Após ter olhado as atividade avançando na prática da unidade 09 e 10 do TP3 optei pela atividade da página 25.A série escolhida para ser aplicada foi a 5ª série vesp da Unidade Escolar Padre Santiago Suarez Prieto, trabalhado biografia de Caelos Drummond de Andrade,foi tirado a cópia da mesma para cada aluno em segiuda o prossefor leu com toda os presentes explicando e identificado as informoçães importantes contida no texto,falou um pouco sobre a importância dos gêneros e tipos textuaise como se contri um texto biografico na teceira pessoa,em seguida pedeu aus alunos para escrever sua própria biografia ou de alguém importante na escola,deu um tempo para os mesmo após trinta minutos recolheu os texto au ler todos percebeu que alguis tem muita dificuldade,porém o objetivo foi atigido. Aluna Francilene Madeira.
A série escolhida para ser aplicada a atividade da unidade 11e12 do TP3 foi a 5ªsérie "A" vesp da Unidade Escolar Padre Santiago Suarez Prieto,o professor destribui cópia do texto Cidadezinha qualquer para todos os aluno, fez uma leitura do texto depois pediu que eles comentar o que eles entenderam do masmo, apóis os comentarios da tunma o professor entregou uma atividade com perguntas pertinente au texto, todos responderam assim concluido a atividade com bestante aproveitamento.Aluno Francilene Madeira
Após fazer o estudo do TP4"Leitura e processaos de escrita I fou escolhido a 6ª série da Unidade Escolar Padre Santiago a atividade avançando na prática das unidade 13e14 da página 35 texto Festa Juninas após ler o texto para todos da sala foi explicado para a turma a proposta da atividade que seria trabalhado a leitura e a escrita em seguida pede para que eles escreverem um texto informativo tendo como tema festa juninas,foi dado um tempo de trinta minutos,logo após foi recolhido as atividades o professos percebeu que eles tem dificuldade com a escrita no sentido de coerência porém não é tão grave em sua maioria foi atingido o objetivo proposto pelo professor.Aluna Francilene
Após analisar as atividades do TP4 das unidades 15 e 16, a série contemplada para ser trabalhada foi a 7ªsérie da Escola Padre Santiago, a seção avançando na prática produção textual,foi distribuido cópias e lido para os aluno o texto de Lygia Bojungo Nunes "A redação e o dicionário" retirado do livro TP4 após a leitura , o professor pediu para os aluno falarem sobre o texto o que entenderam etc, se algo contido no masmo se assemelhova a algum momento de suas vidas enquento estudante, logo foi pedido que cada aluno fizesse uma recação,falando sobre sua vida escolar. Atividade foi produtiva pois teve a oportunidade de saber a opinião dos masmo à respeito de seus professores,colegas e demais colaboredores da escola ao final da atividade deu para perceber que nossos alunos estão bastante avançados na escrita. Aluna Francilene
Após ler as atividades doTP5 observei que todas são bastante importante até por que o assunto Estilo,coerência e coesão é um grande problema para muitos,a atividade escolhida foi sobre coerência textual, asérie selecionada foi a 6ª série "A"vesp da Unidade Escolar Padre Santiago, o inicio da aula o professor explicou como seria a atividade como também qual seu objetivo, separou a turma em grupos e destribuiu envelopes contendo um quebra-cabeças de figuras,para serem montados por eles.Após a montagem foi pedido que cada grupo escrevesse um texto sobre o que eles tinham observado nas figuras que haviam montado, cada grupo expôs suas opiniões na forma de texto,percebeu-se que a atividade foi bastante divertida e significante para todos da turma. Aluna Francilene.
