sábado, 15 de agosto de 2009

Oficina: Cordéis


Caros cursistas,reservamos este espaço para a publicação, por vocês, dos cordéis que vocês produziram como atividade da oficina do dia 18/07/2009.

20 comentários:

  1. LITERATURA DE CORDEL

    O GESTAR

    O gestar tem que ser
    Um curso fenomenal e legal
    É preciso se dedicar geral
    Ter paciência de esperar
    O resultado positivo chegar

    Compete aos cursistas
    Compreender os direcionamentos
    Mobilizar as ações conjuntas
    E que tenham seu envolvimento
    De repassar para os alunos
    Os seus ensinamentos

    Trabalho árduo complexo e desafiador
    Mas se feito com carinho
    Com dedicação e amor
    O resultado é positivo
    E o futuro promissor

    O gestar é inovação
    Pra melhorar a educação
    Precisamos estar atentos
    Para os novo acontecimentos
    Mergulhar nesse movimento
    Sem nenhum arrependimento

    Professores dedicados
    Então sempre a nos falar
    Da importância do gestar
    Que chega a nos emocionar
    Vamos juntos incansáveis
    Essa causa abraçar

    Quero agradecer o professor Rogério
    E o programa gestar
    Por me dar a oportunidade
    De meu cordel publicar.









    RELATÓRIO

    O presente trabalho tem por objetivo relatar conclusões das atividades de língua portuguesa do curso GESTAR2TP3, seção 3, gêneros e tipos textuais parte 1, realizada na Unidade Integrada 31 de Março, 8ª série no turno noturno.
    Na via de acesso pelas atividades realizadas houve assim um grande desempenho na subclassificação do gênero político: o cordel, onde os alunos foram orientados a classificar algumas características formais do cordel em seguida foram capazes de produzirem textos bastante interessante sobre o mesmo.
    A leitura: Satanás trabalhando no roçado de São Pedro teve uma grande identificação com os alunos e aconteceu uma discussão bastante proveitosa quanto a realidade e escrita dos estudantes.
    Ao longo do trabalho foram citados depoimentos bastante proveitosos para nossos ensinamentos culturais vividos pelos nossos alunos. Diante de vários pontos positivos não se pode deixar de reconhecer as grandes dificuldades enfrentadas nas habilidades de ler e interpretar e produção de textos pela maioria dos nossos educandos. E com base nessas referencias é que nós educadores teremos que ter consciência de fazer um trabalho de base para que todos percebam que a leitura é um processo pelo qual o sujeito leitor atribui ao sucesso, a um jogo equilibrado no qual se mesclam a informação e o conhecimento.
    A partir desse panorama sabe-se que nós educadores temos que estarmos concentrados numa forma bastante eficaz de redirecionar quando necessário nossos conhecimentos e por em prática para melhor atingirmos nossos objetivos, no trabalho para com nossos alunos, oferecendo-os uma ampliação de interesse e conhecimento do mundo em que vive.
    A partir desse contexto acredita-se que ao to de aprender não é natural e tampouco espontâneo, requer questionamento, mudança, resistência e outros atributos que se constroem na hipótese de que a aprendizagem do aluno tenha um significado com sua realidade vivida.
    Dessa forma é importante ressaltar que foi bastante proveitoso a realização do trabalho envolvendo essa interação de discussão, depoimentos, sugestões relacionadas aos estudos de diversos textos.

