Comentem sobre o que vocês aprenderam a respeito dos assuntos tratados no TP 3, sobretudo os que tratam de gêneros e tipos textuais e suas inter-relações.
Ao levar para a sala de aula gêneros e tipos textuais percebei que o aulno fazia uso dos mesmos mas não identificava-os. Com estes estudos é perceptível a interação do conteúdo com os alunos. Saindo da abordagem, aluno/professor e partindo para uma abordagem aluno/produção, fazendo com que o discente perceba que ao produzir um texto ele não faz uso de apenas um tipo textual, mas de vários, notando que há um tipo predominante.
LUSANIRADIZ o gestar e um programa muito bom pois atraves do mesmo aprendir um pouco sobre generos e tipos textuais parabens pelo sru trabalho rogerio.
LUSANIRA DISSE Estar sendo bastante proveitoso ocurso do gestar pois omesso so veio enriquecer os nosso conhecimentos e quem ganha com isso sao os alunos. parabens rogerio pelo seu trabalho.
Gestar II,estar sendo de suma importância para inovar a metodologia de ensino em Língua Portuguesa,o estudo dos gêneros textuais foi bastante proveitoso. Bom dia a todos os cursistas do gestar e para o orientador.
Gestar II,estar sendo de suma importância para inovar a metodologia de ensino em Língua Portuguesa,o estudo dos gêneros textuais foi bastante proveitoso. Bom dia a todos os cursistas do gestar e para o orientador.
Gêneros e tipos textuais é meio complicado, pois a diversidade é muito grande. Mas, com as aulas do gestar clareou mais. Estou gostando muita gestar. Sabes por que?Porque na verdade se aprende mais para a vida, a gramática com o tempo vai ser consultiva e ai sim o aluno vai aprender de outro modo. Vai ser gradual,mais chegaremos lá.
O TP3 me ajudou muito na compreensao dos generos e tipos textuais, pois é de suma importancia para entendermos essa diversidade de infirmações que tem hoje em todo o meio, e trazer para sala de aula através de formas interessantes.
ESCOLA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE VARGAS AVENIDA PRESIDENTE MEDICE TURNO: MATUTINA SÉRIE: 5º ATIVIDADE T-P-3
RELATÓRIO TIPO TEXTUAIS
APRESENTEI AOS MEUS ALUNOS UMA FOTO, CONVERSEI COM ELES SOBRE O QUE ESTAVAM VIZUALIZANDO TODOS DERAM SUAS OPINIÕES. EM SEGUIDA PEDI QUE ELES ELABORASEM UM TEXTO DESCRITIVO E UM PEQUENO PARÁGRAFO NARRATIVO SOBRE A MESMA FOTO COM A IMAGINAÇÃO DO QUE ESTA OCORRENDO OU TINHAM OCORRIDO. COMO É UMA SALA COM NIVEL DE ESCOLARIDADE NÃO AVANÇADA. DEPOIS DE DEBATES E LEITURAS DIFERENCIAMOS APENAS OS TIPOS TEXTUAIS DESCRITIVOS E NARRATIVOS .ASSIM FOI ALCANÇADO UM OBJETIVO SATISFATÓRIO.