A atividade contemplada para ser aplicada na 5ª sª série "A" vesp da Unidade Escolar Padre Santiago da seção avançando na prática do TP da unidade 19 e 20 foi sobre coerência textual, a lógica do texto.Para aplicar esta atividade o professor levou para a sala de aula textos recortados, antes explicou como seria feito a atividade como também a objetito da tarefa, em seguida formou grupos de 04 alunos entregou os textos para serem montados pelos os mesmos, obedecendo a sequência lógica, formado um texto coerênte,como eles já tenham conhecimento prévios a respeito dos assuntos não encontraram muita deficuldade em mantar o texro logo após o termine da montegem todos os grupos apresentaram seus textos e explicaram as lógicas usadas pelos os mesmo para concluir a montagem, toda turma achou a terefa bastante divertida e produtiva , diante do resultado acredito ter atengido a meu objetivo. francilene
ESTILO, COERENCIA E COESÃO Neste modulo na unidade 17, foram desenvolvidos temas que trataram da noção de estilo e o objetivo da Estilística. Para desenvolver esse tema em sala de aula, fiz copias do texto sugerido, PALAVRA, fizemos a leitura, analisamos as definições de palavra expressas na tonalidade das palavras e os sentimentos que despertou em cada um. Em seguida, desenvolvi “uma dinâmica: SENTIMENTOS EM BALÕES” escolheram o tema Sexualidade, sugeri algumas palavras que transmitiam sentimentos bons e ruins sobre o tema, colei-os em balões de forma que não ficaram visíveis a todos. Cada participante escolheu um balão e classificou como bom ou ruim, explicou o porquê e depois contextualizamos. Foi um trabalho de muita importância para o grupo, onde ficou claro que as palavras se mal colocadas podem ferir e sem bem colocadas, dão vida e que toda palavra pode ser uma nova palavra em uma nova situação
TP5-2º AULA Na unidade 19 tive como proposta a ser desenvolvida a construção de um texto coletivo. Propôs aos alunos a criação de uma historia a partir de um tema sugerido por eles, distribui papeis a cada um e pedi que escrevessem respostas de acordo co o tema dado para cada uma das perguntas sugeridas: • O que aconteceu? • Onde aconteceu? • Quando? • Quem foram os envolvidos? • Qual o desfecho da história? Coloquei todas as respostas a cada pergunta em caixas separadas, uma a um retirou uma resposta de cada caixa, em seguida pedi que montassem uma historia utilizando alguns elos coesivos para dar maior significação ao texto. Apresentamos ao final do trabalho os textos em um mural, onde houve troca de conhecimento e discussão sobre os textos produzidos, trabalhamos os tipos de coesão, em especial, a seqüencial, Por ser a que estabelece relações de encadeamento entre as partes do texto, produzindo a progressão temática.
PROCESSOS DE ESCRITA E LEITURA O TP4 trata dos processos de leitura e escrita, em especial, na Unidade 13, a relação entre acultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos e sua importância para o ensino. Após o estudo, levei para sala de aula dez personagens diferentes, entre eles, chapeuzinho vermelho, a vovozinha, o caçador e fantoches de animais.Distribui aos alunos dispostos em duplas uma folha de papel oficio com o titulo “Historias da Carochinhas”, havia um parágrafo construído para que fosse continuado a partir das escolhas de personagens que eram feitas através de um numero ate o ultimo personagem. Ao final o trabalho foi lido para todos e comentados, com resultado bastantes satisfatórios, pois conseguiram construir um texto com seqüência lógicas e finais surpreendentes, levando em consideração os conhecimentos prévios e os que se tem sobre a cultura, proporcionando o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem significativo.
PROCESSOS DE ESCRITA E LEITURA A partir do estudo da Unidade 15 foi possível desenvolver uma atividade bastante significativa e adequada para o desenvolvimento de habilidades dos alunos. Aproveitei um projeto sobre Contos Infantis que estava sendo desenvolvido em sala, levei o texto Caldeirão Mágico, pedi que todos ficassem atentos para a leitura, ao mesmo tempo que ia sendo lido fui convidando alguns alunos para interpretar o texto, dramatizando.Depois de alguns comentários, dividi-os em grupos e dei-lhes um envelope com o texto todo fragmentado para que os ordenassem. Tiveram muitas dificuldades, foi preciso relembrar algumas partes do texto para que pudessem compô-los. Foi relevante o trabalho quanto a importância de organização e paragrafação do texto.
