Lição de casa 2
Nestas duas unidades (11 e 12) do TP3, em que trabalhamos os tipos textuais e sua inter-relação com os gêneros textuais, propusemos algumas atividades para desenvolver com seus alunos nas seções Avançando na Prática. Escolha uma dessas atividades para fazer um relato por escrito. Seja franco a respeito das dificuldades e das facilidades encontradas. Suas observações vão ser valiosas tanto para o Formador quanto para seus colegas.
RELATÓRIO II
ResponderExcluirA seguir será apresentada uma breve descrição da atividade do curso GESTAR II, TP3, unidade 11(intertextualidade), que foi desenvolvida na 8ª série, turno matutino na Unidade Integrada "31 de Março".
Aos alunos foram distribuidos textos pertencentes a tipos e gêneros diferentes. Cada aluno leu seu texto, identificando a que gênero e tipo pertencia, justificando com características dos mesmos.
Observou-se um total domínio do conteúdo por parte dos alunos, pelo fato da professora da disciplina já ter trabalhado o mesmo. Ficamos assim isentos de maiores dificuldades.
Em seguida foi apresentada uma receita culinária paralelo a uma "receita" metafórica com o intuito de promaver uma crítica social, para que eles percebesem a intertextualidade, o uso de características de um mesmo gênero textual com finalidades distintas.
A atividade final proposta aos alunos foi uma produção de texto com os seguintes títulos: "O Verdadeiro Amigo", "A Escola Ideal", "A (O) Namorada(o) dos meus sonhos" e "Receita para um Mundo Melhor". Depois foi pedido para que identificassem as estruturas dos textos que o fizessem semelhante a uma receita, mas a impossibilidade de classificá-lo com esse gênero e como classificá-lo.
Para a elaboração do texto a criatividade foi surpreendente (com ênfase nos ingredientes do título "A Escola Ideal"), mas o momento das respostas da problemática citada anteriormente foi notável a grande dificuldade.
RELATÓRIO II
ResponderExcluirA atividade foi planejada desde o momento em que li as orientações da atividade, fiz algumas modificações para melhor entendimento dos alunos. Pedi aos alunos da 7ª e 8ª séries do turno matutino da Unidade Integrada "31 de Março", que levassem para a sala de aula manuais de eletrodomésticos ou outros objetos, levei também alguns de casa.
Durante a realização do trabalho, as dificuldades encontradas foram, demora por parte dos alunos em encontrar nos manuais as informações que estavam sendo pedidas e também em interpretar o que estava sendo lido, percebe-se então que poucas são as pessoas que utilizam este gênero textual para se orientarem.
A solução encontrada foi visitar grupo por grupo, pesquisando junto com eles, orientando-os e tirando suas dúvidas. Creio que os objetivos foram alcançados, não na totalidade, mas em partes. Esta foi a conclusão que cheguei depois de ter discutido com colegas professores e quanto ao resultado foi satisfatório.
RAIMUNDA ALICE BATISTA LOPES AIRES
GESTAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
RELATÓRIO II
ResponderExcluirO estudo da seção 2TP3. Seqüências tipológicas em gêneros textuais, cujo o objetivo foi analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais que estão intimamente ligados as escolhas de vocabulário e estruturas gramaticais.
A atividade 4TP3 foi desenvolvida em grupo na 8ª série do
turno noturno na U.I.31 de Março, que teve participação efetiva dos discentes e bom entendimento no quadro de análises das seqüências tipológicas que compõem o texto de Luiz Fernando Veríssimo, bem como a leitura verbal e não verbal do texto I e II da introdução do estudo.
Devido a variação composicional e grande variedade de tipos textuais, o resultado da participação dos discentes foi positivo, porem ainda faz-se necessário o estudo complementar deste tema.
Luciana.
A intergenericidade textual é um assunto complexo e de pouco entendimento para muitos. Para se trabalhar nessa linha de ensino o professor deve está bem preparado para este fim, mesmo porque os alunos terão muitas dúvidas e com isso a segurança é imprescindível para um bom repasse.
ResponderExcluirA atividade foi planejada para 5ª série da Escola Municipal Francisco Sá Sobrinho objetivou-se em o aluno entender e diferenciar narração e descrição através de suas características.
