Comentem as atividades realizadas no dia 15/08 e façam uma avaliação do encontro, ressaltando os aspectos positivos e negativos das oficinas, dos textos, das metodologias, etc. Aproveitem para comentar também o texto de Jô Soares e a atividade com ele realizada.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A OFICINA FOI MUITO VÁLIDA NO SENTIDO EM QUE FOI DIRECINADA TEORIA/PRÁTICA, FACILITANDO A APRENDIZAGEM, POIS QUANDO SE PRATICA, O CONHECIMENTO SE TORNA EFICAZ.
ResponderExcluirA ATIVIDADE EXECUTADA NO FINAL CONCLUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA TODO O DIA DE ESTUDO.
O ENCONTRO FOI GRATIFICANTE,O RESULTADO DO ESTUDO E DEBATE SUPEROU MINHAS EXPECTATIVAS.A ANÁLISE DO TEXTO JÔ SOARES FANZENDO UM PARÂMETRO TEXTUAL NO SENTIDO CONOTATIVO E DENOTATIVO.LUCIANA
ResponderExcluirMeus amigos
ResponderExcluirVou lhes contar
Que os contos de fadas
Surgiram para a leitura encantar
Através de Charles Perralt
O pai da literatura espetacular
Charles Perralt e os irmãos
Jacobs e William Grimm
Foram os grandes precursores
Que trouxeram assim
Diversos contos infantis
Para os leitores afins
No universo literário a seguir
Somos todos convidados
A ler, pensar e refletir
Sobre os caminhos a serem andados
Pois o homem é sempre aprendiz
E o saberes devem ser multiplicados
Surgem então os contos infantis
Chapeuzinho vermelho A Bela e A Fera
Pinóquio Sininho Aladim
Branca de Neve Cinderela
Os contos de Grimm
Medieval é a sua era
Apresentam príncipes e pricesas
Reis bruxas e rainhas
Poções mágicas com certeza
Fadas madrinhas com suas varinhas
Conflitos e emoções
Na nossa imaginação caminha
Em um mundo de fantasia
Tudo é possível acontecer
E através da magia
O bem sempre há de vencer
Unindo nossas forças
Em prol de um novo amanhecer
E através da leitura
Viajamos nas asas da imaginação
De um universo encantado
Com imenso prazer e satisfação
Onde lugares assombrados
Nos são dados pela imaginação
Diferente do mundo real
Onde há drogas e prostituição
Onde existe miséria e fome
Político corrupto e ladrão
Emperrando o futuro
De nossa brilhante nação
Quem dera se através da fantasia
Como num passe de mágica
Pudéssemos viver neste mundo
Com paz amor e alegria
Em lugar livre de injustiças
E pleno de harmonia
Então gente vamos acordar
E através da fantasia
Esse mundo melhorar
Ainda bem que surgiu
O programa gestar
Para a educação despertar
Pois onde existem leitores
Há um futuro a brilhar
Se antes os livros eram retidos
Temos que agora aproveitar
Fazendo da leitura um hábito
Para novos caminhos trilhar
Através da educação
Com as oportunidades que há
Vamos mediar o cidadão
E o Brasil mudar
Sem precisar haver punição
Para o povo se conscientizar
O encontro de hoje foi interessante, continuamos o estudo sobre Coesão textual.
ResponderExcluirAprendi muito.
Valdinê.
LITERATURA DE CORDEL
ResponderExcluirGESTAR ll
MENINO VOU TE DIZER
MENINA VOU TE CONTAR
AQUI EM SÃO JOÃO DOS PATOS
TEMOS COMO INOVAR
NOSSAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS
PORQUE CHEGOU O GESTAR
É UM CURSO DIFERENTE
QUE ESTIMULA A TODA GENTE
SEMPRE TER O QUE CRIAR
TINHA UMA PREOCUPAÇÃO
NA LÍNGUA PORTUGUESA
QUE ERA ESTUDAR GRAMÁTICA
E TINHA QUE TER CERTEZA
AGORA MUDOU O RUMO
DESSE NOSSO ESTUDO AQUI
COM A CHEGADA DO GESTAR
VOCÊ TEM QUE INOVAR
APRENDER A INTERPRETAR TEXTO
E NOVO TEXTO CRIAR
TAMBÉM CONTEXTUALISAR
TEM UMA EQUIPE COMPETENTE
QUE VAI A CAPITAL MARANHENSE
APRENDER COISAS NOVAS
PARA ENSINAR A GENTE
É UM JOVEM CHAMADO ROGÉRIO
UMA SENHORA CHAMADA LUCIA
JUNTO COM ELES TAMBÉM TEM
PARA TODO NOSSO AGRADO
OUTRO RAPAZ COMPETENTE
QUE SE CHAMA RENATO
ESSE DA MATEMÁTICA
É UMA PRATA DA CASA CHAMODO
PENSE NUMA EQUIPE UNIDA
QUE SÓ SE PREOCUPA AGORA
EM ESTUDAR NESSA VIDA
ESTÃO SEMPRE EM SINTONIA
COM A EQUIPE DE BRASILIA
AGORA É UMA MODA BOA
DE ESTUDAR COM PRAZER
TUDO SOBRE TIPOS DE TEXTOS
É O QUE VAMOS FAZER
LEVAR TUDO PARA NOSSA PRATICA
NA SALA DE AULA ENSINAR
TODO NOSSO ALUNADO
O QUE APRENDEMOS NO GESTAR
DE 5ª À 8ª SÉRIE MAIS PODEM SOSSEGAR
QUE EM POUCO TEMPO VAI CHEGAR
O COMPLEMENTO DE 1ª A 4ª
PARA QUEM TRABALHA LÁ
O PROBLEMA QUE ERA GRANDE
DE ENSINAR A GRAMÁTICA
SEMPRE FICAVA A PERGUNTA
PORQUE O ALUNODO NÃO
APRENDE ESSE NEGÓCIO?
