quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Neste espaço, vocês devem escrever sobre a realização da Lição de casa 1 do TP3 (Gêneros e Tipos textuais).


Lição de casa 1



Nas unidades 9 e 10 do TP3 (Gêneros e tipos textuais), foram propostas seis atividades, nas seções Avançando na prática, para que você pudesse desenvolver com seus alunos. Escolha uma delas e registre, por escrito, toda sua experiência, desde os aspectos facilitadores até os aspectos em que você e seus alunos encontraram mais dificuldade. Registre também suas observações e sugestões a respeito. Faça comentários e observações.

16 comentários:

  1. Relatório 1

    Este trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento e conclusão da atividade de língua portuguesa,GESTAR II,TP3,seção 3, gêneros e tipos textuais, realizada na 5ª série, turno matutino na Unidade Integrada "31 de Março".
    Foram distribuidos textos diferenciados em relação ao gênero. Em seguida, leitura em grupo
    para uma discussão sobre o tema sugerido no texto, onde foram feitas inferências por parte do professor para perceberem a significancia do tema (trabalho).
    Observou-se um conhecimento prévio na identificação dos gêneros textuais, o que facilitou o desenvolvimento da atividade, mas houve dificuldades por parte de alguns alunos para perceberem qual o conceito do autor sobre o tema, uma pequena barreira para identificação e formulação de idéias.
    A atividade foi satisfatória,houve interação ativa dos alunos na discussão e análise do texto. Ficando bem claro que mesmo com as dificuldades já citadas, houve efetiva contribuição para o desenvolvimento da capacidade de percepção dos alunos quanto ao gênero e temática proposta no texto em estudo.

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  2. Relatório 1

    A atividade foi desenvolvida na unidade integrada "31 de Março", com alunos da 6ª série do turno matutino. Iniciou-se a atividade com a leitura de biografias de vários autores, para identificação das informações que constituem um texto biográfico. Após a leitura e discussão das biografias foi proposto para cada aluno elaborar sua própria biografia, sendo que estes tinham que usar a 3ª pessoa. Percebeu-se uma certa dificuldade em descobrir informações sobre si mesmo e também em usar a 3ª pessoa, mas com alguns direcionamentos foi possível concluir a atividade, visto que cada um passou a ter conhecimento maior de si próprio.
    Foi o que pôde-se perceber ao final do trabalho.


    RAIMUNDA ALICE BATISTA LOPES AIRES
    GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

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  3. RELATÓRIO
    GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS E SUA
    INTERELAÇÃO DIFICULDADES E FACILDADES

    A atividade foi realizada com o objetivo de caracterizar uma das formas de realização de gênero poético: o cordel. No desenvolvimento deste estudo de Língua Portuguesa do Curso Gestar II TP3, seção 3, gêneros e tipos textuais parte 1 executada na Unidade Integrada 31 de Março, 8ª série turno Noturno.
    No transcorrer desde estudo houve troca de idéias e conhecimentos prévios dos discentes sobre este contexto, bem como a interação com o docente da disciplina, para assim contextualizar o estudo do texto Satanás Trabalhando no roçado de São Pedro, de autoria de José Costa Leite.
    A partir da participação oral e escrita dos discentes, observaram-se dificuldades de leitura e escrita por alguns, mas a maioria conseguiu desenvolver o trabalho com êxito.
    Sabemos que as fontes da literatura de cordel são muito variadas, portanto o docente deve planejar e ministrar aulas com temas variados, assim os discentes desenvolverão suas competências sócio comunicativas.
    Foi de suma importância interagir com esta atividade e neste curso, estou observando novos conhecimentos com a disciplina e com o conhecimentos dos discentes em relação a ler, interpretar e escrever. Porém faz-se necessário muito leitura e estudos no trabalho educacional para sermos brasileiros atuantes no campo lingüístico e social.

    “ A finalidade de qualquer ação educativa deve ser a produção de conhecimentos que aumente a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos”
    Paulo Freire

    Cursista: Luciana Queiroz
    Gestar II São João dos Patos.

