terça-feira, 22 de setembro de 2009

TP 4 - Lição de casa 1


Nesta atividade, você deverá escolher um dos Avançando na prática relacionado à leitura e produção de textos, planejar, aplicar e analisar os produtos da intervenção. O seu relatório contendo o planejamento, a descrição e análise da execução e dos materiais obtidos será requisitado pelo seu Formador. Você deverá postar o material no blog e debater com seus colegas ao longo da oficina de formação sobre esta unidade. Esta é uma atividade que visa levar você a refletir sobre sua prática, sobre a unidade estudada e servirá certamente como base para o desenvolvimento de sua argumentação durante a oficina de formação.
Sugestão de atividade: Avançando na prática "Cidadezinha qualquer", de Carlos Drummond de Andrade.

16 comentários:

  1. O presente trabalho do poema Cidadezinha Qualquer de Carlos Drummond de Andrade foi desenvolvido na 5° série do turno matutino da Unidade Integrada 31 de Março,a estratégia usada foi questionamentos orais sobre o título e logo depois montagem do mesmo com uso fichas,leitura coletiva que teve participação ativa e analítica dos discentes,para concluir a produção textual baseado na interpretação dos alunos.O resultado foi positivo em relação produçao textual,porém requer práticas contínuas de leituras
    e escritas diversificadas.

    ResponderExcluir
  2. Para desenvolver a atividade "Avançando na Prática" das unidades 14 e 15 do TP4 Leitura e Processo de Escrita I,foi escolhido a 8ª série matutino da Unidade Escolar Governador Newton Bello.A atividade foi desenvolvida tendo como base o poema "Cidadezinha Qualquer" de Carlos Drummond de Andrade.De inicio foi feito a leitura da biografia de Carlos Drummond pelo professor que explicou aos alunos a importância de se cohecer a vida do autor de uma obra antes conhece-la,em seguida foi feito a leitura do poema também pelo professor que explicou aos alunos as principais características do texto,após a leitura o mesmo pediu que os alunos dessem sua opinião a respeito do poema(se acharam interressante ou não,o que lhes chamou atenção no texto
    etc.)mediante as respostas obtidas o professor expôs no quadro alguns questionamentos, como por exemplo:
    *qual o gênero textual apresentado a eles?
    *o que o título do texto, "Cidadezinha qualquer", representa?
    *por que o autor escolheu esse título para o poema?
    *se eles conhecem outra(s) cidade(s) que não a sua?
    *como eles vêem a cidade em que moram?
    * a vida em uma cidade pequena e boa ou seria melhor morar em uma cidade grande?
    *o que o autor quis dizer na última estrofe do poema quando fala "Eta vida besta, meu Deus"?Após a exposição do questionamento foi pedido que cada um respondesse por escrito individualmente,em seguida o professor recolheu todas as atividades para posterior análise do processo de escrita de cada aluno.Com essa atividade foi possível perceber que os alunos ainda encontram muita dificuldade no processo leitura e escrita,talvez pelo fato se não serem acostumados a esse tipo de atividade,mas acharam interressante e procuraram da melhor maneira possível concluir o trabalho.

    CURSISTA: AUSTREGÉSILA CARVALHO

    ResponderExcluir
  3. O estudo do TP4, unidade 14, seção 3, cujo objetivo é conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura, foi fundamental para o desenvolvimento da atividade proposta no avançando a pratica da pagina 97, com o texto “cidadezinha qualquer”.
    O Trabalho foi desenvolvido na 6ª serie turma 60 da Unidade Integrada “31 de Março” com as seguintes etapas:
    * Apresentação da biografia do autor;
    * Leitura e apresentação do Titulo do texto “ Cidadezinha Qualquer”
    * Comentários sobre o titulo feito pelos alunos.
    * Através de fichas contendo cada verso da poesia, foi apresentado o texto.
    * Leitura e comentários ( professor/aluno)
    Em seqüências houve um momento de expressão oral individual onde os alunos relataram sobre cidades que conheciam, mostrando identificações com o texto.
    Para finalizar a atividade os alunos produziram textos utilizando o tema trabalhado e buscaram textos de outros autores que tinham o mesmo tema, através de pesquisas.
    Não percebi muitas dificuldades. Nos próximos trabalhos estarei utilizando formas diferenciadas para um maior empenho por parte dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Escola: Padre Santiago Soarez Prieto
    End: rua principal, bairro Santiago
    São João dos patos- Ma