Passos seguidos:
1. Apresentação de textos narrativo-descritivo;
2. Destaque de pontos culminantes para o entendimento da seqüência tipológica;
3. Brincadeira com mímicas para descrever objetos;
4. Conclusão com produção de texto descritivo com máximo de informação possível;
Dificuldades:
• Os alunos ainda não compreendem a estética de um texto, escrevem aleatoriamente sem uma organização concisa;
• A maioria entende que parágrafo pode ser um texto;
• Não se preocupam com grande repetição de vocábulos;
• Há alunos na turma que ainda não estão alfabetizados;
• Preguiça para escrever.
Todas estas dificuldades foram amenizadas através de uma retrospectiva sobre como escrever um texto, mostrando aos alunos um texto significativo e comparando-o com o seu.
No geral, pode-se dizer que o objetivo principal foi alcançado.
São João dos Patos, 01/09/2009.
com o objetivo de mostrar aos alunos que em um mesmo texto pode haver sequências tipológicas variadas, foi escolhido da seção avançando na prática das unidades 11 e 12 do TP3 gêneros e tipos textuais uma atividade para ser mostrado os tipos textuais narrativo e descritivo, a mesma foi aplicada na 8ª série da Unidade Escolar Governador Newton Bello.A princípio foi mostrado aos alunos uma gravura recortada de uma revista e pedido que cada um falasse sobre os elementos presentes nela, logo após foi solicitado que cada um falasse em poucas palavras o que representa cada elemento presente na gravura,com base na resposta dos alunos o professor então explicou que cada uma das respostas dadas por eles sobre os elementos presentes na gravura trata-se de uma descrição e de uma narração,ou seja, tipos textuais.Para finalizar a atividade foi pedido que cada aluno escolhesse uma gravura do próprio livro didático e procurassem fazer a descrição dos elementos e a narração dos fatos decorrentes na mesma.a princípio algumas dificuldades foram encontradas mas logo após os alunos mostraram-se bastante interressados em aprender e esclarecer suas dúvidas fazendo com que a atividade pudesse ser concluida de maneira satisfatória para todos.
ResponderExcluirCURSISTA: AUSTREGÉSILA CARVALHO
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO TP3
ResponderExcluirLIÇÃO DE CASA 2
Seção II
A atividade realizada teve como proposta uma descrição a partir de uma imagem, isto é, os discentes observaram a imagem e foram orientados para escrever um parágrafo descritivo da foto observada por eles. Este tipo de prática é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, haja vista que eles expõem sua própria opinião em relação a imagem. Portanto, o tipo descritivo enumera as características de um ser, pois o aluno enfatiza suas observações daquilo que lhe chamou atenção.
Estimulou também a necessidade de expressar seu pensamento tão espontaneamente como o faz na sua vida diária, descrevendo sobre suas experiências, seus sentimentos e o mundo ao qual está inserido. Em suma, essa atividade tornou a aula divertida e ao mesmo tempo enriquecedora, participativa, onde cada discente fez suas próprias observações com relação ao gênero trabalhado em sala de aula.
Vale ressaltar, que o desenvolvimento do trabalho teve sucesso, pois os alunos tiveram um amplo conhecimento no decorrer dos trabalhos e durante as apresentações dos mesmos.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araujo
GESTAR II – LP – SÃO JOÃO DOS PATOS
Atividade realizada em 21/09 , na escola Dr. Adonias Lacerda, 7ª série/vespertino Paraibano - MA.
ResponderExcluirNessa atividade, foi proposto aos alunos que trouxessem diferentes tipos de texto, tais como: Manual de instrução, receitas de culinária, bulas, rótulos e etc.
Em seguida, foi feito uma abordagem sobre tipos textuais e sua inter-relação com gêneros.
A avalição se deu por meio de uma descrição da escola no seu aspecto físico.
O resultado foi satisfatório, pois os mesmos descreveram de forma clara e objetiva a real situação de sua escola.
Cursista: Tarso Santos
ESCOLA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE VARGAS
ResponderExcluirAVENIDA PRESIDENTE MEDICE
TURNO: MATUTINA SÉRIE: 7º ATIVIDADE T-P-3
RELATÓRIO
GÊNEROS TEXTUAIS
DISTRIBUIR NA SALA PARA CADA ALUNO CÓPIAS DO TEXTO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. FIZ A LEITURA EM VOZ ALTA; EM SEGUIDA OS ALUNOS ANALISSARAM CUIDADOSAMENTE O TEXTO, PARA INDENTIFICAR QUE TIPOS DE INFORMAÇÃOES CONSTITUI UM TEXTO BIOGRÁFICO. OBSERVARAM QUE DESCREVE A VIDA DE UMA PESSOA RECONHECENDO COMO UMA BIOGRAFIA, ASSIM TODOS ALCANÇARAM O OBJETIVO.
