Você já se habituou a, nas unidades ímpares, selecionar uma das atividades propostas no Avançando na prática para realizar com seus alunos. Neste TP, sua escolha esteve entre as sugestões da Unidade 15, em torno do processo de leitura, e das propostas da Unidade 16, sobre o processo da produção escrita. Com certeza, não foi uma escolha fácil, uma vez que quase todas têm importância para seus alunos. Por isso, é muito importante o cuidado que você tem com esta “lição de casa”: ela é base de uma importante reflexão sobre sua prática como professor de Língua Portuguesa.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
TP 4 - Lição de casa 2
Você já se habituou a, nas unidades ímpares, selecionar uma das atividades propostas no Avançando na prática para realizar com seus alunos. Neste TP, sua escolha esteve entre as sugestões da Unidade 15, em torno do processo de leitura, e das propostas da Unidade 16, sobre o processo da produção escrita. Com certeza, não foi uma escolha fácil, uma vez que quase todas têm importância para seus alunos. Por isso, é muito importante o cuidado que você tem com esta “lição de casa”: ela é base de uma importante reflexão sobre sua prática como professor de Língua Portuguesa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Após uma análise aprofundada das atividades das unidades 15 e 16 do TP4 foi escolhida uma da unidade 16(processo de produção escrita) para ser aplicada na 7ª série da Unidade Escolar Governador Newton Bello Turno Matutino.Para iniciar foi distribuido e lido para os educandos um texto de Lygia Bojunga Nunes "A Redação e o Dicionário" que foi retirado do próprio TP,após a leitura o professor incentivou os alunos a falarem à respeito do texto,perguntou se eles haviam entendido e se algumas das informações contidas nele se assemelhavam, de alguma forma, a algum momento de suas vidas enquanto educandos alguns deles expuseram suas experiências e para finalizar o professor pediu que cada um fizesse uma redação simples,falando sobre seu cotidiano escolar ou sobre seus professores,ou ainda, sobre algum fato relevante acontecido durante toda a sua vida na escola.A atividade foi bastante prazerosa pois tive a oportunidade de ouvir a opinião dos alunos a respeito de seus professores e de sua escola,bem como,perceber que cada vez mais eles estão adquerindo habilidade para a produção escrita.
ResponderExcluirPara desenvolver a atividade proposta na lição de casa 2, foi escolhido a texto camping, na unidade 15, seção 2 como chegar a estrutura do texto?
ResponderExcluirQue tem como objetivo, utilizar procedimentos que levem a determinação da estrutura do texto. A mesma foi desenvolvida na 6ª serie da Unidade Integrada
“31 de Março”.
Foi apresentado para a turma um diário, a forma utilizada para escrevê-la e características do mesmo. Em seguida cada aluno recebeu a copia do texto camping, um aluno fez a leitura e em seqüência houve comentários e questionamentos escritos para auxiliar a compreensão e interpretação.
Para encerrar a atividade cada aluno produziu o final do texto.
A atividade desenvolvida foi surpreendente a turma, teve uma grande participação no decorrer do trabalho o que levou a um bom entendimento, tudo isso foi constatado ao analisar as produções e perceber que as mesmas alcançaram o objetivo proposto.
LIÇÃO DE CASA 2 – TP4
ResponderExcluirRELATÓRIO
A atividade escolhida para realizar a lição de casa 2 do TP4 foi o Avançando na Prática da página 133, que sugere a continuação do texto: CAMPING.
O desenvolvimento da atividade se deu com os alunos da 6ª série da Unidade Integrada “31 de Março”, turno vespertino, onde os alunos receberam o texto já iniciado e as orientações de como continuá-lo e concluí-lo, após todos terminarem, foi recolhido e levado para casa para corrigí-los. Passados alguns dias depois de ter lidos os textos, foi retomado o assunto em sala de aula, de maneira que foi discutido o final do texto dado pelos alunos com o final apresentado no TP, e também feito a comparação do que tinha em comum entre os mesmos.
Conclui-se que a atividade surtiu efeitos positivos, após ter discutido o resultado com os alunos.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa - SJP
GESTAR: GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ResponderExcluirLINGUA PORTUGUESA : ESTILO , LEITURA E PROCESSO DE ESCRITA (TP4) LIÇÃO DE CASA 2
SÃO JOÃO DOS PATOS
CURSISTA - LUSANIRA CARVALHO RIBEIRO
RELATÓRIO
O referente trabalho é uma demonstração da nossa experiência com a lição de casa dois do (tp4) e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da escrita e a produção sócia comunicativa dos estudantes da 8ª série da Escola municipal Unidade Integrada 31 de Março.
