçao escrita nas aulas de Língua Portuguesa.

Sobre o GESTAR II



O Gestar II (Programa Gestão da Aprendizagem Escolar), parceria do MEC, SEB, IESs, UNDIME, CONSED E SEEDs Estaduais e Municipais, é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O Programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricas, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Tem como base os PCNs de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental. A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Abertura do Gestar II em São João dos Patos





Aconteceu na quarta-feira, dia 29/04, a abertura do programa GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, na cidade de São João dos Patos - MA. O encontro foi realizado no auditório da Unidade Integrada "31 de março", com a participação dos professores cursistas, profissionais da educação das redes estadual e municipal e autoridades locais. O momento foi dedicado à apresentação do programa para a comunidade patoense pelos professores formadores Renato Dárcio e Rogério Carvalho e pela coordenadora pedagógica do programa, Lúcia Braúna.