Este relatório tem por finalidade informar o resultado das atividades desenvolvidas com os alunos na Escola Municípal Francisco Mendes Vieira. Tendo como tema : A leitura e a escrita no processo ensino aprendizagem. Onde cada aluno produziu sua autobiografia e biografia. Mostrando que, a cultura e o saber do estudante fazem parte da sua vida a ponto de constituírem a educação com o qual ele chega à escola. O seu saber e patrimônio cultural não podem ser desrespeitados, nem devem ser apenas o ponto de partida para a educação escolar. Seu saber e patrimônio cultural devem fazer parte do processo da formação escolar. Para a efetivação desses propósitos, fez-se necessário a realização de atividades de análise, discussão e reflexão da realidade de cada educando como: a autobiografia e a biografia, para cada educando analisar e escrever sobre sua própria vida. Nesse pressuposto que, no dia 24 de agosto do corrente ano, cada aluno fez sua autobiografia baseado no texto “Meu nome”, de Ligya Bonjunga Nunes, onde foi desenvolvido estudos detalhados sobre o mesmo, com interpretação de texto e análise desse gênero textual. Vale salientar que, esse gênero geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência, tendo em vista que, esse gênero é escrito na primeira pessoa. Portanto, a atividade foi gratificante, pois, cada aluno fez sua autobiografia e reescrita para melhor aprendizagem, na construção do seu próprio texto. Entretanto, é inegável a necessidade de alimentarmos uma educação próxima dos educandos, capaz de aguçar a criatividade a criticidade diante de determinados fatos. Sob esse enfoque, a construção da biografia de cada educando foi satisfatória.Pois, já tinha um conhecimento mas aguçado sobre a biografia, porque, com a explicação do professor e a biografia de Ligya Bonjunga Nunes, mostrando que é um gênero em que o autor narra a história de vida de uma pessoa ou várias pessoas, e que é escrito na terceira pessoa.Essa atividade foi realizada no dia 01 de setembro, sendo mais complexa, pois, sabemos que, esse tipo de texto é mais difícil para os alunos compreenderem e fazerem, mas com tudo isso, eles fizerem sua biografia e depois reescritas para ajustar alguns conectivos.Vale relatar que, os educandos durante as atividades desenvolvidas, foram criativos e perspicazes, extraindo e repassando conhecimentos já vivenciados, que na qual, contribui e muito na vida de cada um. Dando por fim, a aprendizagem supõe a análise simultânea de fatos, situações, a partir da participação de todos no processo de descobertas e construção do conhecimento. Aprender é observar, refletir, construir, criar, inovar e muitas etapas mais.
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA SÃO JOÃO DOS PATOS- MA RELATÓRIO TP 3
No dia 3 de setembro de 2009 realizou-se na 5ª série na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco na cidade de São João dos Patos no estado do Maranhão mais atividade do curso GESTAR II. Nesta, foi trabalhado o gênero textual notícia, no primeiro momento foram apresentadas algumas manchetes de jornais, tendo em seguida a leitura da notícia. A princípio, pediu-se para que os alunos citassem alguns meios de comunicação que trabalham com notícias, assim como, as últimas notícias locais que foram evidenciadas pelos mesmos. Foi então explorado, a partir disso, o gênero textual notícia enfatizando os elementos do mesmo; assim como, suas respectivas funções. Em seguida, partiu-se para a preparação da produção textual, fator este, de extrema relevância para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Trabalhando-se primeiramente a produção de uma manchete e, logo após a produção da notícia. Observou-se a dificuldade de alguns alunos à princípio, sendo então contornadas da melhor forma possível através da exploração do gênero em questão; já outros desenvolveram suas produções sem dificuldades, ambos se empenharam e se dedicaram ao máximo, atingindo resultados satisfatórios. Ao término das produções criou-se um telejornal, com a apresentação das principais notícias. Vale ressaltar, no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem dos que o mesmo foi satisfatório no âmbito educacional.
A tipologia textual é um assunto de pouco entendimento para alguns alunos. Com o objetivo de melhorar a prática pedagógica apliquei uma aula na escola Eurico Santos, turma 5ª serie. Trabalhei o tipo descritivo, apresentei vários exemplos de textos vários exemplos de textos descritivos. Convidei alguns alunos para participarem de brincadeiras com mímicas para descrever alguns objetos existentes na escola. Conclui com uma produção oral de texto descritivo com o Maximo de informações possíveis. Depois de toda a explicação, creio que os alunos tenham assimilado o assunto trabalhado. Por: Mildivam.
RELATORIO O TP3 visa um trabalho voltado aos gêneros textuais, e com este objetivo elaborei e apliquei uma aula sobre biografia na turma de 5ª serie, na escola Eurico Santos. Comecei a aula apresentando um painel com diversos textos biográficos, onde especificava vários tipos, como: a biografia de Carlos Drummond, por exemplo. Após a explanação lancei perguntas para a turma: perguntei se sabiam o que era uma biografia. Alguns responderam que não, outros disseram que –após a explicação – compreenderam. No fim, descobriram que biografia é um relato de uma pessoa importante. Depois, retornei a explicação com outros exemplos de biografia e em seguida pedi que produzissem sua autobiografia ou de alguma pessoa da escola que veio da comunidade. Percebi que os alunos encontraram bastante dificuldade na hora da escrita ou produção. Por: Mildivam.
RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DAS TAREFAS DO GESTAR II EM SALA DE AULA
No primeiro momento da aula foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos educandos,acerca de produção de texto biograficos e auto-biográficos.Num segundo momento apresentei varias biografias de personalidades como: Monteiro Lobato,Carlos Drumond de Andrade, entre outros; em um cartaz.Posteriormente fiz com eles uma biografia oral e distribui folhas de papel para que o pudessem produzir uma biografia ou sua própria autobiografia. Percebi que gostaram de produzir esse tipo de texto. A princípio tive uma preocupação com relação a disciplina deles na hora da aula, mas correu tudo tranquilamente, sem mais preocupações.Tiveram uma excelente chance de vivenciar o novo e gostaram disso. Fiquei satisfeita com a aula e concluo dizendo que foi muito bom aplicar essas tarefas na sala de aula de 5ª série que trabalho no Ensino Fundamental.
No TP4 na unidade 15 e 16, vem se tratando de leitura e processo de escrita. Sabemos que nos tempos atuais e nesses aspectos, nosso alunado está encontrando muitas dificuldades. Com o objetivo de detectar tal problema, planei uma aula sobre o assunto onde trabalhei com os rótulos explicando para turma que qualquer paisagem, objetos que podemos observar, dali faremos uma leitura, a partir da explicação em sala de aula, apliquei uma atividade para a turma onde cada aluno recebeu um rotulo de objetos variados para fazer uma observação à leitura. E em seguida responder um questionário. Então a dificuldade nós foi tanto, mas o que podemos observar é que os mesmo não praticam o ato da leitura. Por: Mildivam.
O TP5 unidade 18, aborda a importância da coerência textual, por ser responsável pela continuidade do sentido de um texto. Para trabalhar este conteúdo em sala de aula, fiz um planejamento englobando varias situações de escrita e oralidade para exemplificar aos alunos como se percebe as situações de coerência nas construções realizadas no cotidiano de cada um. Iniciei apresentando um cartaz com frases soltas, para que os alunos atribuíssem coerência aos enunciados tendo referencia as idéias que cada passa ao leitor, ou em que situações acontecem. Durante o desenvolvimento da aula percebi a grande dificuldade dos alunos na realização da atividade proposta. Então, sugeri que – em duplas – montassem seus textos e logo em seguida fizessem a leitura em voz alta para a socialização das idéias. Contudo, com essa atividade a turma pode se expressar espontaneamente e em conseqüência disso a aprendizagem foi satisfatória. Por: Mildivam.
No primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios dos educandos sobre DESCRIÇÃO.Expliquei como deve ser produzida uma descri- ção em seguida produzimos uma descrição usando uma tecnica de mímica, um aluno fazia a mímica para que os demais descobrissem que objeto foi descrito.Foi muito interessante e eles participaram ativamente.
Valdinê Ferreira dos Santos. 7 de novembro de 2009 16:57 Valdinê disse...
RELATÓRIO
Leitura de rótulos de produtos.
No primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre produtos consumidos por todos nós. No segundo expliquei a importância de se fazer esse tipo de leitura, porque as informações contidas nos rótulos são muito importantes para nós consumidores.Fiz uma lista com as perguntas mais frequentes sobre produtos consumidos por nós para que eles pudessem responder e entender melhor a importância dessa leitura, perguntas como: esse produto é útil ou superflo?, é de uso individual ou caletivo?, é barato ou caro?,qual sua composição?,etc. Distribui uma folha de papel com as perguntas e um rótulo pregado para ser lido e entendido para responder as mesmas. Tiveram algumas dificuldades na hora de responder certas perguntas, mas expliquei, entenderam e responderam. Em seguida fizemos um mural com as produções. Ficou muito bom.
Valdinê Ferreira dos Santos. 7 de novembro de 2009 17:14 Valdinê disse...