    Relatório
    Ao trabalhar na sala de 8º série, a atividade t-p-4 avançando na prática o poema de Carlos Drummond de Andrade cidadezinha qualquer gerou várias idéias sobre o assunto cidades.Conversamos sobre o autor da época e como seria esta cidade em relação com as de hoje. No final cada aluno escreveu um poema falando de nossa cidade. Dentro do poema em Estudo foi trabalhado estrofes e versos.


    CURCISTA:
    DOMINGAS COÊLHO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  5. LIÇÃO DE CASA 1 – TP4
    RELATÓRIO


    Este relatório tem por finalidade informar sobre o planejamento, desenvolvimento e conclusão da lição de casa 1 do TP4, a mesma foi desenvolvida na Unidade Integrada “31 de Março”, turno matutino, com alunos da 7ª e 8ª séries.
    O texto trabalhado foi um poema que tem como título: Cidadezinha Qualquer, do autor Carlos Drummond de Andrade e aconteceu da seguinte forma: a princípio trabalhou-se a biografia do autor, explorando bem todas as informações contidas, depois mostrou-se o título do poema, onde foram levantadas várias hipóteses a respeito deste, em seguida todos os alunos receberam uma cópia do texto e fizeram primeiramente uma leitura silenciosa, depois em forma de jogral. Foi trabalhado também a estrutura do poema, versos, estrofes e as expressões usadas no decorrer de todo o texto.
    Após todo esse trabalho fez-se uma avaliação oral, onde pôde-se perceber que houve entendimento por parte dos alunos.

    Raimunda Alice Batista Lopes Aires
    Gestar de Língua Portuguesa - SJP

    ResponderExcluir
  6. GESTAR : PROGRAMA GESTÃO DA APREDIZAGEM ESCOLAR


    LINGUA PORTUGUESA
    SÃO JOÃO DOS PATOS
    CURSISTA : LUSANIRA CARVALHO RIBEIRO
    Relatório referente a lição de casa 1 (TP4)



    RELATORIO




    Através da exploração do texto (Estudo errado) de Gabriel Pensador, foi bastante gratificante ouvir dos alunos o que pensam da escola, dos professores e governantes.
    Durante o processo desse trabalho ocorreram momentos em que foram feitas dinâmicas de leitura com montagem do texto recortado em tirinhas e comentários sobre algumas frases escolhidas pelos grupos onde cada um deles listaram suas atitudes realizadas na escola e no meio em que vivem. As mesmas foram registradas em folha própria e usadas para uma alta análise.
    O texto também foi utilizado para explorar a problemática que é hoje uma das maiores preocupação de todos que fazem parte da escola. Partindo desta listagem de atitudes registradas pelos alunos se fez necessário elaborar uma pesquisa com vários questionamentos chegou-se a conclusão de que os alunos da UNIDADE DE ENSINO 31 DE MARÇO deixam de estudar por causa do trabalho doméstico e na roça.
    A discussão sobre o assunto permitiu uma reflexão sobre valores, daí dezenas de idéias que julgamos úteis e que servem de ponto de partida para nossos estudantes desenvolverem a escrita e a leitura de maneira agradável.
    Lição de casa 1 (tp 4)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O presente relatório mostra os resultados das atividades desenvolvidas na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira. Onde foi trabalhado com os alunos o poema mais conhecido de Carlos Drummond de Andrade, extraído de seu primeiro livro “Algumas poesias” que foi publicado em 1930. O poema é belíssimo e traz idéias sobre cidades. Esse poema se chama “ Cidadezinha Qualquer’. O fato é que foi realizado uma atividade de análise em cima desse poema, no dia 14 de setembro do corrente ano.
    Por sua vez, o autor descreve sua cidade natal Itabira, mostrando que é uma cidade pacata e diferente das metrópoles, onde o seu desenvolvimento urbano é lento, e que as pessoas das cidades menos desenvolvidas devem conhecer os grandes centros urbanos.
    Através deste foco que os alunos analisaram e interpretaram o poema, aguçando os seus conhecimentos prévios sobre o desenvolvimento das cidades. Eles também falaram de São João dos Patos-MA , ou seja, explanaram suas idéias falando de sua cultura e estrutura física , deram suas opiniões, se gostavam ou não de serem patoenses.
    O essencial é que, cada aluno produziu um poema que relatava os valores de São João dos Patos, como também os problemas existente, tais como: a falta d’água. Vale ressaltar que, esse trabalho foi gratificante e fundamental para cada educando refletir criticamente sobre sua cidade natal. Além do mais foi feita a reescrita para estruturar o poema corretamente, fazendo com que ele tivesse coerência e coesão. Entretanto, no aspecto geral, eles aprenderam que devemos valorizar as nossas origens, pois, cada município tem sua história e costumes.
    Para finalizar, a produção textual, faz com que a” leitura e a escrita sejam verdadeiramente significativa e ajude o educando a ter necessidade de ler e refletir sobre suas atitudes diante de determinados fatos”. Porque todo cidadão tem que ser critico , perspicaz diante dos obstáculos que surgirem no decorrer de sua vida.