    LUSANIRA CARVALHO RIBEIRO
    GESTAR 2 - SÃO JOÃO DOS PATOS

    ResponderExcluir
  2. Gestar

    O Gestar é uma formação
    que veio nos ajudar
    Orientando os professores
    para melhor ensinar

    É um curso muito bom
    pois aprendemos bastante
    Com a tipologia textual
    Que é muito gratificante

    Nos estudos em sala de aula
    É muito complicado
    Mas podemos tirar nossas dúvidas
    Com o tutor Rogério que é muito capacitado

    Autora: Rejane Maria de Sá Coêlho
    Gestar II Língua Portuguesa
    São João dos Patos - MA

    ResponderExcluir
  3. A caristia

    A caristia do patoense
    Vivente nenhum aguenta
    Cada dia que passa
    O custo de vida aumenta
    E com isso o pai de família
    Grande sacrifício enfrenta

    Hoje o pobre maranhense
    Vive quase morto de fome
    Trabalha para o patrão
    Não lucra nem o que come
    Só não se arrisca a roubar
    Pra não manchar o seu nome

    Feliz daquele que arranja
    Ao menos o que comer
    E o que não ganha nada
    O que é que vai fazer
    Vendo a mulher e seus filhos
    Pendurado nos braços do padecer


    Autora: Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo (Dorinha)
    Gestar II Língua Portuguesa
    São João dos Patos - MA

    ResponderExcluir
  4. PARCERIA = SUCESSO

    TEMOS COMO PORBLEMÁTICA
    NO PAÍS A EDUCAÇÃO
    OBSERVAMOS QUE TODO POVO
    BUSCA UMA SOLUÇÃO

    A FAMÍLIA NÃO ASSUME
    QUE NO PROCESSO É A FUNDAMENTAL
    POIS ELA CONSTITUI A BASE
    NA FORMAÇÃO INDIVIDUAL

    DEIXANDO PRA ESCOLA
    O PAPEL DE EDUCAR
    MAS SABEMOS QUE SOZINHA
    HÁ NENHUM LUGAR CHEGARÁ

    É PRECISO DAR-SE AS MÃOS
    PARA O TRABALHO EXECUTAR
    E ATRAVÉS DA UNIÃO
    BONS RESULTADOS ESPERAR

    NO TRABALHO QUE EXECUTA
    A ESCOLA DEVERÁ ENVOLVER
    FAMÍLIA, ALUNO, PROFESSOR
    E OS PROBLEMAS RESOLVER

    EM TODA A TRAJETÓRIA
    ESCOLA, FAMÍLIA TRILHARÃO
    ACOMPANHARÃO OS AVANÇOS
    CONSCIENTES DA OBRIGAÇÃO

    OS ALUNOS COM CERTEZA
    IRÃO SE DESENVOLVER
    E A TODO MOMENTO
    O CONHECIMENTO OBTER

    NO FINAL DE CADA ETAPA
    TODOS PERCEBERÃO
    QUE NA CAMINHADA EM PARCERIA
    TODOS SE ENVOLVERÃO
    E A VITÓRIA UMA CERTEZA
    O SUCESSO ABRAÇARÃO

    ResponderExcluir
  5. LITERATURA DE CORDEL

    ESTOU FAZENDO O GESTAR
    PARA UM POUCO APRENDER
    A LINGUA PORTUGUESA TRABALHAR
    E NO FINAL SURPREENDER


    ESTÁ SENDO MUITO DIFICIL CONCILIAR
    O TRABALHO COM O GESTAR
    NÃO TENHO TEMPO PARA ESTUDAR
    E OS TRABALHO APRESENTAR


    OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO DIFICEIS DE ENTENDER
    O PROFESSOR ROGÉRIO MUITO BEM SABE EXPLICAR
    COM O INCENTIVO DOS COLEGAS TENTO NÃO PERDER
    O PROBLEMA É ENCONTRAR TEMPO PARA AS TAREFAS APLICAR


    NO TP3 MUITA COISA ENTENDI
    OS TIPOS TEXTUAIS JÁ SEI DIFERENCIAR
    DE TUDO O QUE APRENDI
    SÓ FALTA AGORA APLICAR


    cursista: Francilene Madeira

    ResponderExcluir
  6. Programa Gestar II

    O Programa Gestar II
    veio para inovar
    e aos professores
    novas estratégias ensinar

    Os professores de língua portuguesa
    estão de parabéns
    por estarem participando
    e aprendendo também