O TP3-Unidade 9 trata de gêneros textuais, objetivando: • Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico, • Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa • E identificar características que levam à classificação de um gênero textual. Dentro desta perspectiva desenvolvi uma atividade sobre o gênero biografia.Iniciei o estudo recordando o conceito de texto, em seguida fiz a leitura em voz alta da biografia em prosa de Carlos Drummond de Andrade, logo apresentei um cartaz com a biografia do mesmo autor, mas em forma de poema. Analisamos a seqüência narrativa dos fatos, tipos de informações contidas num texto biográfico, após a analise, propôs que cada um elaborasse sua própria biografia,em terceira pessoa ou em forma de poema como no texto apresentado. Ao final do trabalho foi possível perceber a dificuldade que os alunos tem em transpor sua vida e seus anseios; observei a dificuldade deles em construir um texto em terceira pessoa, por não saber ou desconhecer alguns conectivos que dão seqüência coesiva a um texto, mas por outro ângulo, foi bastante gratificante para mim quanto para os alunos, pois contribuiu significamente para o desenvolvimento de uma aprendizagem individual e coletiva.
Ainda neste modulo foi sugerido o estudo da descrição e pensando nisto, desenvolvi uma atividade lúdica, com o objetivo de identificar as características do colegas. Pedi que os alunos assentassem em circulo, distribui uma folha de papel oficio para cada um onde deveriam fazer o contorno de sua mão no papel e colocar seu nome.Recolhi as folhas e redistribui-as aleatoriamente para a turma, tomando o cuidado de fornecer o desenho para o mesmo aluno.Cada aluno identifica a mão do companheiro, mas sem comentar quem era.Pedi que todos se levantassem e se cumprimentassem, depois de sentados convidei um a um para que falassem um pouco de si.À medida que cada um ia se apresentando, o colega que estava com o esboço da sua mão ia destacando as suas cinco principais, que deveriam ser colocadas em cada um dos dedos da mão. Após todos terem falado, recolhi as folhas e as entreguei aos seus respectivos donos, cada um analisou suas características, em seguida, abri um espaço para discussão com os alunos e chegamos a conclusão que é fácil descrever os defeitos e qualidades dos outros, e difícil percebermos os nossos e que muitas vezes julgamos antes de mesmo de conhecermos o outro. O trabalho foi bastante proveitoso e muito contribuiu para a afetividade da turma.
A atividade TP5 Estilo, coerência e coesão foi aplicada p/ os alunos da Escola Mendes Vieira. Com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura foram entregues alguns livros didáticos com trechos assinalados de algumas histórias em quadrinhos, onde foram orientados a prestar atenção nos recursos. Foram entregues livros paradidáticos ilustrados para lêem e após a leitura e interpretação, cada um fizessem a narrativa em um mini-livro. Orientados e entusiasmados produziram os livros, com desenhos, recortes e personagens. Concluindo o nosso trabalho os livros paradidáticos foram expostos na sala e contou como ponto para prova. Toda a comunidade escolar tomou conhecimento e foram visitar a escola. Com muita satisfação todos ficaram atentos as leituras dos livros paradidáticos produzidos por eles.
TP 5
No TP5 desenvolvemos uma tarefa muito interessante, foi dado um tema a ser desenvolvido com as seguintes perguntas: Tema: Sapato O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Quem foram os envolvidos? Qual foi o desfecho da história? Todos colocaram as respostas e perguntas em caixas separadas. Cada aluno que retirava uma pergunta e resposta tinha uma surpresa ao passar o texto produzido de seus colegas. Ao final da leitura de todas as respostas os alunos foram orientados a produzir um texto com os pedaços de respostas dos colegas fazendo uma interrelação do texto por meio de mecanismo de coesão. E foi muito divertida a tarefa.
Estamos iniciando um período de novos estudos e descobertas no nosso campo de atuação como professores de Língua Portuguesa. Com o Gestar II, temos oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos e aperfeiçoar a nossa prática pedagógica no tocante ao ensino de língua materna. Como profissionais atuantes e antenados com as novas tecnologias que somos, não podemos deixar de fazer uso da internet para nos auxiliar a desenvolver melhor nossos estudos e nossos trabalhos com os nossos alunos. Por esta razão , utilizaremos este blog para experimentarmos essa nova forma de estudar e agir sobre o mundo em que vivemos. Bem-vindo(a)s, querido(a)s cursistas! Façam bom uso deste maravilhoso recurso tecnológico e aproveitem bem os estudos!