    Cursista: Fabíola da Costa Carvalho

    ResponderExcluir
  9. O presente relatório visa a demonstração da realização tarefa referente a lição de casa 1 do tp 4 que foi realizada no dia 10-02-2010 na escola "31 de M arço onde foi trabalhado o poema "CIDADEZINHA QUALQUER" de Carlos Drummond de Andrade.Primeiramente foi feita a leitura do texto pelo professor em voz alta, em seguida,ouve a participação dos alunos colocando oralmente as suas interpretações a cerca do poema.Porém, ouve uma participação em massa do grupo.

    Cursista:Tarso Santos

    ResponderExcluir
  10. TP4
    Teoria e Prática: Leitura- Processo da escrita

    Venho através deste, relatar um trabalho desenvolvido com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. Para iniciar o trabalho voltado para o estudo do texto Cidadezinha Qualquer fiz um breve apanhado dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre as características de algumas cidades denominadas metrópoles e outras menos desenvolvidas como as pequenas cidades. Depois apresentei o texto Cidadezinha Qualquer despertando dessa maneira a curiosidade em saber um pouco mais sobre a visão do outro.

    Cursista: Esperança Madeira

    ResponderExcluir
  11. TP – 4
    Teoria e Prática Leitura: Processo da Escrita

    No transcorrer das atividades foi realizada mais uma atividade do TP -4 com os alunos de 5ª série, onde foi trabalhado o texto uma Cidadezinha Qualquer.
    Relatando as tarefas em sala de aula, iniciou com apresentação de cartazes, mostrando diferença entre cidade grande e pequena. Em seguida foi feita uma reflexão de como é uma cidadezinha. Como professora levantei questionamentos do que viria a ser uma cidadezinha qualquer, e assim quase todos se envolveram com o texto.
    Realizamos um debate que foi bem interessante e proveitoso. Perceberam no decorrer da discussão que o termos Cidadezinha pode também atribuído de outras formas descrevendo a Cidade que mora com várias características.
    Como resultado final os alunos tiveram um bom aprendizado, gostaram do que a tarefa propôs demonstrando interesse e os objetivos foram alcançados. Valeu porque houve uma boa interação dos estudos.