CURCISTA:
DOMINGAS COÊLHO DE SOUZA
GESTAR: PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ResponderExcluirLÍNGUA PORTUGUESA - GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS (TP3)
SÃO JOÃO DOS PATOS
Lição de casa 2
CURSISTA: LUSANIRA CARVALHO RIBEIRO
RELATÓRIO REFERENTE A GENÊROS E TIPOS TEXTUAIS
RELATÓRIO
A partir do que foi exposto na lição de casa dois do tp3 onde trabalhamos os tipos textuais, e sua inter-relação com os gêneros textuais, foi sugerido aos alunos da 7ª série da escola municipal Unidade Integrada 31 de Março uma leitura coletiva do texto “Cidadezinha qualquer” de Carlos Drumonnd de Andrade.
Para compreensão do texto, utilizei o procedimento da pesquisa com um embasamento teórico, focando texto descritivo. Para se obter resultado satisfatório considerou a possibilidade dos alunos produzirem um texto descritivo contando sua historia de vida relacionada ao meio em que vive.
Partindo desce contexto constatou-se que esse trabalho contribuiu para que os alunos desenvolvessem atividades e vivenciassem de maneira concreta as informações contidas no texto relacionadas a todos os conhecimento que diz respeito a poesia.
Com essas propostas considerou-se a necessidade de promover praticas das oralidades de escrita com a forma integrada procurando ressaltar a leitura de imagem de forma sistematizada.
O trabalho foi um sucesso onde todos os grupos apresentaram de forma diferenciada os textos produzidos.
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirSÃO JOÃO DOS PATOS- MA
RELATÓRIO TP 3
No dia 3 de setembro de 2009 realizou-se na 5ª série na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco na cidade de São João dos Patos no estado do Maranhão mais atividade do curso GESTAR II.
Nesta, foi trabalhado o gênero textual notícia, no primeiro momento foram apresentadas algumas manchetes de jornais, tendo em seguida a leitura da notícia.
A princípio, pediu-se para que os alunos citassem alguns meios de comunicação que trabalham com notícias, assim como, as últimas notícias locais que foram evidenciadas pelos mesmos.
Foi então explorado, a partir disso, o gênero textual notícia enfatizando os elementos do mesmo; assim como, suas respectivas funções.
Em seguida, partiu-se para a preparação da produção textual, fator este, de extrema relevância para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Trabalhando-se primeiramente a produção de uma manchete e, logo após a produção da notícia.
Observou-se a dificuldade de alguns alunos à princípio, sendo então contornadas da melhor forma possível através da exploração do gênero em questão; já outros desenvolveram suas produções sem dificuldades, ambos se empenharam e se dedicaram ao máximo, atingindo resultados satisfatórios.
Ao término das produções criou-se um telejornal, com a apresentação das principais notícias.
Vale ressaltar, no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem dos que o mesmo foi satisfatório no âmbito educacional.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
TP 3-
ResponderExcluirSeção 2
TIPOS TEXTUAIS
A atividade teve como proposta descrever a partir de uma imagem onde os alunos fizeram uma observação da imagem e tiveram a orientação para escrever um parágrafo descritivo da foto observada por eles.
A referida prática é importante para o desenvolvimento dos educandos pois os mesmos expõem suas opiniões a respeito da imagem.
O tipo descritivo enumera as características de um ser pois o aluno deve enfatizar algumas observações sobre aquilo que lhe chama atenção, Tivemos também a necessidade de mostrar seu próprio pensamento tão natural como se fosse na sua vida real, mostrando sobre suas experiências, sentimentos e o mundo no qual estão inseridos. Essa atividade deixou a aula movimentada, divertida e ao mesmo tempo enriquecedora, pois cada educando fez suas observações em relação ao gênero trabalhado na sala. É importante lembrar que o desenvolvimento da atividade teve bastante sucesso pois os alunos tiveram um vasto conhecimento no decorrer das apresentações.