Este blog foi criado com a finalidade de divulgar os trabalhos realizados pelos professores cursistas do Programa GESTAR II na modalidade LÍNGUA PORTUGUESA realizado na cidade de SÃO JOÃO DOS PATOS - MA.
Após ter olhado as atividade avançando na prática da unidade 09 e 10 do TP3 optei pela atividade da página 25.A série escolhida para ser aplicada foi a 5ª série vesp da Unidade Escolar Padre Santiago Suarez Prieto, trabalhado biografia de Caelos Drummond de Andrade,foi tirado a cópia da mesma para cada aluno em segiuda o prossefor leu com toda os presentes explicando e identificado as informoçães importantes contida no texto,falou um pouco sobre a importância dos gêneros e tipos textuaise como se contri um texto biografico na teceira pessoa,em seguida pedeu aus alunos para escrever sua própria biografia ou de alguém importante na escola,deu um tempo para os mesmo após trinta minutos recolheu os texto au ler todos percebeu que alguis tem muita dificuldade,porém o objetivo foi atigido. Aluna Francilene Madeira.
ResponderExcluirA série escolhida para ser aplicada a atividade da unidade 11e12 do TP3 foi a 5ªsérie "A" vesp da Unidade Escolar Padre Santiago Suarez Prieto,o professor destribui cópia do texto Cidadezinha qualquer para todos os aluno, fez uma leitura do texto depois pediu que eles comentar o que eles entenderam do masmo, apóis os comentarios da tunma o professor entregou uma atividade com perguntas pertinente au texto, todos responderam assim concluido a atividade com bestante aproveitamento.Aluno Francilene Madeira
ResponderExcluirApós fazer o estudo do TP4"Leitura e processaos de escrita I fou escolhido a 6ª série da Unidade Escolar Padre Santiago a atividade avançando na prática das unidade 13e14 da página 35 texto Festa Juninas após ler o texto para todos da sala foi explicado para a turma a proposta da atividade que seria trabalhado a leitura e a escrita em seguida pede para que eles escreverem um texto informativo tendo como tema festa juninas,foi dado um tempo de trinta minutos,logo após foi recolhido as atividades o professos percebeu que eles tem dificuldade com a escrita no sentido de coerência porém não é tão grave em sua maioria foi atingido o objetivo proposto pelo professor.Aluna Francilene
ResponderExcluirApós analisar as atividades do TP4 das unidades 15 e 16, a série contemplada para ser trabalhada foi a 7ªsérie da Escola Padre Santiago, a seção avançando na prática produção textual,foi distribuido cópias e lido para os aluno o texto de Lygia Bojungo Nunes "A redação e o dicionário" retirado do livro TP4 após a leitura , o professor pediu para os aluno falarem sobre o texto o que entenderam etc, se algo contido no masmo se assemelhova a algum momento de suas vidas enquento estudante, logo foi pedido que cada aluno fizesse uma recação,falando sobre sua vida escolar. Atividade foi produtiva pois teve a oportunidade de saber a opinião dos masmo à respeito de seus professores,colegas e demais colaboredores da escola ao final da atividade deu para perceber que nossos alunos estão bastante avançados na escrita. Aluna Francilene
ResponderExcluirApós ler as atividades doTP5 observei que todas são bastante importante até por que o assunto Estilo,coerência e coesão é um grande problema para muitos,a atividade escolhida foi sobre coerência textual, asérie selecionada foi a 6ª série "A"vesp da Unidade Escolar Padre Santiago, o inicio da aula o professor explicou como seria a atividade como também qual seu objetivo, separou a turma em grupos e destribuiu envelopes contendo um quebra-cabeças de figuras,para serem montados por eles.Após a montagem foi pedido que cada grupo escrevesse um texto sobre o que eles tinham observado nas figuras que haviam montado, cada grupo expôs suas opiniões na forma de texto,percebeu-se que a atividade foi bastante divertida e significante para todos da turma. Aluna Francilene.
