quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina do dia 15/08


Comentem as atividades realizadas no dia 15/08 e façam uma avaliação do encontro, ressaltando os aspectos positivos e negativos das oficinas, dos textos, das metodologias, etc. Aproveitem para comentar também o texto de Jô Soares e a atividade com ele realizada.

12 comentários:

  1. A OFICINA FOI MUITO VÁLIDA NO SENTIDO EM QUE FOI DIRECINADA TEORIA/PRÁTICA, FACILITANDO A APRENDIZAGEM, POIS QUANDO SE PRATICA, O CONHECIMENTO SE TORNA EFICAZ.
    A ATIVIDADE EXECUTADA NO FINAL CONCLUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA TODO O DIA DE ESTUDO.

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  2. O ENCONTRO FOI GRATIFICANTE,O RESULTADO DO ESTUDO E DEBATE SUPEROU MINHAS EXPECTATIVAS.A ANÁLISE DO TEXTO JÔ SOARES FANZENDO UM PARÂMETRO TEXTUAL NO SENTIDO CONOTATIVO E DENOTATIVO.LUCIANA

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  3. Meus amigos
    Vou lhes contar
    Que os contos de fadas
    Surgiram para a leitura encantar
    Através de Charles Perralt
    O pai da literatura espetacular

    Charles Perralt e os irmãos
    Jacobs e William Grimm
    Foram os grandes precursores
    Que trouxeram assim
    Diversos contos infantis
    Para os leitores afins

    No universo literário a seguir
    Somos todos convidados
    A ler, pensar e refletir
    Sobre os caminhos a serem andados
    Pois o homem é sempre aprendiz
    E o saberes devem ser multiplicados

    Surgem então os contos infantis
    Chapeuzinho vermelho A Bela e A Fera
    Pinóquio Sininho Aladim
    Branca de Neve Cinderela
    Os contos de Grimm
    Medieval é a sua era

    Apresentam príncipes e pricesas
    Reis bruxas e rainhas
    Poções mágicas com certeza
    Fadas madrinhas com suas varinhas
    Conflitos e emoções
    Na nossa imaginação caminha

    Em um mundo de fantasia
    Tudo é possível acontecer
    E através da magia
    O bem sempre há de vencer
    Unindo nossas forças
    Em prol de um novo amanhecer

    E através da leitura
    Viajamos nas asas da imaginação
    De um universo encantado
    Com imenso prazer e satisfação
    Onde lugares assombrados
    Nos são dados pela imaginação




    Diferente do mundo real
    Onde há drogas e prostituição
    Onde existe miséria e fome
    Político corrupto e ladrão
    Emperrando o futuro
    De nossa brilhante nação

    Quem dera se através da fantasia
    Como num passe de mágica
    Pudéssemos viver neste mundo
    Com paz amor e alegria
    Em lugar livre de injustiças
    E pleno de harmonia

    Então gente vamos acordar
    E através da fantasia
    Esse mundo melhorar
    Ainda bem que surgiu
    O programa gestar
    Para a educação despertar

    Pois onde existem leitores
    Há um futuro a brilhar
    Se antes os livros eram retidos
    Temos que agora aproveitar
    Fazendo da leitura um hábito
    Para novos caminhos trilhar

    Através da educação
    Com as oportunidades que há
    Vamos mediar o cidadão
    E o Brasil mudar
    Sem precisar haver punição
    Para o povo se conscientizar

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  4. O encontro de hoje foi interessante, continuamos o estudo sobre Coesão textual.
    Aprendi muito.
    Valdinê.

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  5. LITERATURA DE CORDEL
    GESTAR ll

    MENINO VOU TE DIZER
    MENINA VOU TE CONTAR
    AQUI EM SÃO JOÃO DOS PATOS
    TEMOS COMO INOVAR
    NOSSAS PRÁTICAS PEDAGOGICAS
    PORQUE CHEGOU O GESTAR

    É UM CURSO DIFERENTE
    QUE ESTIMULA A TODA GENTE
    SEMPRE TER O QUE CRIAR
    TINHA UMA PREOCUPAÇÃO
    NA LÍNGUA PORTUGUESA
    QUE ERA ESTUDAR GRAMÁTICA

    E TINHA QUE TER CERTEZA
    AGORA MUDOU O RUMO
    DESSE NOSSO ESTUDO AQUI
    COM A CHEGADA DO GESTAR
    VOCÊ TEM QUE INOVAR
    APRENDER A INTERPRETAR TEXTO

    E NOVO TEXTO CRIAR
    TAMBÉM CONTEXTUALISAR
    TEM UMA EQUIPE COMPETENTE
    QUE VAI A CAPITAL MARANHENSE
    APRENDER COISAS NOVAS
    PARA ENSINAR A GENTE

    É UM JOVEM CHAMADO ROGÉRIO
    UMA SENHORA CHAMADA LUCIA
    JUNTO COM ELES TAMBÉM TEM
    PARA TODO NOSSO AGRADO
    OUTRO RAPAZ COMPETENTE
    QUE SE CHAMA RENATO