RELATÓRIO
Texto:Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade
No princípio da aula apresentei o texto escrito em um cartaz e perguntei o que eles entendiam que o autor queria dizer com "Cidadezinha qualquer", responderam que poderia ser porque a cidade era muito pequena,fizeram comparações com as cidades pequenas que já tinham ouvido falar ou que conheciam, compararam também com povoados vizinhos citando nomes. Fizemos a leitura do texto completo observando o que aparecia nele de importante para que chegassem a conclusões sobre seu nome, sobre as coisas simples faladas no texto como por exemplo: a rotina da cidade que era sempre a mesma. No final sugeri que representassem o texto em forma de desenho. Ficou muito bom porque alguns desenharam as mulheres entre pés de laranjeiras, nas janelas,etc. A metodologia aplicada foi bem aceita, eles acharam interessante desenhar o texto, eu também gostei.
A lição de casa 1 do TP3 foi iniciada com a leitura de um cordel, logo em seguida apresentei alguns exemplares de cordéis para os alunos. Eles ficaram muito curiosos com aquele tipo de poesia. Então pedi que cada um fizesse uma reflexão sobre o que diz o texto. A principio os alunos encontraram dificuldade em entender o estilo do cordel, mas depois que fizeram uma previa leitura, eles foram relatando historias de cordel contada por seus familiares. Ao final da aula foi sugerido que eles trouxessem de casa um verso de cordel contado por alguém da família. Há aula seguinte alguns alunos fizeram a explanação da atividade sugerida, que foi desenvolvida pelos alunos da 8ª serie turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”. Pôde-se perceber que houve aprendizagem na maioria da turma.
Os alunos da 7ª série “A” turno vespertino da escola “Francisco Mendes Vieira”, foi desenvolvida a lição de casa 2 do TP3 que trata dos tipos de textos. O desenvolvimento da atividade se deu a partir da explanação dos tipos de textos, em seguida coloquei no quadro a foto de alguns operários trabalhando, perguntei sobre o que vêem depois discutimos sobre a foto, ouvindo a opinião dos alunos, solicitei que elaborassem um pequeno parágrafo descritivo, a seguir que desenvolvessem um parágrafo narrativo, sobre a mesma foto. No final os alunos construíram um texto a partir da foto. Ao final do trabalho, foram apresentados os textos, onde observou-se que houve interesse por parte dos alunos.
O TP3 aborda os gêneros e tipos textuais e tem vários objetivos, dentre eles, a identificação de características que levam à classificação de um gênero textual. Pensando neste objetivo, desenvolvi uma atividade que aborda o estudo da biografia e como deve ser construída. Para iniciar o estudo do conteúdo, apresentei um cartaz com a biografia de vários escritores famosos: Viriato Corrêa, Monteiro Lobato, Miguel de Almeida, Carlos Drummond Andrade, Padre Antônio Vieira etc. Em seguida expliquei como deve ser construída uma biografia usando os seguintes tópicos. • Relatar fatos e feitos importantes da vida de uma pessoa. • Ter fidelidade aos fatos narrados • Ter uma linguagem objetiva, clara e direta etc.
Após a explanação do material, convidei alguns alunos a construírem suas autobiografias oral e logo depois sugeri como atividade para casa, a biografia de alguém importante para a comunidade do Bairro Olaria tendo como foco principal as orientações dadas na aula. Portanto, este trabalho foi de grande relevância e muito contribuiu para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativamente construída.
Estamos iniciando um período de novos estudos e descobertas no nosso campo de atuação como professores de Língua Portuguesa. Com o Gestar II, temos oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos e aperfeiçoar a nossa prática pedagógica no tocante ao ensino de língua materna. Como profissionais atuantes e antenados com as novas tecnologias que somos, não podemos deixar de fazer uso da internet para nos auxiliar a desenvolver melhor nossos estudos e nossos trabalhos com os nossos alunos. Por esta razão , utilizaremos este blog para experimentarmos essa nova forma de estudar e agir sobre o mundo em que vivemos. Bem-vindo(a)s, querido(a)s cursistas! Façam bom uso deste maravilhoso recurso tecnológico e aproveitem bem os estudos!
Este blog foi criado com a finalidade de divulgar os trabalhos realizados pelos professores cursistas do Programa GESTAR II na modalidade LÍNGUA PORTUGUESA realizado na cidade de SÃO JOÃO DOS PATOS - MA.