Iniciou-se com a leitura “profetas do sertão Miran horizonte para farejar a chuva” levando em consideração a importância da família, cultura e a profissão que os alunos exercem pelo fato de a maioria serem agricultores.
A partir de então os alunos produziram um cartão postal para um amigo da sala comunicando sobre o que anda fazendo além do trabalho.
Diante das atividades propostas e executadas não poderia deixar de dizer que para conseguir realizar essa troca de conhecimento foi bastante difícil, pois os alunos sentiram muitas dificuldades em produzirem esse tipo de texto.
(tp4) lição de casa 2
TP 4 LIÇÃO DE CASA 2
ResponderExcluirCURSISTA: LUCIANA QUEIROZ
A atividade avançando na prática, lição de casa 2 do tp4, foi aplicada na 8º série, turno matutino na Unidade Integrada 31 de Março com o apoio da professora Raimunda Alice.Sendo desenvolvida através da continuação do texto Camping em forma de diário.
Foi desenvolvida com a parciticipação individual dos discentes, recortaram o texto e deram continuidade a construção do texto até o mês de dezembro.Nesta produção requer compreensão e organização de dados fundamentais que envolve o raciocínio do alunos em vários aspectos como seqüências de acontecimentos em períodos variados.Portanto urge a necessidade, de teóricas e praticas na produção de textos,alguns alunos apresentam dificuldades por falta de leitura adequada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste relatório tem por finalidade informar o resultado das atividades desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira. Tendo como tema : A escrita e o seu desenvolvimento comunicativo , contido no TP 4.Partindo desse pressuposto, os alunos escreveram uma carta pessoal, pois, essa escrevemos quando queremos nos comunicarmos com alguém próximo; amigos ou familiares. Mostramos também que as características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja,não possuem muitas regras e estruturas para serem seguidas, tais como:
ResponderExcluir*O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental;
*O tamanho varia entre média e grande. Quando é pequena; é considerada bilhete e não carta;
*O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.
*Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência:local e data escrita à esquerda, vocativo, corpo do texto despedida e assinatura.
Nesta atividade que foi desenvolvida foi criada para que cada aluno perceba que na comunicação escrita podemos considerar algumas dimensões de situação sociocomunicativa , como: relevância do conteúdo, sequência de informação e conversão (formato do documento).
Portanto, a atividade foi gratificante, pois, cada aluno explanou suas idéias e sentimentos , e com grau de intimidade variável.
Vale salientar que, com esse tipo de atividade conhecemos mais os nossos alunos, e as dificuldades encontradas por eles, no meio social e familiar. Durante a atividade conversamos com eles e perguntamos o que achavam desse exercício, e de uma maneira satisfatória só fizeram elogios e mostraram que aprenderam as características de como escrever uma carta pessoal e que temos de escrever de forma que o outro entenda o que queremos contar.
Para finalizar, esse tipo de tarefa cabe ao educador, por meio da intervenção, promover a realização de aprendizagem com maior grau de significados possível, uma vez que esta nunca é absoluta, sempre é possível estabelecer alguma relação entre o que se aprende conhecer e as possibilidade de observação, reflexão e informação.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
O presente relatório mostra os resultados das atividades desenvolvidas na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira. Onde foi trabalhado com os alunos o poema mais conhecido de Carlos Drummond de Andrade, extraído de seu primeiro livro “Algumas poesias” que foi publicado em 1930. O poema é belíssimo e traz idéias sobre cidades. Esse poema se chama “ Cidadezinha Qualquer’. O fato é que foi realizado uma atividade de análise em cima desse poema, no dia 14 de setembro do corrente ano.
ResponderExcluirPor sua vez, o autor descreve sua cidade natal Itabira, mostrando que é uma cidade pacata e diferente das metrópoles, onde o seu desenvolvimento urbano é lento, e que as pessoas das cidades menos desenvolvidas devem conhecer os grandes centros urbanos.
Através deste foco que os alunos analisaram e interpretaram o poema, aguçando os seus conhecimentos prévios sobre o desenvolvimento das cidades. Eles também falaram de São João dos Patos-MA , ou seja, explanaram suas idéias falando de sua cultura e estrutura física , deram suas opiniões, se gostavam ou não de serem patoenses.
O essencial é que, cada aluno produziu um poema que relatava os valores de São João dos Patos, como também os problemas existente, tais como: a falta d’água. Vale ressaltar que, esse trabalho foi gratificante e fundamental para cada educando refletir criticamente sobre sua cidade natal. Além do mais foi feita a reescrita para estruturar o poema corretamente, fazendo com que ele tivesse coerência e coesão. Entretanto, no aspecto geral, eles aprenderam que devemos valorizar as nossas origens, pois, cada município tem sua história e costumes.