    ESSE DA MATEMÁTICA
    É UMA PRATA DA CASA CHAMODO
    PENSE NUMA EQUIPE UNIDA
    QUE SÓ SE PREOCUPA AGORA
    EM ESTUDAR NESSA VIDA
    ESTÃO SEMPRE EM SINTONIA

    COM A EQUIPE DE BRASILIA
    AGORA É UMA MODA BOA
    DE ESTUDAR COM PRAZER
    TUDO SOBRE TIPOS DE TEXTOS
    É O QUE VAMOS FAZER
    LEVAR TUDO PARA NOSSA PRATICA

    NA SALA DE AULA ENSINAR
    TODO NOSSO ALUNADO
    O QUE APRENDEMOS NO GESTAR
    DE 5ª À 8ª SÉRIE MAIS PODEM SOSSEGAR
    QUE EM POUCO TEMPO VAI CHEGAR

    O COMPLEMENTO DE 1ª A 4ª
    PARA QUEM TRABALHA LÁ
    O PROBLEMA QUE ERA GRANDE
    DE ENSINAR A GRAMÁTICA
    SEMPRE FICAVA A PERGUNTA
    PORQUE O ALUNODO NÃO

    APRENDE ESSE NEGÓCIO?
    AGORA COM O GESTAR
    VOU EXPLICA A VOCÊS
    VAMOS APRENDER A PRODUZIR TEXTOS
    PARA MELHOR SENSATEZ
    NA HORA DE ENSINAR

    TEREMOS QUE CONTEXTUALIZAR
    NÃO PENSE VOCÊ QUE É FACIL
    FACIL NÃO VAI SER NÃO
    MAS COM A AJUDA DO PESSOAL DA UNB
    LA DA CAPITAL FEDERAL
    O ROGERIO A LUCIA E O RENATO

    APRENDERÃO COM CERTEZA
    TUDO QUE FOR PRECISO
    PARA NOS ENSINAR ESSA PROEZA
    QUE É DE ENSINAR AQUI
    COM TODA NOSSA CERTEZA
    TEXTO NO CONTEXTO

    ENVOLVENDO A NATUREZA
    TUDO ISSO MEUS SENHORES
    QUE EU ACABEI DE CONTAR
    VOCÊ PODE TER CERTEZA
    QUE VAMOS REVOLUCIONAR
    AQUI EM SJDOSPATOS

    A EDUACAÇÃO LOCAL
    SOMOS DO MUNICIPIO FUNCIONARIOS
    TODOS PREOCUAPADOS COM
    UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
    ESSA É A NOSSA VONTADE
    QUERO TAMBÉM RESSALTAR QUE A

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
    JUNTO COM A PREFEITURA
    TEM NOS DADO SUA MÃO
    COM O MATERIAL DE APOIO
    PARA MELHOR COMPREENSÃO
    QUERO AQUI AGRADECER

    DIZENDO QUE DEUS LHE PAGUE
    TODA EQUIPE DA SEMEC
    A DEDICAÇÃO QUE TEM COM ESSE
    CURSO EM ESPECIAL
    NÃO ESQUECENDO TAMBÉM
    DE AGRADER AO PREFEITO LOCAL

    O QUAL SE CHAMA JOSÉ
    É UM SUJEITO ARRETADO
    COM AS QUESTÕES DO MUNICIPIO
    ESTÁ SEMPRE PREOCUPADO
    BUSCANDO O QUE HÁ DE MELHOR
    PARA SERVIR A SEU POVO

    COM O POVO É PREOCUPADO
    DE PARTICIPAR DO PROGRESSO
    DA ESCOLA CIDADÃO
    ONDE TODOS ALFABETIZADOS
    TERÃO UM NOVO AMANHÃ
    SE DEPENDER DESSE GRUPO

    NOSSOS ALUNOS IRÃO
    APRENDER A PRODUZIR TEXTOS
    PARA SEU FUTURO MELHORAR
    AGORA VOU TER QUE PARAR
    COM ESSE NEGOCIO DE RIMAR
    PORQUE NEM SEI SE ACERTEI

    AS COISAS QUE AQUI RIMEI
    SE TIVER ALGUNS ERRINHOS
    PEÇO COM TODO CARINHO
    QUE A ELITE DE LETRAS
    AQUI DESSE LUGAR
    AJUDEM A CONSERTAR

    POIS SE TEM COISA MAIS FEIA
    É VER LETRADO ERRAR
    DE JÁ PEÇO AJUDA PARA ME CORRIGIR
    SE POR VENTURA RIMEI
    ALGUMA COISA ERRADA AQUI
    VOU ASSINAR AQUI

    COM MEU NOME VERDADEIRO
    MAIS PODER FICAR A VONTADE
    SE NÃO QUIZER FALAR O PRIMEIRO
    TAMBÉM ATENDO POR VALLSANTOS
    É UM PEDOÇA DO NOME
    COM SOBRENOME TAMBEM

    PEÇO MIL DESCULPAS SE
    NÃO AGRADEI A NINGUEM
    MEU PRIMEIRO NOME É VALDINÊ
    PODE ME CHAMAR ASSIM TAMBÉM.
    ESPERO QUE TENHA GOSTADO
    MESMO SEM TER RIMADO BEM.