ResponderExcluirA atividade contemplada para ser aplicada na 5ª sª série "A" vesp da Unidade Escolar Padre Santiago da seção avançando na prática do TP da unidade 19 e 20 foi sobre coerência textual, a lógica do texto.Para aplicar esta atividade o professor levou para a sala de aula textos recortados, antes explicou como seria feito a atividade como também a objetito da tarefa, em seguida formou grupos de 04 alunos entregou os textos para serem montados pelos os mesmos, obedecendo a sequência lógica, formado um texto coerênte,como eles já tenham conhecimento prévios a respeito dos assuntos não encontraram muita deficuldade em mantar o texro logo após o termine da montegem todos os grupos apresentaram seus textos e explicaram as lógicas usadas pelos os mesmo para concluir a montagem, toda turma achou a terefa bastante divertida e produtiva , diante do resultado acredito ter atengido a meu objetivo. francilene
ResponderExcluirESTILO, COERENCIA E COESÃO
ResponderExcluirNeste modulo na unidade 17, foram desenvolvidos temas que trataram da noção de estilo e o objetivo da Estilística.
Para desenvolver esse tema em sala de aula, fiz copias do texto sugerido, PALAVRA, fizemos a leitura, analisamos as definições de palavra expressas na tonalidade das palavras e os sentimentos que despertou em cada um.
Em seguida, desenvolvi “uma dinâmica: SENTIMENTOS EM BALÕES” escolheram o tema Sexualidade, sugeri algumas palavras que transmitiam sentimentos bons e ruins sobre o tema, colei-os em balões de forma que não ficaram visíveis a todos. Cada participante escolheu um balão e classificou como bom ou ruim, explicou o porquê e depois contextualizamos.
Foi um trabalho de muita importância para o grupo, onde ficou claro que as palavras se mal colocadas podem ferir e sem bem colocadas, dão vida e que toda palavra pode ser uma nova palavra em uma nova situação
TP5-2º AULA
ResponderExcluirNa unidade 19 tive como proposta a ser desenvolvida a construção de um texto coletivo.
Propôs aos alunos a criação de uma historia a partir de um tema sugerido por eles, distribui papeis a cada um e pedi que escrevessem respostas de acordo co o tema dado para cada uma das perguntas sugeridas:
• O que aconteceu?
• Onde aconteceu?
• Quando?
• Quem foram os envolvidos?
• Qual o desfecho da história?
Coloquei todas as respostas a cada pergunta em caixas separadas, uma a um retirou uma resposta de cada caixa, em seguida pedi que montassem uma historia utilizando alguns elos coesivos para dar maior significação ao texto.
Apresentamos ao final do trabalho os textos em um mural, onde houve troca de conhecimento e discussão sobre os textos produzidos, trabalhamos os tipos de coesão, em especial, a seqüencial, Por ser a que estabelece relações de encadeamento entre as partes do texto, produzindo a progressão temática.
PROCESSOS DE ESCRITA E LEITURA
ResponderExcluirO TP4 trata dos processos de leitura e escrita, em especial, na Unidade 13, a relação entre acultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos e sua importância para o ensino.
Após o estudo, levei para sala de aula dez personagens diferentes, entre eles, chapeuzinho vermelho, a vovozinha, o caçador e fantoches de animais.Distribui aos alunos dispostos em duplas uma folha de papel oficio com o titulo “Historias da Carochinhas”, havia um parágrafo construído para que fosse continuado a partir das escolhas de personagens que eram feitas através de um numero ate o ultimo personagem.
Ao final o trabalho foi lido para todos e comentados, com resultado bastantes satisfatórios, pois conseguiram construir um texto com seqüência lógicas e finais surpreendentes, levando em consideração os conhecimentos prévios e os que se tem sobre a cultura, proporcionando o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem significativo.
PROCESSOS DE ESCRITA E LEITURA
ResponderExcluirA partir do estudo da Unidade 15 foi possível desenvolver uma atividade bastante significativa e adequada para o desenvolvimento de habilidades dos alunos.
Aproveitei um projeto sobre Contos Infantis que estava sendo desenvolvido em sala, levei o texto Caldeirão Mágico, pedi que todos ficassem atentos para a leitura, ao mesmo tempo que ia sendo lido fui convidando alguns alunos para interpretar o texto, dramatizando.Depois de alguns comentários, dividi-os em grupos e dei-lhes um envelope com o texto todo fragmentado para que os ordenassem.