Para finalizar, a produção textual, faz com que a” leitura e a escrita sejam verdadeiramente significativa e ajude o educando a ter necessidade de ler e refletir sobre suas atitudes diante de determinados fatos”. Porque todo cidadão tem que ser critico , perspicaz diante dos obstáculos que surgirem no decorrer de sua vida.
CÉLIA ARAÚJO DE SOUSA
Este relatório tem por finalidade informar o resultado das atividades desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira. Tendo como tema : A escrita e o seu desenvolvimento comunicativo , contido no TP 4.Partindo desse pressuposto, os alunos escreveram uma carta pessoal, pois, essa escrevemos quando queremos nos comunicarmos com alguém próximo; amigos ou familiares. Mostramos também que as características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja,não possuem muitas regras e estruturas para serem seguidas, tais como:
ResponderExcluir*O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental;
*O tamanho varia entre média e grande. Quando é pequena; é considerada bilhete e não carta;
*O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.
*Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência:local e data escrita à esquerda, vocativo, corpo do texto despedida e assinatura.
Nesta atividade que foi desenvolvida foi criada para que cada aluno perceba que na comunicação escrita podemos considerar algumas dimensões de situação sociocomunicativa , como: relevância do conteúdo, sequência de informação e conversão (formato do documento).
Portanto, a atividade foi gratificante, pois, cada aluno explanou suas idéias e sentimentos , e com grau de intimidade variável.
Vale salientar que, com esse tipo de atividade conhecemos mais os nossos alunos, e as dificuldades encontradas por eles, no meio social e familiar. Durante a atividade conversamos com eles e perguntamos o que achavam desse exercício, e de uma maneira satisfatória só fizeram elogios e mostraram que aprenderam as características de como escrever uma carta pessoal e que temos de escrever de forma que o outro entenda o que queremos contar.
Para finalizar, esse tipo de tarefa cabe ao educador, por meio da intervenção, promover a realização de aprendizagem com maior grau de significados possível, uma vez que esta nunca é absoluta, sempre é possível estabelecer alguma relação entre o que se aprende conhecer e as possibilidade de observação, reflexão e informação.
CÉLIA ARAÚJO DE SOUSA
RELATORIO
ResponderExcluirAvançando na prática. Resumo do texto informativo “A gravidez na adolescência”.
Com base no desenvolvimento dos alunos ao fazer um resumo de um texto informativo só tenho a parabenizá-los, pois o trabalho foi um sucesso. Portanto, é possível destacar alguns pontos positivos.
• O interesse pelo tema gravidez na adolescência;
• Compromisso em desenvolver o trabalho;
• Leitura;
• Debate;
• Questionamento;
• Pesquisa;
• Exemplos;
• Participação de todos;
Partindo destes princípios o trabalho foi significativo, não houve dificuldade e nem rejeição por parte dos alunos.
Em síntese os alunos do 9º ano do Centro de Ensino Drº Paulo Ramos, atenderam as expectativas desejadas e o objetivo principal foi alcançado.
São João dos Patos – MA, 17 de novembro de 2009.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo.
TP4
ResponderExcluirTeoria e Prática: Leitura- Processo da escrita
Cidadezinha Qualquer
Através deste relatório quero mostrar um trabalho desenvolvido com alunos de 6ª série do ensino fundamental. Iniciei o trabalho com o texto Cidadezinha Qualquer fazendo comparações com várias cidades, enfatizando também a cidade de cada um, como ela é, e como é a vida de quem mora lá. Em seguida mostrei um cartaz contendo várias cidades; pequenas, médias, grandes, enormes etc. Os alunos mostraram muito bem a diferença entre elas e afirmaram que viver em uma cidade pequena é mais tranqüilo, pois não encontram sérios problemas vivenciados nas grandes cidades. Falaram também sobre saúde, saneamento básico, entre outros de grande importância para o progresso de uma cidade.
Cursista: Esperança Madeira
TP – 4
ResponderExcluirMergulho no texto
Seção 3
Quando queremos aprender
Com o assunto planejado da unidade um mergulho no texto destinado aos alunos da 8ª série inicio-se o trabalho com uma breve conversa sobre gravidez na adolescência cada um acrescentando sua opinião em seguida discutiu-se também os problemas que podem causar e os motivos que fazem acontecer.
Para a fim de informação foi distribuído um texto enfatizando o assunto, onde os alunos despertaram a curiosidade através da leitura e interpretação.
Foi utilizado também cartazes, panfletos que demonstram os vários tipos de preservativos, indicando que são práticas importantes para prevenir a gravidez e doenças que podem ser transmitidas.