Ao levar para a sala de aula gêneros e tipos textuais percebei que o aulno fazia uso dos mesmos mas não identificava-os.
ResponderExcluirCom estes estudos é perceptível a interação do conteúdo com os alunos. Saindo da abordagem, aluno/professor e partindo para uma abordagem aluno/produção, fazendo com que o discente perceba que ao produzir um texto ele não faz uso de apenas um tipo textual, mas de vários, notando que há um tipo predominante.
LUSANIRADIZ
ResponderExcluiro gestar e um programa muito bom
pois atraves do mesmo aprendir um pouco sobre generos e tipos textuais
parabens pelo sru trabalho rogerio.
LUSANIRA DISSE
ResponderExcluirEstar sendo bastante proveitoso ocurso do gestar pois omesso so veio enriquecer os nosso
conhecimentos e quem ganha com isso sao os alunos.
parabens rogerio pelo seu trabalho.
Gestar II,estar sendo de suma importância para inovar a metodologia de ensino em Língua Portuguesa,o estudo dos gêneros textuais foi bastante proveitoso. Bom dia a todos os cursistas do gestar e para o orientador.
ResponderExcluirLUCIANA.
Gestar II,estar sendo de suma importância para inovar a metodologia de ensino em Língua Portuguesa,o estudo dos gêneros textuais foi bastante proveitoso. Bom dia a todos os cursistas do gestar e para o orientador.
ResponderExcluirLUCIANA.
Gêneros e tipos textuais é meio complicado, pois a diversidade é muito grande. Mas, com as aulas do gestar clareou mais.
ResponderExcluirEstou gostando muita gestar. Sabes por que?Porque na verdade se aprende mais para a vida, a gramática com o tempo vai ser consultiva e ai sim o aluno vai aprender de outro modo. Vai ser gradual,mais chegaremos lá.
Sônia Maria Fernandes Oliveira
O TP3 me ajudou muito na compreensao dos generos e tipos textuais, pois é de suma importancia para entendermos essa diversidade de infirmações que tem hoje em todo o meio, e trazer para sala de aula através de formas interessantes.
ResponderExcluirESCOLA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE VARGAS
ResponderExcluirAVENIDA PRESIDENTE MEDICE
TURNO: MATUTINA SÉRIE: 5º ATIVIDADE T-P-3
RELATÓRIO TIPO TEXTUAIS
APRESENTEI AOS MEUS ALUNOS UMA FOTO, CONVERSEI COM ELES SOBRE O QUE ESTAVAM VIZUALIZANDO TODOS DERAM SUAS OPINIÕES. EM SEGUIDA PEDI QUE ELES ELABORASEM UM TEXTO DESCRITIVO E UM PEQUENO PARÁGRAFO NARRATIVO SOBRE A MESMA FOTO COM A IMAGINAÇÃO DO QUE ESTA OCORRENDO OU TINHAM OCORRIDO. COMO É UMA SALA COM NIVEL DE ESCOLARIDADE NÃO AVANÇADA. DEPOIS DE DEBATES E LEITURAS DIFERENCIAMOS APENAS OS TIPOS TEXTUAIS DESCRITIVOS E NARRATIVOS .ASSIM FOI ALCANÇADO UM OBJETIVO SATISFATÓRIO.
CURCISTA:
DOMINGAS COÊLHO DE SOUZA
Este relatório tem por finalidade informar o resultado das atividades desenvolvidas com os alunos na Escola Municípal Francisco Mendes Vieira. Tendo como tema : A leitura e a escrita no processo ensino aprendizagem. Onde cada aluno produziu sua autobiografia e biografia. Mostrando que, a cultura e o saber do estudante fazem parte da sua vida a ponto de constituírem a educação com o qual ele chega à escola. O seu saber e patrimônio cultural não podem ser desrespeitados, nem devem ser apenas o ponto de partida para a educação escolar. Seu saber e patrimônio cultural devem fazer parte do processo da formação escolar. Para a efetivação desses propósitos, fez-se necessário a realização de atividades de análise, discussão e reflexão da realidade de cada educando como: a autobiografia e a biografia, para cada educando analisar e escrever sobre sua própria vida.