    O programa ensina
    a trabalhar textos de vários tipos
    deixando um pouco de lado
    a gramática normativa

    O professor Rogério
    com todo seu potencial
    tira todas as dúvidas
    quando a ele são solicitadas

    Espero ter encontrado
    o aprendizado do assunto trabalhado
    mostrando assim
    que o mesmo foi estudado


    RAIMUNDA ALICE BATISTA LOPES AIRES
    Programa Gestar II

    ResponderExcluir
  7. CORDEL

    GESTAR II

    ESTOU FAZENDO O GESTAR
    PARA MEU SABER AMPLIAR
    JUNTO COM O PROFESSOR ROGÉRIO
    NOVOS CAMINHOS TRILHAR

    OS COLEGAS DO GESTAR
    SÃO PESSOAS EXCELENTES
    APESAR DE MUITO CANSADOS
    ESTÃO SEMPRE BEM CONTENTES

    OS ENCONTROS SÃO REPLETOS
    DE MUITAS INFORMAÇÕES
    PRECISAMOS FICAR ESPERTOS
    PARA DEPOIS RESPONDER AS LIÇÕES

    NO TP3 NÓS ESTUDAMOS
    GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
    AS DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS
    AGORA SÃO BEM REAIS

    NÃO QUERO DESISTIR
    DE CONCLUIR O GESTAR
    MESMO SEM TER TEMPO
    NÃO PRETENDO FRACASSAR

    FICA AQUÍ O MEU ABRAÇO
    AO PROFESSOR ROGÉRIO
    E AOS COLEGAS DO GESTAR
    O MEU CARINHO SINCERO

    CURSISTA:AUSTREGÉSILA CARVALHO

    ResponderExcluir
  8. LITERATURA DE CORDEL
    VENCER
    Olá amigos do GESTAR
    Enfrentar o estudo é legal
    Com o professor Rogério vamos estudar.
    Para com a Língua Portuguesa melhorar.

    Vencer no estudo é preciso
    Conhecer é fundamental
    Por isso ta sendo legal

    Os concursos vem ai
    Língua Portuguesa também
    Professor Rogério orienta
    Vencer é preciso
    Com dedicação vamos com o gestar

    Curso renovador
    Surgiu a oportunidade
    Trezentas horas vem ai
    Quem fica em casa perde ai.
    Temos que lutar na conquista do ideal
    E enfrentar que é legal.

    Agradecer o orientador
    Rogério para juntos continuar
    no estudo do gestar

    cursista: Luciana Queiroz Ribeiro.
    Gestar II São João dos Patos - MA.

    ResponderExcluir
  9. O Programa ALFA e BETO
    É um programa de alfabetização
    E o professor João Batista
    É o autor de sua idealização

    Muitos municípios brasileiros
    O acolheram de coração
    Mas muitos professores
    O odeia de coração

    O método é metafônico
    E o som a animação
    Ainda tem os bonequinhos
    Que ajudam na compreensão

    O Professor João Batista
    Pensou em tudo com dedicação
    Pois além dos bonequinhos
    Há muito material a disposição

    Professor do ALFA e BETO
    Tem tudo nas mãos
    Até o planejamento
    Recebem da coordenação


    Ôpa,
    Não é assim tão fácil não
    Na sala de aula
    Tem muita ralação

    Crianças com dificuldade de aprendizagem
    É um problemão
    E as indisciplinadas
    Essas é que dão um trabalham

    Aqui termino esses versos
    Com muita satisfação
    Para mostrar ao Professor Rogério
    Em seu blog da educação

    ResponderExcluir
  10. O Programa ALFA e BETO
    É um programa de alfabetização
    E o professor João Batista
    É o autor de sua idealização

    Muitos municípios brasileiros
    O acolheram de coração
    Mas muitos professores
    O odeia de coração

    O método é metafônico
    E o som a animação
    Ainda tem os bonequinhos
    Que ajudam na compreensão