Cursista: Esperança Madeira
TP – 3
ResponderExcluirUnidade 11
Tipos textuais
Trabalhando a atividade do TP-3 na 8ª série avançando a prática começamos com uma conversa sobre bula e manual dos produtos e remédios que nós consumimos, onde teve participação de alguns alunos e que a maioria não tinha conhecimento dessa leitura.
No decorrer da atividade foi entregue textos (bulas) para o aluno já formado em grupos. Em seguida prosseguiu com a leitura dos mesmos.
Seguindo o planejado, no quadro de giz um roteiro para análise como: objetivo , público alvo, como deve ser usado, verbos presentes. Os alunos continuaram o trabalho classificando de acordo as características encontradas, analisando e decidindo o tipo predominante baseado na seqüência tipológica do texto.
Concluindo a atividade os alunos apresentaram uma justificativa por escrito sobre as razões que levam à classificação proposta.
Observou-se no final que os objetivos foram alcançados, mas as dificuldades de colocar prática algumas idéias ainda é muito evidente.
Cursista: Sonia Maria
TP-3
ResponderExcluirGÊNEROS TEXTUAIS
Cursista: Camélia
Relato aqui minha atuação com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. Trabalhei com os alunos textos informativos onde continha noticias interessantíssimas sobre vários assuntos como: drogas, violência doméstica, doenças sexualmente transmissíveis e outras. O trabalho foi realizado em grupo onde cada um escolhia um texto para lê e em seguida apresentar de forma variada para os colegas a notícia que havia escolhido e estudado pelo grupo.
A apresentação ocorreu através de um debate coletivo onde selecionamos e listamos as opiniões encontradas, as sugestões construídas por cada grupo e as opiniões variadas sobre os temas abordados. A participação foi evidente e até certo ponto muito marcante, pois houve durante as apresentações, experiências compartilhadas que enriquecem muito o conhecimento de todos nós.
A aula foi maravilhosa e os objetivos foram alcançados com muita seriedade.
A atividade foi realizada na Escola Padre Santiago Suarez Prieto na turma 5ª série “B” no turno vespertino. Trabalhamos o gênero textual, as fábulas, é um gênero que o tipo textual predominante é o narrativo, ainda que possamos encontrar outros tipos.
ResponderExcluirPercebeu-se que os alunos já conheciam o gênero textual, o que facilitou o nosso trabalho, o mesmos e desenvolveu a partir de um breve comentário teórico sobre as características das fábulas, em seguida foi lida e discutida, as fábulas: “A cigarra e as formigas – a formiga boa; e a cigarra e as formigas – a formiga má”, depois foi entregue a eles outras fábulas para serem identificadas as características e discutida a moral de cada uma.
Acredita-se que a atividade foi significativa, mesmo que eles já tinham um breve conhecimento sobre o gênero textual, mas serviu para que eles apropriarem mais ainda deste conhecimento. Desta forma pressupõe-se que os alunos da turma referida, quando lerem uma fábula certamente saberão classificá-la.
CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ResponderExcluirFRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
TP3 – SEÇÃO 2
O relatório que apresento tem o fim especial de informar resultados das atividades práticas e exploradas com os alunos da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” da 7ª série “B” em 2009.
No início da atividade, fiz uma palestra com os alunos explicando sobre textos e maneira de construir textos fixo e textos mais flexíveis e soltos, em seguida sugeri que se organizassem em grupos para participarem de um jogo que posteriormente formariam um texto. Entre cada grupo escolhessem um porta-voz e um representante para ir ao quadro. Feito essa escolha sugeri que cada grupo continuasse quando eu falasse: TRABALHO É...
Assim foi feito e depois de cada resposta completa pelos grupos, formaram um texto bem interessante sobre o trabalho.
PROGRAMA GESTAR II
ResponderExcluirLÍNGUA PORTUGUESA
2° aula – descrição
O estudo da descrição está sendo sugerido no TP3 e pensando neste conteúdo desenvolvi uma aula onde a conceituação e algumas estratégias com atividades diferenciadas serviram de base como elementos facilitadores da compreensão.
Após a explicação do assunto, desenvolvi uma atividade lúdica onde cada aluno recebia ficha com nome de algum objeto ou pessoa e mesmo, através de características ia passando informações aos colegas até que descobrissem o enigma.
Conclui-se que este trabalho foi proveitoso e muito colaborou no processo de compreensão dos alunos. Porém, percebe-se que há muitas dificuldades a serem superadas.
São João dos Patos
Rita Jordanha Noleto da Silva