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  4. As atividades propostas no Avançando na prática das Unidades 9 e 10 foram de suma importância para o aprendizado dos alunos e professores. Dentre elas podemos destacar com mais intensidade o estudo da BIOGRAFIA tomando por base a do escritor CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. A referida atividade foi elaborada para 5ª série do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Pe. Santiago Suarez Prieto, onde houve uma boa participação dos alunos.
    Para começar a aula, a professora apresenta e analisa junto com os alunos a biografia do autor acima citado, logo depois, destaca suas principais características comparando-a com a autobiografia. Ao término da explanação pediu que todos escrevessem sua própria biografia com os verbos em 3ª pessoa, depois da produção concluída foram observados alguns aspectos:
    • A maioria dos alunos entenderam o que é uma biografia e quais características possui;
    • Ao escrever, todos narraram em 3ª pessoa conforme o exigido;
    • Não organizaram as informações de maneira coerente, pois ainda não conseguem usar expressões que as liguem sem repetição de vocabulário;
    • Nota-se um vocabulário restrito e com poucas informações;
    • Alguns alunos não se preocupam com a estética do texto;
    Diante destas informações, conclui-se que apesar de tantas dificuldades encontradas pelos alunos, ainda assim pode-se considerar que a atividade foi proveitosa e de grande valia para os envolvidos. A turma é de um nível bom, porém o tempo dispensado a esta atividade foi insuficiente, mas acredita-se que esse tempo ajudou os alunos a refletirem sobre a produção de texto.
    Vânia Araújo

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  5. As atividades propostas no Avançando na prática das Unidades 9 e 10 foram de suma importância para o aprendizado dos alunos e professores. Dentre elas podemos destacar com mais intensidade o estudo da BIOGRAFIA tomando por base a do escritor CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. A referida atividade foi elaborada para 5ª série do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Pe. Santiago Suarez Prieto, onde houve uma boa participação dos alunos.
    Para começar a aula, a professora apresenta e analisa junto com os alunos a biografia do autor acima citado, logo depois, destaca suas principais características comparando-a com a autobiografia. Ao término da explanação pediu que todos escrevessem sua própria biografia com os verbos em 3ª pessoa, depois da produção concluída foram observados alguns aspectos:
    • A maioria dos alunos entenderam o que é uma biografia e quais características possui;
    • Ao escrever, todos narraram em 3ª pessoa conforme o exigido;
    • Não organizaram as informações de maneira coerente, pois ainda não conseguem usar expressões que as liguem sem repetição de vocabulário;
    • Nota-se um vocabulário restrito e com poucas informações;
    • Alguns alunos não se preocupam com a estética do texto;
    Diante destas informações, conclui-se que apesar de tantas dificuldades encontradas pelos alunos, ainda assim pode-se considerar que a atividade foi proveitosa e de grande valia para os envolvidos. A turma é de um nível bom, porém o tempo dispensado a esta atividade foi insuficiente, mas acredita-se que esse tempo ajudou os alunos a refletirem sobre a produção de texto.
    Vânia Araújo

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  6. A atividade escolhida da seção "Avançando na Prática" das unidades 9 e 10 do TP3 "Gêneros e Tipos textuais" foi sobre o gênero textual "Biografia", para ser aplicada na 7ªsérie matutino da Unidade Escolar Governador Newton Bello com o intuito de apresentar aos alunos esse gênero textual tão presente em seu dia-a-dia, pois, nos próprios livros didáticos existem biografias de escritores de nossa literatura.Para desenvolver essa atividade foi levado à sala de aula biografias de alguns escritores e pessoas famosas para serem lidas para eles pelo professor, em seguida foi pedido que cada um dos alunos lessem uma das biografias apresentadas e fizessem comentários sobre a importância das mesmas e que tipos de informações trazem esses textos,logo após foi repassado a eles pelo professor todos os passos necessários para se elaborar uma biografia.para concluir essa atividade foi pedido que cada aluno elaborasse a sua própria biografia ou a de alguém conhecido que fosse importante para ele ou para a comunidade em geral, lembrando a eles que toda biografia tem que ser elaborada na 3ª pessoa.Os alunos tiveram dificuldade em concluir essa atividade por ser tratar de um gênero textual conhecido mas pouco utilizado pelos mesmos ,mas com o empenho e dedicação de todos o trabalho pode ser realizado de maneira satisfatória.

    CURSISTA:AUSTREGÉSILA CARVALHO

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  7. RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO TP3

    LIÇÃO DE CASA 1

    Na seção 1 pôde-se observar que os textos sugeridos para trabalhar são de diferentes gêneros.
    O texto escolhido para trabalhar na 5ª série na Unidade Integrada 31 de Março, foi a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
    O Trabalho foi desenvolvido em sala de aula através de uma pesquisa bibliográfica realizada acerca de vários autores. Através do trabalho, os alunos puderam conhecer as características de uma biografia.
    Após realizada a pesquisa os alunos puderam exercitar os conhecimentos adquiridos escrevendo sua própria biografia. O texto foi escrito na terceira pessoa, como propunha o texto trabalhado anteriormente.
    Como aspecto positivo vale ressaltar a compreensão e a boa vontade dos alunos em conhecer o novo e receber esse novo desafio para a sua aprendizagem.
    Algumas dificuldades puderam ser observadas como a construção da própria biografia.
    Em síntese, o trabalho foi de grande importância para o aprendizado dos alunos e, conseqüentemente, para os cursistas a construção do aprendizado sobre gêneros e tipos textuais.

    Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo.
    GESTAR II – LP – SÃO JOÃO DOS PATOS

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  8. Esta atividade foi realizada com os alunos da 7ª série do Colégio Dr. Adonias Lacerda, Anexo II, povoado Varzinha município de Paraibano - MA.
    O trabalho foi executado no dia 04/09 em sala de aula através da leitura de vários textos trazidos pelos alunos de gêneros diversos. Com esse trabalho, os alunos puderam se familiarizar com diferentes gêneros textuais podendo assim,identificar e diferenciá-los em situações diversas.
    Em seguida, foi solicitado aos alunos que produzissem a biografia de um colega de classe. O trabalho foi proveitoso, pois os mesmos demonstraram bastante empenho na realização da atividade proposta. Os resultados obtidos demonstram o início de um novo ciclo na educação local.

    Cursista: Tarso Santos

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  9. GESTAR II: PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

    LINGUA PORTUGUESA / GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS (tp3) (LIÇÃO DE CASA 1)
    CURSISTA: LUSANIRA CARVALHO RIBEIRO

    RELATÓRIO

    O presente trabalho tem por objetivo relatar conclusões das atividades de língua portuguesa do curso GESTAR2 TP3, seção 3, gêneros e tipos textuais parte 1, realizada na Unidade Integrada 31 de Março, 8ª série no turno noturno.
    Na via de acesso pelas atividades realizadas houve assim um grande desempenho na subclassificação do gênero político: o cordel, onde os alunos foram orientados a classificar algumas características formais do cordel em seguida foram capazes de produzirem textos bastante interessantes sobre o mesmo.
    A leitura: Satanás trabalhando no roçado de São Pedro teve uma grande identificação com os alunos e aconteceu uma discussão bastante proveitosa quanto a realidade e escrita dos estudantes.
    Ao longo do trabalho foram citados depoimentos bastante proveitosos para nossos ensinamentos culturais vividos pelos nossos alunos. Diante de vários pontos positivos não se pode deixar de reconhecer as grandes dificuldades enfrentadas nas habilidades de ler e interpretar e produção de textos pela maioria dos nossos educando. E com base nessas referencias é que nós educadores teremos que ter consciência de fazer um trabalho de base para que todos percebam que a leitura é um processo pelo qual o sujeito leitor atribui ao sucesso, a um jogo equilibrado no qual se mescla a informação e o conhecimento.
    A partir desse panorama sabe-se que nós educadores temos que estarmos concentrados numa forma bastante eficaz de redirecionar quando necessário nossos conhecimentos e por em prática para melhor atingirmos nossos objetivos, no trabalho para com nossos alunos, oferecendo-os uma ampliação de interesse e conhecimento do mundo em que vive.
    A partir desse contexto acredita-se que ao to de aprender não é natural e tampouco espontâneo, requer questionamento, mudança, resistência e outros atributos que se constroem na hipótese de que a aprendizagem do aluno tenha um significado com sua realidade vivida.
    Dessa forma é importante ressaltar que foi bastante proveitoso a realização do trabalho envolvendo essa interação de discussão, depoimentos, sugestões relacionadas aos estudos de diversos textos.