    O Professor João Batista
    Pensou em tudo com dedicação
    Pois além dos bonequinhos
    Há muito material a disposição

    Professor do ALFA e BETO
    Tem tudo nas mãos
    Até o planejamento
    Recebem da coordenação


    Ôpa,
    Não é assim tão fácil não
    Na sala de aula
    Tem muita ralação

    Crianças com dificuldade de aprendizagem
    É um problemão
    E as indisciplinadas
    Essas é que dão um trabalham

    Aqui termino esses versos
    Com muita satisfação
    Para mostrar ao Professor Rogério
    Em seu blog da educação

    ResponderExcluir
  11. GESTAR É UM PROGRAMA QUE GERA AÇÃO FAZ O PROFESSOR SE COMPROMETER
    COM A EDUCAÇÃO
    POIS TEM ATIVIDADES CRIATIVAS QUE GERAM NARRATIVAS
    E TRANSFORMAM A COMUNICACAÇÃO
    NUMA IMENSA FASCINAÇÃO

    TEM QUE FICAR ESPERTO
    PARA APRENDER O QUE É CERTO
    COM TANTAS NOVIDADES
    É PRECISO TER CRIATIVIDADE
    PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES

    FIQUE ATENTO AO BLOG
    SÃO TANTAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
    QUE A TELA FICA COLORIDA
    COM TANTO TRABALHO DIVERTIDO
    QUE FAZ O PROGRAMA FICAR
    BASTANTE ATRATRIVO.


    CURSISTA:DOMINGAS COELHO DE SOUSA

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. LEITURA E ESCRITA

    ESTUDAR É UM DIREITO DE TODO CIDADÃO;
    TER ACESSO À ESCOLA E A EDUCAÇÃO;
    GARANTIDOS PELA LEI DA NOSSA CONSTITUIÇÃO;
    PARA APRENDER A LER E ESCREVER E SE TORNAR CIDADÃO;
    GARANTINDO SEU FUTURO E TAMBÉM O DA NAÇÃO;
    GARANTA O SEU FUTURO ESTUDANDO PRA VALER;
    POIS NA ESCOLA VOCÊ TEM TUDO PRA VENCER.

    Cursista: Tarso Santos

    ResponderExcluir
  14. GESTAR-II Língua Portuguesa
    CORDEL
    Reflexão sobre a nossa profissão
    Caros colegas de trabalho
    Hoje é um dia especial
    Juntos novamente festejamos
    Um sem igual.

    Seguiremos novos caminhos
    Enfrentamos dificuldades
    Mais unidos somos fortes
    Superando as adversidades.

    Hoje sorrimos dos relatos
    De medo angústia, e dúvidas
    Lembrando a lição,
    Trocar de experiência e ajuda
    Mutua, faz bem a nossa profissão.

    Carmicelia
    São João dos Patos 2009.

    ResponderExcluir
  15. Meus amigos
    Vou lhes contar
    Que os contos de fadas
    Surgiram para a leitura encantar
    Através de Charles Perralt
    O grande pai da literatura espetacular


    Charles Perralt e os irmãos
    Jacobs e William Grim
    Foram os grandes anfitriãos
    Que trouxeram assim
    Diversos contos infantis
    Para a população afim


    No Universo literário
    Somos todos convidados
    A ler, pensar e refletir
    Sobre que caminho seguir
    Nessa vida agitada
    De longa caminhada


    Surgem então os contos infantis
    Chapeuzinho vermelho, a Bela e a Fera
    Pinóquio Sininho e Aladim
    Branca de Neve e Cinderela
    Contos de fadas
    Histórias encantadas


    Que apresentam príncipes e princesas
    Reis e rainhas
    Bruxas com certeza
    E fadas madrinhas com suas varinhas
    Conflitos e emoções
    Solucionados por príncipes e princesas