AGORA COM O GESTAR
VOU EXPLICA A VOCÊS
VAMOS APRENDER A PRODUZIR TEXTOS
PARA MELHOR SENSATEZ
NA HORA DE ENSINAR
TEREMOS QUE CONTEXTUALIZAR
NÃO PENSE VOCÊ QUE É FACIL
FACIL NÃO VAI SER NÃO
MAS COM A AJUDA DO PESSOAL DA UNB
LA DA CAPITAL FEDERAL
O ROGERIO A LUCIA E O RENATO
APRENDERÃO COM CERTEZA
TUDO QUE FOR PRECISO
PARA NOS ENSINAR ESSA PROEZA
QUE É DE ENSINAR AQUI
COM TODA NOSSA CERTEZA
TEXTO NO CONTEXTO
ENVOLVENDO A NATUREZA
TUDO ISSO MEUS SENHORES
QUE EU ACABEI DE CONTAR
VOCÊ PODE TER CERTEZA
QUE VAMOS REVOLUCIONAR
AQUI EM SJDOSPATOS
A EDUACAÇÃO LOCAL
SOMOS DO MUNICIPIO FUNCIONARIOS
TODOS PREOCUAPADOS COM
UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
ESSA É A NOSSA VONTADE
QUERO TAMBÉM RESSALTAR QUE A
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
JUNTO COM A PREFEITURA
TEM NOS DADO SUA MÃO
COM O MATERIAL DE APOIO
PARA MELHOR COMPREENSÃO
QUERO AQUI AGRADECER
DIZENDO QUE DEUS LHE PAGUE
TODA EQUIPE DA SEMEC
A DEDICAÇÃO QUE TEM COM ESSE
CURSO EM ESPECIAL
NÃO ESQUECENDO TAMBÉM
DE AGRADER AO PREFEITO LOCAL
O QUAL SE CHAMA JOSÉ
É UM SUJEITO ARRETADO
COM AS QUESTÕES DO MUNICIPIO
ESTÁ SEMPRE PREOCUPADO
BUSCANDO O QUE HÁ DE MELHOR
PARA SERVIR A SEU POVO
COM O POVO É PREOCUPADO
DE PARTICIPAR DO PROGRESSO
DA ESCOLA CIDADÃO
ONDE TODOS ALFABETIZADOS
TERÃO UM NOVO AMANHÃ
SE DEPENDER DESSE GRUPO
NOSSOS ALUNOS IRÃO
APRENDER A PRODUZIR TEXTOS
PARA SEU FUTURO MELHORAR
AGORA VOU TER QUE PARAR
COM ESSE NEGOCIO DE RIMAR
PORQUE NEM SEI SE ACERTEI
AS COISAS QUE AQUI RIMEI
SE TIVER ALGUNS ERRINHOS
PEÇO COM TODO CARINHO
QUE A ELITE DE LETRAS
AQUI DESSE LUGAR
AJUDEM A CONSERTAR
POIS SE TEM COISA MAIS FEIA
É VER LETRADO ERRAR
DE JÁ PEÇO AJUDA PARA ME CORRIGIR
SE POR VENTURA RIMEI
ALGUMA COISA ERRADA AQUI
VOU ASSINAR AQUI
COM MEU NOME VERDADEIRO
MAIS PODER FICAR A VONTADE
SE NÃO QUIZER FALAR O PRIMEIRO
TAMBÉM ATENDO POR VALLSANTOS
É UM PEDOÇA DO NOME
COM SOBRENOME TAMBEM
PEÇO MIL DESCULPAS SE
NÃO AGRADEI A NINGUEM
MEU PRIMEIRO NOME É VALDINÊ
PODE ME CHAMAR ASSIM TAMBÉM.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO
MESMO SEM TER RIMADO BEM.