Como acharam foi sugerido uma produção textual sobre a temática e foi observado que muito interessante, despertou curiosidade e percebendo que quando se trabalha um texto que é baseado no contento dos alunos facilita o aprendizado e há uma interação maior com o texto, lendo a aprendendo.
Cursista: Sonia Maria
TP- 4
ResponderExcluirGravidez na Adolescência
Cursista: Camélia
Venho aqui relatar um trabalho realizado com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.
O conteúdo citado anterior é um assunto bastante polêmico. O texto “Gravidez na Adolescência” em estudo foi trabalhado com muita sutileza, uma vez que o tema requer tais metodologias, com o objetivo de transmitir da melhor maneira possível as informações presente no texto.
Houve vários questionamentos e eu tentei explicar da melhor forma possível, isto é, usei uma linguagem clara e acessível à faixa etária dos alunos.
Para finalizar avaliei meu trabalho e a aprendizagem dos alunos através de uma observação contínua por minha parte.
Verifiquei então que os alunos participaram continuamente do inicio ao fim da aula.
A aula foi ótima e os alunos alcançaram os objetivos propostos por mim no plano de aula.
CIDADEZINHA QUALQUER
ResponderExcluirNesta atividade foi solicitado que os alunos interpretassem o poema. Como seria esta cidade, quais as características que ela apresenta. Depois da discussão, falamos da nossa cidade e comparamos as duas, logo em seguida passamos para a produção escrita sobre a nossa cidade o que eles acham, o que gostam e o que não gostam.
Atividades como estas são muito importantes para os alunos, pois eles tem espaço para expor suas críticas, ao descrever e ao mesmo tempo dissertar, colocando o seu ponto de vista sobre a nossa cidade.
A atividade foi relevante, pois trabalha-se na perspectiva de criticar, descrever e analisar desenvolvendo assim cidadãos conscientes e críticos.
CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
LIÇÃO DE CASA 2 – TP4
ResponderExcluirRELATÓRIO
A atividade escolhida para realizar a lição de casa 2 do TP4 foi o Avançando na Prática da página 133, que sugere a continuação do texto: CAMPING.
O desenvolvimento da atividade se deu com os alunos da 6ª série da Unidade Integrada “31 de Março”, turno vespertino, onde os alunos receberam o texto já iniciado e as orientações de como continuá-lo e concluí-lo, após todos terminarem, foi recolhido e levado para casa para corrigí-los. Passados alguns dias depois de ter lidos os textos, foi retomado o assunto em sala de aula, de maneira que foi discutido o final do texto dado pelos alunos com o final apresentado no TP, e também feito a comparação do que tinha em comum entre os mesmos.
Conclui-se que a atividade surtiu efeitos positivos, após ter discutido o resultado com os alunos.
Cursista: Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ResponderExcluirFRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
TP4
O relatório que apresento fala de um poema “Cidadezinha Qualquer” com autoria de Carlos Drumonnd de Andrade, nascido em Timbira-MG, iniciou sua carreira em 1930 publicando seu livro e fala da vida rotineira de uma cidadezinha pacata como muitas outras.
Foram aplicados atividades referentes ao texto na 7ª série com alunos da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira iniciando com a leitura do texto e debate com a semelhança com outras cidades. Em seguida foi estudada a biografia do autor e aplicado escrito com o entendimento do texto e da gramática. Após o término dessas atividades, sugerir que cada aluno falasse sobre sua cidade em forma de poesia. Logo após estas sugestões, apresentei meu verso falando sobre minha cidade (São João dos Patos) titulando BERÇO DA MINHA INFÂNCIA.
Logo após, a atividade sugerida para os alunos foi concluída. Embora realizada com muitos sacrifícios por alguns, outros realizaram com sucesso em algumas formas.
PROGRAMA GESTAR II
ResponderExcluirLINGUA PORTUGUESA
Aula 4
O TP4 traz como sugestão de atividades o poema “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drumonnd de Andrade.
Iniciei a aula com uma conversa com os alunos sobre o autor, a época em que ele escreveu o poema, o lugar onde nasceu com o objetivo de ajudar os alunos a imaginar como seria a cidade de Itabira na época em que o poema foi escrito. Em seguida alguns alunos tiveram a oportunidade de falarem sobre a cidade de São João dos Patos, fazendo um paralelo com outras cidades mais desenvolvidas e com um ritmo de vida bem diferenciado do dia-a-dia de cada aluno.
Apresentei um cartaz com o poema escrito e ilustrado com situações contraditórias as idéias que o mesmo passa ao leitor.
Ao observar o cartaz alguns alunos teceram comentários sobre como seria a cidade de Carlos Drummond e tentaram desenhar uma imagem que refletisse o poema.
São João dos Patos
Rita Jordanha Noleto da Silva