    Em um mundo de fantasia
    Tudo é possível acontecer
    E através da magia
    O bem a de vencer
    Uma única família
    Unida pelo prazer


    Pois através da leitura
    Viajamos na asa da imaginação
    De um universo encantado
    Comi imenso prazer e satisfação
    Onde lugares assombrados
    São-nos dados pela imaginação


    Diferente do mundo real
    Onde há drogas e prostituição
    Onde existe miséria e fome
    Político corrupto e ladrão
    Quem dera se através da fantasia
    Com um passe de mágica então
    Pudéssemos viver com paz e alegria



    É isso aí minha gente
    Vamos todos acordar
    Para que esse mundo possa melhorar
    Ainda bem que surgiu
    O programa Gestar
    Para a educação melhorar



    Pois onde existem leitores
    Existem também sonhadores
    E um futuro a brilhar
    Se antes o conhecimento era proibido
    E os livros foram retidos
    Temos que agora aproveitar


    Pois o saber nos foi dado
    Para podermos avançar
    E o Brasil mudar
    Mediando o conhecimento dos discentes
    E os tornando cidadãos
    Críticos e conscientes



    Fabíola Carvalho

    ResponderExcluir
  16. LITERATURA DE CORDEL
    GRIPE A (H1N1)
    OI, MEUS AMIGOS
    AGORA EU VOU LHE FALAR
    DA GRIPE TIPO A
    QUE MUITO MAL PODE CAUSAR

    É UMA DOENÇA RESPIRATÓRIA
    CAUSADA PELO VÍRUS INFLUENZA A
    QUE INICIOU SUA HISTÓRIA
    E CONTINUOU A SE ESPALHAR

    MÉXICO E ESTADOS UNIDOS
    PRIMEIRO INICIOU
    MAIS AGUDOS SÃO OS SINTÔMAS
    QUE A GRIPE COMUM REGISTROU

    EM ABRIL DE DOIS MIL E NOVE
    O PROBLEMA COMEÇOU
    ESPALHOU-SE RAPIDAMENTE
    E NO MUNDO SE ALASTROU

    DE PESSOA PARA PESSOA
    É A SUA TRANSMISSÃO
    APRESENTA FORTES DORES
    NO MÚSCULO E NA ARTICULAÇÂO

    A FEBRE É MUITO ALTA
    VOCÊ TOSSE DE MONTÃO
    A DOR DE CABEÇA É INTENSA
    CAUSANDO IRRITAÇÃO

    ATENÇÃO MINHA GENTE
    AGORA VOU TERMINAR
    ESPERO QUE ESSA GRIPE ACABE
    E O MUNDO VOLTE A BRILHAR

    Célia Araújo de Sousa

    ResponderExcluir
  17. Não dar pra fazer de conta,
    Que assim faz educação:
    Reprimindo o oprimido
    Os estudantes dessa nação.
    Não dar pra fazer de conta
    Que não precisamos mudar:
    A nossa realidade nos temos de transformar.

    Os estudantes do nosso Brasil,
    Estão gritando que não dá
    Não dá mais para suportar a indiferença com a educação
    Estudantes retraídos
    Que fingimos não conhecer
    Pois a nossa obrigação é sempre ter algo a oferecer.

    Não dá pra fazer de conta
    Que não temos o que fazer
    Pois nossa realidade nós podemos reverter
    Juntando conhecimento com modo de viver
    O nosso alunado sempre tem muito a oferecer.

    Não dá pra fazer de conta
    Que eles não reagirão
    Pois com trabalho e compromisso
    Transformaremos a educação.