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  6. O encontro de hoje foi simplesmente maravilhoso.
    Produzimos um texto intitulado "Um casamento inesperado".
    Fizemos tudo que precisava ser feito para que ficasse bem escrito: planejamento e escrita,revisão e edição, concluimos com uma belissima dramatização.
    Assim a produção textual parece fácil.

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  7. RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DAS TAREFAS DO GESTAR II EM SALA DE AULA

    No primeiro momento da aula foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos educandos,acerca de produção de texto biograficos e auto-biográficos.Num segundo momento apresentei varias biografias de personalidades como: Monteiro Lobato,Carlos Drumond de Andrade, entre outros; em um cartaz.Posteriormente fiz com eles uma biografia oral e distribui folhas de papel para que o pudessem produzir uma biografia ou sua própria autobiografia.
    Percebi que gostaram de produzir esse tipo de texto.
    A princípio tive uma preocupação com relação a disciplina deles na hora da aula, mas correu tudo tranquilamente, sem mais preocupações.Tiveram uma excelente chance de vivenciar o novo e gostaram disso.
    Fiquei satisfeita com a aula e concluo dizendo que foi muito bom aplicar essas tarefas na sala de aula de 5ª série que trabalho no Ensino Fundamental.

    Valdinê Ferreira dos Santos.
    Cursista.

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  8. RELATÓRIO

    No primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios
    dos educandos sobre DESCRIÇÃO.Expliquei como deve ser produzida uma descri-
    ção em seguida produzimos uma descrição usando uma tecnica de mímica, um
    aluno fazia a mímica para que os demais descobrissem que objeto foi descrito.Foi muito interessante e eles participaram ativamente.

    Valdinê Ferreira dos Santos.

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  9. RELATÓRIO

    Leitura de rótulos de produtos.

    No primeiro momento da aula fiz o levantamento dos conhecimentos prévios
    dos alunos sobre produtos consumidos por todos nós. No segundo expliquei a importância de se fazer esse tipo de leitura, porque as informações contidas nos rótulos são muito importantes para nós consumidores.Fiz uma lista com as perguntas mais frequentes sobre produtos consumidos por nós para que eles pudessem responder e entender melhor a importância dessa leitura, perguntas como: esse produto é útil ou superflo?, é de uso individual ou caletivo?, é barato ou caro?,qual sua composição?,etc. Distribui uma folha de papel com as perguntas e um rótulo pregado para ser lido e entendido para responder as mesmas. Tiveram algumas dificuldades na hora de responder certas perguntas, mas expliquei, entenderam e responderam. Em seguida fizemos um mural com as produções. Ficou muito bom.

    Valdinê Ferreira dos Santos.

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  10. RELATÓRIO

    Texto:Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade

    No princípio da aula apresentei o texto escrito em um cartaz e perguntei o que eles entendiam que o autor queria dizer com "Cidadezinha qualquer", responderam que poderia ser porque a cidade era muito pequena,fizeram comparações com as cidades pequenas que já tinham ouvido falar ou que conheciam, compararam também com povoados vizinhos citando nomes.
    Fizemos a leitura do texto completo observando o que aparecia nele de importante para que chegassem a conclusões sobre seu nome, sobre as coisas simples faladas no texto como por exemplo: a rotina da cidade que era sempre a mesma. No final sugeri que representassem o texto em forma de desenho. Ficou muito bom porque alguns desenharam as mulheres entre pés de laranjeiras, nas janelas,etc.
    A metodologia aplicada foi bem aceita, eles acharam interessante desenhar o texto, eu também gostei.

    Valdinê Ferreira dos Santos.

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  11. TP6- ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM

    RELATÓRIO I

    A princípio utilizei um texto publicitário para motivar a atividade escrita.Em seguida dividi a classe em grupos e orientei a interpretação do texto publicitário para que informassem a quem ele se destinava, do que pretendia convencer e como se faz isso.
    O resultado foi bom.
    VALDINÊ.

    TP6-
    RELATÓRIO II

    Li o texto com as entrevistas sobre o uso de gírias, no cotidiano, perguntei aos alunos se utilizam gírias, como e quando.
    Reuni-os em grupos e pedi que criassem perguntas sobre gírias, depois todos responderam por escrito as perguntas criadas.
    Finalizando orientei para que passassem para um colega ler e pedir explicações para exclarecer as respostas.
    Transcreveram para uma folha de cartolina perguntas e respostas.
    Todos os grupos apresentaram para o resto da sala.
    Conclui com a síntese sobre o trabalho.
    O resultado foi muito bom.
    VALDINÊ.

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