*SEMED
ResponderExcluir*Pedaço.
O encontro de hoje foi simplesmente maravilhoso.
ResponderExcluirProduzimos um texto intitulado "Um casamento inesperado".
Fizemos tudo que precisava ser feito para que ficasse bem escrito: planejamento e escrita,revisão e edição, concluimos com uma belissima dramatização.
Assim a produção textual parece fácil.
RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DAS TAREFAS DO GESTAR II EM SALA DE AULA
ResponderExcluirNo primeiro momento da aula foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos educandos,acerca de produção de texto biograficos e auto-biográficos.Num segundo momento apresentei varias biografias de personalidades como: Monteiro Lobato,Carlos Drumond de Andrade, entre outros; em um cartaz.Posteriormente fiz com eles uma biografia oral e distribui folhas de papel para que o pudessem produzir uma biografia ou sua própria autobiografia.
Percebi que gostaram de produzir esse tipo de texto.
A princípio tive uma preocupação com relação a disciplina deles na hora da aula, mas correu tudo tranquilamente, sem mais preocupações.Tiveram uma excelente chance de vivenciar o novo e gostaram disso.
Fiquei satisfeita com a aula e concluo dizendo que foi muito bom aplicar essas tarefas na sala de aula de 5ª série que trabalho no Ensino Fundamental.
Valdinê Ferreira dos Santos.
Cursista.
RELATÓRIO
ResponderExcluirNo primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios
dos educandos sobre DESCRIÇÃO.Expliquei como deve ser produzida uma descri-
ção em seguida produzimos uma descrição usando uma tecnica de mímica, um
aluno fazia a mímica para que os demais descobrissem que objeto foi descrito.Foi muito interessante e eles participaram ativamente.
Valdinê Ferreira dos Santos.
RELATÓRIO
ResponderExcluirLeitura de rótulos de produtos.
No primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios
dos alunos sobre produtos consumidos por todos nós. No segundo expliquei a importância de se fazer esse tipo de leitura, porque as informações contidas nos rótulos são muito importantes para nós consumidores.Fiz uma lista com as perguntas mais frequentes sobre produtos consumidos por nós para que eles pudessem responder e entender melhor a importância dessa leitura, perguntas como: esse produto é útil ou superflo?, é de uso individual ou caletivo?, é barato ou caro?,qual sua composição?,etc. Distribui uma folha de papel com as perguntas e um rótulo pregado para ser lido e entendido para responder as mesmas. Tiveram algumas dificuldades na hora de responder certas perguntas, mas expliquei, entenderam e responderam. Em seguida fizemos um mural com as produções. Ficou muito bom.
Valdinê Ferreira dos Santos.
RELATÓRIO
ResponderExcluirTexto:Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade
No princípio da aula apresentei o texto escrito em um cartaz e perguntei o que eles entendiam que o autor queria dizer com "Cidadezinha qualquer", responderam que poderia ser porque a cidade era muito pequena,fizeram comparações com as cidades pequenas que já tinham ouvido falar ou que conheciam, compararam também com povoados vizinhos citando nomes.
Fizemos a leitura do texto completo observando o que aparecia nele de importante para que chegassem a conclusões sobre seu nome, sobre as coisas simples faladas no texto como por exemplo: a rotina da cidade que era sempre a mesma. No final sugeri que representassem o texto em forma de desenho. Ficou muito bom porque alguns desenharam as mulheres entre pés de laranjeiras, nas janelas,etc.
A metodologia aplicada foi bem aceita, eles acharam interessante desenhar o texto, eu também gostei.
Valdinê Ferreira dos Santos.
TP6- ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM
ResponderExcluirRELATÓRIO I
A princípio utilizei um texto publicitário para motivar a atividade escrita.Em seguida dividi a classe em grupos e orientei a interpretação do texto publicitário para que informassem a quem ele se destinava, do que pretendia convencer e como se faz isso.
O resultado foi bom.
VALDINÊ.
TP6-
RELATÓRIO II
Li o texto com as entrevistas sobre o uso de gírias, no cotidiano, perguntei aos alunos se utilizam gírias, como e quando.
Reuni-os em grupos e pedi que criassem perguntas sobre gírias, depois todos responderam por escrito as perguntas criadas.
Finalizando orientei para que passassem para um colega ler e pedir explicações para exclarecer as respostas.
Transcreveram para uma folha de cartolina perguntas e respostas.
Todos os grupos apresentaram para o resto da sala.
Conclui com a síntese sobre o trabalho.
O resultado foi muito bom.
VALDINÊ.