    Não dá pra fazer de conta
    Que não podemos mudar
    A realidade do Brasil
    Pra o futuro melhorar.
    Mildivam

    ResponderExcluir
  18. LITERATURA DE CORDEL
    GESTAR ll

    MENINO VOU TE DIZER
    MENINA VOU TE CONTAR
    AQUI EM SÃO JOÃO DOS PATOS
    TEMOS COMO INOVAR
    NOSSAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS
    PORQUE CHEGOU O GESTAR

    É UM CURSO DIFERENTE
    QUE ESTIMULA A TODA GENTE
    SEMPRE TER O QUE CRIAR
    TINHA UMA PREOCUPAÇÃO
    NA LÍNGUA PORTUGUESA
    QUE ERA ESTUDAR GRAMÁTICA

    E TINHA QUE TER CERTEZA
    AGORA MUDOU O RUMO
    DESSE NOSSO ESTUDO AQUI
    COM A CHEGADA DO GESTAR
    VOCÊ TEM QUE INOVAR
    APRENDER A INTERPRETAR TEXTO

    E NOVO TEXTO CRIAR
    TAMBÉM CONTEXTUALISAR
    TEM UMA EQUIPE COMPETENTE
    QUE VAI A CAPITAL MARANHENSE
    APRENDER COISAS NOVAS
    PARA ENSINAR A GENTE

    É UM JOVEM CHAMADO ROGÉRIO
    UMA SENHORA CHAMADA LUCIA
    JUNTO COM ELES TAMBÉM TEM
    PARA TODO NOSSO AGRADO
    OUTRO RAPAZ COMPETENTE
    QUE SE CHAMA RENATO

    ESSE DA MATEMÁTICA
    É UMA PRATA DA CASA CHAMODO
    PENSE NUMA EQUIPE UNIDA
    QUE SÓ SE PREOCUPA AGORA
    EM ESTUDAR NESSA VIDA
    ESTÃO SEMPRE EM SINTONIA

    COM A EQUIPE DE BRASILIA
    AGORA É UMA MODA BOA
    DE ESTUDAR COM PRAZER
    TUDO SOBRE TIPOS DE TEXTOS
    É O QUE VAMOS FAZER
    LEVAR TUDO PARA NOSSA PRATICA

    NA SALA DE AULA ENSINAR
    TODO NOSSO ALUNADO
    O QUE APRENDEMOS NO GESTAR
    DE 5ª À 8ª SÉRIE MAIS PODEM SOSSEGAR
    QUE EM POUCO TEMPO VAI CHEGAR

    O COMPLEMENTO DE 1ª A 4ª
    PARA QUEM TRABALHA LÁ
    O PROBLEMA QUE ERA GRANDE
    DE ENSINAR A GRAMÁTICA
    SEMPRE FICAVA A PERGUNTA
    PORQUE O ALUNODO NÃO

    APRENDE ESSE NEGÓCIO?
    AGORA COM O GESTAR
    VOU EXPLICA A VOCÊS
    VAMOS APRENDER A PRODUZIR TEXTOS
    PARA MELHOR SENSATEZ
    NA HORA DE ENSINAR

    TEREMOS QUE CONTEXTUALIZAR
    NÃO PENSE VOCÊ QUE É FACIL
    FACIL NÃO VAI SER NÃO
    MAS COM A AJUDA DO PESSOAL DA UNB
    LA DA CAPITAL FEDERAL
    O ROGERIO A LUCIA E O RENATO

    APRENDERÃO COM CERTEZA
    TUDO QUE FOR PRECISO
    PARA NOS ENSINAR ESSA PROEZA
    QUE É DE ENSINAR AQUI
    COM TODA NOSSA CERTEZA
    TEXTO NO CONTEXTO

    ENVOLVENDO A NATUREZA
    TUDO ISSO MEUS SENHORES
    QUE EU ACABEI DE CONTAR
    VOCÊ PODE TER CERTEZA
    QUE VAMOS REVOLUCIONAR
    AQUI EM SJDOSPATOS

    A EDUACAÇÃO LOCAL
    SOMOS DO MUNICIPIO FUNCIONARIOS
    TODOS PREOCUAPADOS COM
    UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
    ESSA É A NOSSA VONTADE
    QUERO TAMBÉM RESSALTAR QUE A