Tiveram muitas dificuldades, foi preciso relembrar algumas partes do texto para que pudessem compô-los.
Foi relevante o trabalho quanto a importância de organização e paragrafação do texto.
O TP3-Unidade 9 trata de gêneros textuais, objetivando:
ResponderExcluir• Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico,
• Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa
• E identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Dentro desta perspectiva desenvolvi uma atividade sobre o gênero biografia.Iniciei o estudo recordando o conceito de texto, em seguida fiz a leitura em voz alta da biografia em prosa de Carlos Drummond de Andrade, logo apresentei um cartaz com a biografia do mesmo autor, mas em forma de poema.
Analisamos a seqüência narrativa dos fatos, tipos de informações contidas num texto biográfico, após a analise, propôs que cada um elaborasse sua própria biografia,em terceira pessoa ou em forma de poema como no texto apresentado.
Ao final do trabalho foi possível perceber a dificuldade que os alunos tem em transpor sua vida e seus anseios; observei a dificuldade deles em construir um texto em terceira pessoa, por não saber ou desconhecer alguns conectivos que dão seqüência coesiva a um texto, mas por outro ângulo, foi bastante gratificante para mim quanto para os alunos, pois contribuiu significamente para o desenvolvimento de uma aprendizagem individual e coletiva.
TP3-GENEROS E TIPOS TEXTUAIS
ResponderExcluirAinda neste modulo foi sugerido o estudo da descrição e pensando nisto, desenvolvi uma atividade lúdica, com o objetivo de identificar as características do colegas.
Pedi que os alunos assentassem em circulo, distribui uma folha de papel oficio para cada um onde deveriam fazer o contorno de sua mão no papel e colocar seu nome.Recolhi as folhas e redistribui-as aleatoriamente para a turma, tomando o cuidado de fornecer o desenho para o mesmo aluno.Cada aluno identifica a mão do companheiro, mas sem comentar quem era.Pedi que todos se levantassem e se cumprimentassem, depois de sentados convidei um a um para que falassem um pouco de si.À medida que cada um ia se apresentando, o colega que estava com o esboço da sua mão ia destacando as suas cinco principais, que deveriam ser colocadas em cada um dos dedos da mão.
Após todos terem falado, recolhi as folhas e as entreguei aos seus respectivos donos, cada um analisou suas características, em seguida, abri um espaço para discussão com os alunos e chegamos a conclusão que é fácil descrever os defeitos e qualidades dos outros, e difícil percebermos os nossos e que muitas vezes julgamos antes de mesmo de conhecermos o outro.
O trabalho foi bastante proveitoso e muito contribuiu para a afetividade da turma.
TP 5
ResponderExcluirA atividade TP5 Estilo, coerência e coesão foi aplicada p/ os alunos da Escola Mendes Vieira.
Com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura foram entregues alguns livros didáticos com trechos assinalados de algumas histórias em quadrinhos, onde foram orientados a prestar atenção nos recursos.
Foram entregues livros paradidáticos ilustrados para lêem e após a leitura e interpretação, cada um fizessem a narrativa em um mini-livro.
Orientados e entusiasmados produziram os livros, com desenhos, recortes e personagens.
Concluindo o nosso trabalho os livros paradidáticos foram expostos na sala e contou como ponto para prova.
Toda a comunidade escolar tomou conhecimento e foram visitar a escola.
Com muita satisfação todos ficaram atentos as leituras dos livros paradidáticos produzidos por eles.
TP 5
No TP5 desenvolvemos uma tarefa muito interessante, foi dado um tema a ser desenvolvido com as seguintes perguntas:
Tema:
Sapato
O que aconteceu?
Onde aconteceu?
Quando aconteceu?
Quem foram os envolvidos?
Qual foi o desfecho da história?
Todos colocaram as respostas e perguntas em caixas separadas.
Cada aluno que retirava uma pergunta e resposta tinha uma surpresa ao passar o texto produzido de seus colegas.
Ao final da leitura de todas as respostas os alunos foram orientados a produzir um texto com os pedaços de respostas dos colegas fazendo uma interrelação do texto por meio de mecanismo de coesão.
E foi muito divertida a tarefa.
RAIMUNDA NONATA SANTANA DE ARAUJO