    Cursista: Sonia Maria

    ResponderExcluir
  12. TP- 4
    Estudo do texto Cidadinha Qualquer

    Cursista: Camélia

    Minha aula foi realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. O texto “Cidadezinha Qualquer”, foi apresentado para os alunos seguido por comentários prévios sobre os conhecimentos que os alunos já possuem sobre as características de algumas cidades denominadas como metrópole e de outras menos desenvolvidas como as cidades pequenas.
    Em seguida apresentei o texto “Cidadezinha Qualquer” novamente, só que agora, despertando nos alunos a curiosidade em observar a visão do autor promovendo ao final da aula um pequeno debate sobre a obra em estudo.
    A aula foi ótima e os alunos demonstraram satisfeitos como a metodologia aplicada.

    ResponderExcluir
  13. Sabendo que a cultura está relacionada com a educação trabalhamos as festas locais da nossa cidade em especial as festas juninas. Pedimos para que os alunos pesquisassem sobre as festas juninas e as quadrilhas, elas mostraram interesse pela atividade, pesquisaram a origem e a difusão da cultura, que é bem explorada em nossa cidade.
    Acreditamos que com esta atividade enriquecemos o conhecimento do aluno, quanto aos costumes das festas juninas, além de desenvolver a socialização e a criatividade, objetivando assim o desenvolvimento da leitura e da escrita.

    CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA

    ResponderExcluir
  14. LIÇÃO DE CASA 1 – TP4
    RELATÓRIO


    Este relatório tem por finalidade informar sobre o planejamento, desenvolvimento e conclusão da lição de casa 1 do TP4, a mesma foi desenvolvida na Unidade Integrada “31 de Março”, turno matutino, com alunos da 7ª e 8ª séries.
    O texto trabalhado foi um poema que tem como título: Cidadezinha Qualquer, do autor Carlos Drummond de Andrade e aconteceu da seguinte forma: a princípio trabalhou-se a biografia do autor, explorando bem todas as informações contidas, depois mostrou-se o título do poema, onde foram levantadas várias hipóteses a respeito deste, em seguida todos os alunos receberam uma cópia do texto e fizeram primeiramente uma leitura silenciosa, depois em forma de jogral. Foi trabalhado também a estrutura do poema, versos, estrofes e as expressões usadas no decorrer de todo o texto.
    Após todo esse trabalho fez-se uma avaliação oral, onde pôde-se perceber que houve entendimento por parte dos alunos.

    Cursista: Raimunda Alice Batista Lopes Aires
    Gestar 2 Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  15. GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
    FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
    TP4 – SEÇÃO 1

    O relatório que apresento fala de uma prática realizada na 8ª série vespertina da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”, realizada em outubro de 2009 que envolve escrita, crenças e teorias como utilidades para a comunicação.
    De início reuni os alunos em círculo e comentei com eles a importância da escrita para nós quanto está presente em todos os momentos citando exemplos de coisas ocorridas comigo no dia anterior daí então pedi a eles conversarem em grupo e depois responderem perguntas que anotassem tema para a próxima aula onde escreveriam um texto narrando com suas idéias planejadas.
    A atividade foi realizada com êxito na aula posterior e até surpreendeu adiante dos temas abordados.

    ResponderExcluir
  16. PROGRAMA GESTAR II
    LINGUA PORTUGUESA

    3° Aula
    A leitura e Processos de Escrita

    O TP4 aborda teórica e sistematicamente os assuntos relacionados ao letramento como práticas sociais e é a base para todo ensino a partir de textos. Desse conceito decorre a importância da discussão inicial do termo mais abrangente do que a alfabetização, em estreita relação com a cultura. Tendo como base as orientações dadas no TP sobre o processo de letramento e como o mesmo acontece, planejei uma aula com a utilização de diferentes rótulos acompanhados de uma ficha de informações que deveria ser preenchida pelos alunos para que os mesmos fizessem um estudo aprofundado de cada rótulo.
    Após o estudo de cada embalagem, foi realizada a construção de um painel de rótulos. Cada aluno ia a frente e fazia a explanação do seu produto e aos poucos o painel foi se construindo.
    Enfim, a aula foi diferenciada, participativa e contribuiu para o letramento dos alunos.
    São João dos Patos


    Rita Jordanha Noleto da Silva

    ResponderExcluir