ResponderExcluirNesse pressuposto que, no dia 24 de agosto do corrente ano, cada aluno fez sua autobiografia baseado no texto “Meu nome”, de Ligya Bonjunga Nunes, onde foi desenvolvido estudos detalhados sobre o mesmo, com interpretação de texto e análise desse gênero textual. Vale salientar que, esse gênero geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência, tendo em vista que, esse gênero é escrito na primeira pessoa.
Portanto, a atividade foi gratificante, pois, cada aluno fez sua autobiografia e reescrita para melhor aprendizagem, na construção do seu próprio texto. Entretanto, é inegável a necessidade de alimentarmos uma educação próxima dos educandos, capaz de aguçar a criatividade a criticidade diante de determinados fatos.
Sob esse enfoque, a construção da biografia de cada educando foi satisfatória.Pois, já tinha um conhecimento mas aguçado sobre a biografia, porque, com a explicação do professor e a biografia de Ligya Bonjunga Nunes, mostrando que é um gênero em que o autor narra a história de vida de uma pessoa ou várias pessoas, e que é escrito na terceira pessoa.Essa atividade foi realizada no dia 01 de setembro, sendo mais complexa, pois, sabemos que, esse tipo de texto é mais difícil para os alunos compreenderem e fazerem, mas com tudo isso, eles fizerem sua biografia e depois reescritas para ajustar alguns conectivos.Vale relatar que, os educandos durante as atividades desenvolvidas, foram criativos e perspicazes, extraindo e repassando conhecimentos já vivenciados, que na qual, contribui e muito na vida de cada um.
Dando por fim, a aprendizagem supõe a análise simultânea de fatos, situações, a partir da participação de todos no processo de descobertas e construção do conhecimento. Aprender é observar, refletir, construir, criar, inovar e muitas etapas mais.
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirSÃO JOÃO DOS PATOS- MA
RELATÓRIO TP 3
No dia 3 de setembro de 2009 realizou-se na 5ª série na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco na cidade de São João dos Patos no estado do Maranhão mais atividade do curso GESTAR II.
Nesta, foi trabalhado o gênero textual notícia, no primeiro momento foram apresentadas algumas manchetes de jornais, tendo em seguida a leitura da notícia.
A princípio, pediu-se para que os alunos citassem alguns meios de comunicação que trabalham com notícias, assim como, as últimas notícias locais que foram evidenciadas pelos mesmos.
Foi então explorado, a partir disso, o gênero textual notícia enfatizando os elementos do mesmo; assim como, suas respectivas funções.
Em seguida, partiu-se para a preparação da produção textual, fator este, de extrema relevância para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Trabalhando-se primeiramente a produção de uma manchete e, logo após a produção da notícia.
Observou-se a dificuldade de alguns alunos à princípio, sendo então contornadas da melhor forma possível através da exploração do gênero em questão; já outros desenvolveram suas produções sem dificuldades, ambos se empenharam e se dedicaram ao máximo, atingindo resultados satisfatórios.
Ao término das produções criou-se um telejornal, com a apresentação das principais notícias.
Vale ressaltar, no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem dos que o mesmo foi satisfatório no âmbito educacional.
Cursista: Célia Araujo de Sousa
RELATORIO
ResponderExcluirLição de casa 2
TP3 Unidade 11 e 12
A tipologia textual é um assunto de pouco entendimento para alguns alunos. Com o objetivo de melhorar a prática pedagógica apliquei uma aula na escola Eurico Santos, turma 5ª serie.
Trabalhei o tipo descritivo, apresentei vários exemplos de textos vários exemplos de textos descritivos. Convidei alguns alunos para participarem de brincadeiras com mímicas para descrever alguns objetos existentes na escola.
Conclui com uma produção oral de texto descritivo com o Maximo de informações possíveis. Depois de toda a explicação, creio que os alunos tenham assimilado o assunto trabalhado.
Por: Mildivam.
RELATORIO
O TP3 visa um trabalho voltado aos gêneros textuais, e com este objetivo elaborei e apliquei uma aula sobre biografia na turma de 5ª serie, na escola Eurico Santos.
Comecei a aula apresentando um painel com diversos textos biográficos, onde especificava vários tipos, como: a biografia de Carlos Drummond, por exemplo. Após a explanação lancei perguntas para a turma: perguntei se sabiam o que era uma biografia. Alguns responderam que não, outros disseram que –após a explicação – compreenderam. No fim, descobriram que biografia é um relato de uma pessoa importante.