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  10. Aos 19 dias do mês de agosto do ano de dois mil e nove, reuniu-se na Escola Unidade Integrada 31 de março, localizada à Rua Gonçalves Moreira nesta cidade de São João dos Patos no estado do maranhão, os cursistas do programa gestar, onde foi abordado o tema gênero textual, sendo esse, discutido e explorado pelo tutor Rogério Alves de Carvalho e pelos demais cursistas presentes.
    Primeiramente foram apresentadas algumas atividades de oficinas realizadas pelos cursistas em sala de aula, onde percebeu-se um grande empenho por parte dos mesmos no decorrer do processo de realização destas; logo após, iniciou-se a exploração do TP4 cuja temática foi Leitura e Processo de Escrita; foi atribuída uma atividade sobre gênero textual aos cursistas, encerrando-se o momento de estudo com a exibição de um vídeo .
    Em sala de aula no dia 24 de agosto do presente ano e nove na Escola municipal Francisco Mendes Vieira foi realiza uma atividade sobre o gênero textual Biografia; já que, para transformar as atuais práticas de ensino-aprendizagem da língua materna faz-se necessário adotar a noção de gênero, visto que os Gêneros textuais articulam as práticas sociais e os objetos escolares, constituindo-se em instrumentos privilegiados para o desenvolvimento das capacidades necessárias à compreensão-produção oral e escrita dos mais variados textos existentes, pois, como afirmam muitos estudiosos ,aprender a falar ,ler e escrever é, principalmente, aprender a compreender e produzir enunciados através de gêneros.
    Com base nos argumentos anteriormente mencionados, o primeiro momento em sala de aula consistiu na exploração da importância da leitura, partindo da realidade dos alunos, em seguida foi-lhes apresentado o texto Meu nome, cujo mesmo é uma autobiografia da escritora Lygia Bojunga Nunes seguindo-se da interpretação textual oral e escrita. No segundo momento foi solicitada a produção textual da autobiografia do próprio aluno; nesse processo percebeu-se o interesse por grande parte dos alunos em contar sua história de vida, tornando o trabalho um tanto quanto prazeroso pois, embora tenha havido dificuldades de alguns no processo de escrita, estas foram sanadas da melhor maneira possível com o auxílio do professor no processo de uma reescrita textual e, a partir disso, podemos conhecer um pouco mais a vida dos nossos educandos e ir muito mais além no processo de ensino-aprendizagem.
    No dia primeiro do mês de setembro do presente ano, foi realizada a segunda etapa do trabalho que consistiu na biografia do aluno; dessa vez o processo de produção textual tornou-se mais fácil, uma vez que, já tinha sido trabalhada a autobiografia do aluno; primeiramente foi feita uma explanação gramatical sobre pronomes pessoais do caso reto e verbo através de diálogos realizados pelos próprios educandos e trechos de textos apresentados na lousa para uma melhor compreensão do assunto em questão (terceira pessoa do discurso); logo em seguida, foi entregue a cada aluno um texto: a biografia de Lygia Bojunga Nunes, onde os mesmos puderam perceber que a biografia está sempre em terceira pessoa e que esta é um Gênero literário em que o autor narra a história de vida de uma pessoa ou de várias pessoas.E que , de um modo geral as biografias contam a vida de alguém depois de sua morte, mas que na atualidade isso vem mudando. Desta foram explicou-se aos alunos a diferença entre autobiografia e biografia.
    Ao término da atividade, com a permissão dos alunos, foram apresentadas duas biografias à turma.
    Torna-se necessário ressaltar que o trabalho realizado possibilitou aos alunos conhecer mais um tipo de gênero textual, identificá-lo e usá-lo quando necessário dentro do seu contexto social de forma crítica e consciente.

    Cursista: Fabíola da Costa Carvalho

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  11. LIÇÃO DE CASA 2 – TP4
    RELATÓRIO

    Para realizar a atividade do TP4 lição de casa 2 foi escolhido o avançando na prática da pág. 194, que sugere que se leia um texto de divulgação coentífica cujo tema é: “Sempre em boa companhia” de Raquel V. Marques e Maria Alice S. Alves. A atividade foi desenvolvida com os alunos da 7ª série “A” da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira”, turno vespertino, onde os alunos receberam cópias do texto para uma rápida leitura. Li em voz alta o trecho do texto, ao término, fiz algumas perguntas sobre o texto, tais como: O que podem contar sobre o texto que foi lido? Que animais você acham que estão em extinção? Enquanto eles davam suas respostas, eu anotava no quadro tópicos sobre o que eles diziam. No final da aula pedi que eles pesquisassem em jornais, revistas, etc, animais em extinção.
    Na aula seguinte transcrevi os tópicos novamente no quadro e pedi que cada um elaborasse uma carta, e que na contra-capa desenhassem ou colassem fotos de alguns animais que estão em extinção e enviasse para um colega da sala.
    Concluiu-se que a atividade surtiu efeitos positivos, após ter discutido o resultado com os alunos.

    Maria José Machado

    GESTAR II de Língua Portuguesa

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  12. Relatório TP 3
    Gêneros e tipos textuais

    No TP 3- foram estudados diversos aspectos no que diz respeito aos gêneros e tipos textuais que serviu para fazer entender a diversidade de texto que existe, sendo que cada um desses se encaixa nas suas especificidades como um gênero e tipo textual. Analisando todos os tipos de gênero, achei muito importante o texto de Carlos Drumonnd de Andrade, para ser trabalhado em sala com os alunos de 5ª série, pois o texto é uma biografia e por ser caracterizado dessa forma é muito importante fazer perceber a necessidade de escrever e produzir algo de si mesmo.
    Descrevendo o trabalho em sala de aula o primeiro passo foi descobrir através de pesquisa outra biografia para entender como se estrutura uma biografia. Nesse contexto os alunos conseguiram escrever a sua biografia narrando na 3ª pessoa conforme a regra.
    Finalizando o trabalho em sala de aula, observou-se avanços e dificuldades. Falando em avanços a maioria foram capazes de produzir os textos entenderam conteúdo discutido. E quanto às dificuldades, alguns não conseguiram colocar em prática no que dez respeito uma produção textual.
    Assim foi muito interessante a experiência foi também percebido que o aluno é capaz de produzir textos com orientações as dúvidas foram de texto.