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
    JUNTO COM A PREFEITURA
    TEM NOS DADO SUA MÃO
    COM O MATERIAL DE APOIO
    PARA MELHOR COMPREENSÃO
    QUERO AQUI AGRADECER

    DIZENDO QUE DEUS LHE PAGUE
    TODA EQUIPE DA SEMEC
    A DEDICAÇÃO QUE TEM COM ESSE
    CURSO EM ESPECIAL
    NÃO ESQUECENDO TAMBÉM
    DE AGRADER AO PREFEITO LOCAL

    O QUAL SE CHAMA JOSÉ
    É UM SUJEITO ARRETADO
    COM AS QUESTÕES DO MUNICIPIO
    ESTÁ SEMPRE PREOCUPADO
    BUSCANDO O QUE HÁ DE MELHOR
    PARA SERVIR A SEU POVO

    COM O POVO É PREOCUPADO
    DE PARTICIPAR DO PROGRESSO
    DA ESCOLA CIDADÃO
    ONDE TODOS ALFABETIZADOS
    TERÃO UM NOVO AMANHÃ
    SE DEPENDER DESSE GRUPO

    NOSSOS ALUNOS IRÃO
    APRENDER A PRODUZIR TEXTOS
    PARA SEU FUTURO MELHORAR
    AGORA VOU TER QUE PARAR
    COM ESSE NEGOCIO DE RIMAR
    PORQUE NEM SEI SE ACERTEI

    AS COISAS QUE AQUI RIMEI
    SE TIVER ALGUNS ERRINHOS
    PEÇO COM TODO CARINHO
    QUE A ELITE DE LETRAS
    AQUI DESSE LUGAR
    AJUDEM A CONSERTAR

    POIS SE TEM COISA MAIS FEIA
    É VER LETRADO ERRAR
    DE JÁ PEÇO AJUDA PARA ME CORRIGIR
    SE POR VENTURA RIMEI
    ALGUMA COISA ERRADA AQUI
    VOU ASSINAR AQUI

    COM MEU NOME VERDADEIRO
    MAIS PODER FICAR A VONTADE
    SE NÃO QUIZER FALAR O PRIMEIRO
    TAMBÉM ATENDO POR VALLSANTOS
    É UM PEDOÇA DO NOME
    COM SOBRENOME TAMBEM

    PEÇO MIL DESCULPAS SE
    NÃO AGRADEI A NINGUEM
    MEU PRIMEIRO NOME É VALDINÊ
    PODE ME CHAMAR ASSIM TAMBÉM.
    ESPERO QUE TENHA GOSTADO
    MESMO SEM TER RIMADO BEM.
    Valdinê.

    ResponderExcluir
  19. CORDEL
    Estamos todos contentes
    Aqui nesse lugar
    Cm aulas do Rogério
    No Programa Gestar

    Estamos de Parabéns
    Pra fazer parte do Gestar
    Precisamos só de mais tempo
    Pra melhor participar

    Mas meu amigo Rogério
    Entende nossas desculpas
    Que às vezes são inevitáveis
    E infelizmente não temos culpa

    E para finalizar
    É preciso ressaltar
    Que todos somos capazes
    De cada vez melhorar

    Cursista: Camélia

    ResponderExcluir
  20. LITERATURA DE CORDEL

    Quero aproveitar este espaço
    Para um trabalho executar
    Solicitado pelo professor Rogério
    Que disse para todos praticar
    A construção de um cordel
    E no Blog apresentar.

    Escolhi um tema interessante
    E do Gestar vou falar
    É um curso grandioso
    Professor não pode faltar
    Mesmo sem ter muito tempo
    Precisa participar.

    Os encontros são interessantes
    É grande a participação
    Todos trazem informações
    Dando sua contribuição
    E cada atividade feita
    É um avanço para o grupão.


    São João dos Patos

    Rita Jordanha Noleto da Silva

    ResponderExcluir