Depois, retornei a explicação com outros exemplos de biografia e em seguida pedi que produzissem sua autobiografia ou de alguma pessoa da escola que veio da comunidade. Percebi que os alunos encontraram bastante dificuldade na hora da escrita ou produção.
Por: Mildivam.
RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DAS TAREFAS DO GESTAR II EM SALA DE AULA
ResponderExcluirNo primeiro momento da aula foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos educandos,acerca de produção de texto biograficos e auto-biográficos.Num segundo momento apresentei varias biografias de personalidades como: Monteiro Lobato,Carlos Drumond de Andrade, entre outros; em um cartaz.Posteriormente fiz com eles uma biografia oral e distribui folhas de papel para que o pudessem produzir uma biografia ou sua própria autobiografia.
Percebi que gostaram de produzir esse tipo de texto.
A princípio tive uma preocupação com relação a disciplina deles na hora da aula, mas correu tudo tranquilamente, sem mais preocupações.Tiveram uma excelente chance de vivenciar o novo e gostaram disso.
Fiquei satisfeita com a aula e concluo dizendo que foi muito bom aplicar essas tarefas na sala de aula de 5ª série que trabalho no Ensino Fundamental.
Valdinê Ferreira dos Santos.
Cursista.
No TP4 na unidade 15 e 16, vem se tratando de leitura e processo de escrita. Sabemos que nos tempos atuais e nesses aspectos, nosso alunado está encontrando muitas dificuldades.
ResponderExcluirCom o objetivo de detectar tal problema, planei uma aula sobre o assunto onde trabalhei com os rótulos explicando para turma que qualquer paisagem, objetos que podemos observar, dali faremos uma leitura, a partir da explicação em sala de aula, apliquei uma atividade para a turma onde cada aluno recebeu um rotulo de objetos variados para fazer uma observação à leitura. E em seguida responder um questionário.
Então a dificuldade nós foi tanto, mas o que podemos observar é que os mesmo não praticam o ato da leitura.
Por: Mildivam.
O TP5 unidade 18, aborda a importância da coerência textual, por ser responsável pela continuidade do sentido de um texto.
Para trabalhar este conteúdo em sala de aula, fiz um planejamento englobando varias situações de escrita e oralidade para exemplificar aos alunos como se percebe as situações de coerência nas construções realizadas no cotidiano de cada um.
Iniciei apresentando um cartaz com frases soltas, para que os alunos atribuíssem coerência aos enunciados tendo referencia as idéias que cada passa ao leitor, ou em que situações acontecem.
Durante o desenvolvimento da aula percebi a grande dificuldade dos alunos na realização da atividade proposta. Então, sugeri que – em duplas – montassem seus textos e logo em seguida fizessem a leitura em voz alta para a socialização das idéias.
Contudo, com essa atividade a turma pode se expressar espontaneamente e em conseqüência disso a aprendizagem foi satisfatória.
Por: Mildivam.
RELATÓRIO
ResponderExcluirNo primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios
dos educandos sobre DESCRIÇÃO.Expliquei como deve ser produzida uma descri-
ção em seguida produzimos uma descrição usando uma tecnica de mímica, um
aluno fazia a mímica para que os demais descobrissem que objeto foi descrito.Foi muito interessante e eles participaram ativamente.
Valdinê Ferreira dos Santos.
7 de novembro de 2009 16:57
Valdinê disse...
RELATÓRIO
Leitura de rótulos de produtos.
No primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios
dos alunos sobre produtos consumidos por todos nós. No segundo expliquei a importância de se fazer esse tipo de leitura, porque as informações contidas nos rótulos são muito importantes para nós consumidores.Fiz uma lista com as perguntas mais frequentes sobre produtos consumidos por nós para que eles pudessem responder e entender melhor a importância dessa leitura, perguntas como: esse produto é útil ou superflo?, é de uso individual ou caletivo?, é barato ou caro?,qual sua composição?,etc. Distribui uma folha de papel com as perguntas e um rótulo pregado para ser lido e entendido para responder as mesmas. Tiveram algumas dificuldades na hora de responder certas perguntas, mas expliquei, entenderam e responderam. Em seguida fizemos um mural com as produções. Ficou muito bom.