    Cursista: Esperança Madeira

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  13. TP - 3 – Gêneros e tipos textuais
    Lição de casa 1

    Analisando e vivendo as praticas que o Gestar II sugere, registra-se a experiência sobre os Gêneros e Tipos textuais que faz identificar diferenças e semelhanças na organização de testos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico.
    E assim ma seção 1 se analisa que há uma diversidade de textos no qual envolve diferentes gêneros: literário, não literário, oral ou escrito.
    Cada gênero tem sua importância de acordo com a realidade do meio. Nesse contexto achei interessante trabalhar em sala de aula o texto de Carlos Drumond de Andrade, no qual relata a sua biografia, sendo este de suma importância para os alunos de 5ª série, para despertar o interesse de sua própria história (biografia) e outros mais.
    Despertamos processualmente o interesse pelo o assunto, pesquisaram biografias de outros autores para poder entender realmente o teor do tema – o conhecimento de um texto que caracteriza como biografia.
    Com esse trabalho os alunos agora foram capazes de retratar sua biografia todo estruturado de acordo a regra – 3ª pessoa.
    Foi observada entre vários aspectos a facilidade de compreensão sobre biografia, atendendo para o novo, a de escrever a sua própria história. Outro a ser citado são as dificuldades na produção do texto, pois como sempre é uma prática quase comum.
    Em análise, essa experiência foi de grande relevância notando assim, que o aluno é capaz de criar e aprender usando formas dinâmicas para o estudo de diversos tipos textuais.

    Cursista: Sonia Maria

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  14. TP-3
    TEXTO BIOGRAFICO

    Cursista: Camélia

    Venho através deste, apresentar o relato sobre minha atuação com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.
    Trabalhei um texto bibliográfico. O mesmo, apresentado no inicio da aula foi minha própria biografia. Expliquei passo-a-passo essa construção que fiz em 1ª pessoa e em seguida, a produção foi feita pelos alunos individualmente só agora em 3ª pessoa.
    Os alunos gostaram, participaram e fizeram um momento de apresentação das produções. Alguns alunos, enriqueceram ainda mais a aula, descrevendo outros autores que se destacaram na literatura conhecidos em outras aulas pelo professor titular.
    A aula foi bastante proveitosa e os objetivos propostos foram alcançados.

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  15. Realizamos a atividade na Escola Padre Santiago Suarez Prieto na turma 5ª série “B” no turno vespertino. Trabalhamos o gênero textual, biografia, é um gênero informativo e que tem a predominância narrativa e descritiva.
    A atividade (pe) desenvolveu-se da seguinte forma foi lida a biografia de Carlos Drumonnd de Andrade de Andrade, logo em seguida solicitamos que eles tentassem escrever sua autobiografia, alguns alunos disseram que já conheciam este gênero textual e que já haviam realizado atividade semelhante, outros informaram que não conheciam. Desta forma a aula fluiu normalmente onde cada aluno produziu sua autobiografia.
    Pressupõe-se que a atividade foi relevante para a turma uma vez que a produção textual desperta a capacidade de criação do aluno bem como distribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

    CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA

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  16. GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM
    FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
    TP3
    AUTOBIOGRAFIA E BIOGRAFIA

    O presente relatório tem por finalidade informar os resultados das atividades exploradas com os alunos da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” aplicadas na 7ª série “A” no dia 17 de novembro de 2009 e tem como tema: A leitura e a escrita no processo ensino-aprendizagem.
    No transcorres das atividades foi sugerido que cada aluno fizesse sua autobiografia e biografia. Tal atividade foi realizada com sucesso com sucesso, mostrando a cada aluno sua importância na cultura e no saber e que fazem parte de um patrimônio cultural digno no processo da formação escolar e de sua própria vida como cidadãos de bens capazes de ter criatividade e criticidade diante dos fatos.
    Portanto, o desenrolar dessa atividade desenvolvida foi satisfatório para cada aluno uma vez que os fatos foram vivenciados e muitos contribuem na vida de cada um.

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