Valdinê Ferreira dos Santos.
7 de novembro de 2009 17:14
Valdinê disse...
RELATÓRIO
Texto:Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade
No princípio da aula apresentei o texto escrito em um cartaz e perguntei o que eles entendiam que o autor queria dizer com "Cidadezinha qualquer", responderam que poderia ser porque a cidade era muito pequena,fizeram comparações com as cidades pequenas que já tinham ouvido falar ou que conheciam, compararam também com povoados vizinhos citando nomes.
Fizemos a leitura do texto completo observando o que aparecia nele de importante para que chegassem a conclusões sobre seu nome, sobre as coisas simples faladas no texto como por exemplo: a rotina da cidade que era sempre a mesma. No final sugeri que representassem o texto em forma de desenho. Ficou muito bom porque alguns desenharam as mulheres entre pés de laranjeiras, nas janelas,etc.
A metodologia aplicada foi bem aceita, eles acharam interessante desenhar o texto, eu também gostei.
Valdinê Ferreira dos Santos.
LIÇÃO DE CASA 1 – TP3
ResponderExcluirRELATÓRIO
A lição de casa 1 do TP3 foi iniciada com a leitura de um cordel, logo em seguida apresentei alguns exemplares de cordéis para os alunos. Eles ficaram muito curiosos com aquele tipo de poesia. Então pedi que cada um fizesse uma reflexão sobre o que diz o texto.
A principio os alunos encontraram dificuldade em entender o estilo do cordel, mas depois que fizeram uma previa leitura, eles foram relatando historias de cordel contada por seus familiares. Ao final da aula foi sugerido que eles trouxessem de casa um verso de cordel contado por alguém da família. Há aula seguinte alguns alunos fizeram a explanação da atividade sugerida, que foi desenvolvida pelos alunos da 8ª serie turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”. Pôde-se perceber que houve aprendizagem na maioria da turma.
Maria José Machado
GESTAR II de Língua Portuguesa
LIÇÃO DE CASA 2 – TP3
ResponderExcluirRELATÓRIO
Os alunos da 7ª série “A” turno vespertino da escola “Francisco Mendes Vieira”, foi desenvolvida a lição de casa 2 do TP3 que trata dos tipos de textos. O desenvolvimento da atividade se deu a partir da explanação dos tipos de textos, em seguida coloquei no quadro a foto de alguns operários trabalhando, perguntei sobre o que vêem depois discutimos sobre a foto, ouvindo a opinião dos alunos, solicitei que elaborassem um pequeno parágrafo descritivo, a seguir que desenvolvessem um parágrafo narrativo, sobre a mesma foto. No final os alunos construíram um texto a partir da foto.
Ao final do trabalho, foram apresentados os textos, onde observou-se que houve interesse por parte dos alunos.
Maria José Machado
GESTAR II de Língua Portuguesa
1° Aula – Biografia
ResponderExcluirO TP3 aborda os gêneros e tipos textuais e tem vários objetivos, dentre eles, a identificação de características que levam à classificação de um gênero textual. Pensando neste objetivo, desenvolvi uma atividade que aborda o estudo da biografia e como deve ser construída.
Para iniciar o estudo do conteúdo, apresentei um cartaz com a biografia de vários escritores famosos: Viriato Corrêa, Monteiro Lobato, Miguel de Almeida, Carlos Drummond Andrade, Padre Antônio Vieira etc. Em seguida expliquei como deve ser construída uma biografia usando os seguintes tópicos.
• Relatar fatos e feitos importantes da vida de uma pessoa.
• Ter fidelidade aos fatos narrados
• Ter uma linguagem objetiva, clara e direta etc.
Após a explanação do material, convidei alguns alunos a construírem suas autobiografias oral e logo depois sugeri como atividade para casa, a biografia de alguém importante para a comunidade do Bairro Olaria tendo como foco principal as orientações dadas na aula.
Portanto, este trabalho foi de grande relevância e muito contribuiu para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativamente construída.
São João dos Patos
Rita Jordanha Noleto da Silva