Teça comentários sobre os conteúdos estudados no TP 5 e as atividades realizadas, declarando de que forma eles contribuirão para o seu aperfeiçoamento profissional.
Está sendo cada mais prazeroso cursar o gestar, pois a cada dia que passa estou aperfeiçoando minha prática em sala de aula,todas as informações repassadas através do professor Rogério são bastantante significativas e úteis, só gostaria de ter um pouco mais de tempo para aprofundar meus estudos dos TPs,de todos os estudados o que mais me identifiquei foi com o TP5.Estou relmente amando participar desse curso
ESCOLA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE VARGAS AVENIDA PRESIDENTE MEDICE TURNO: MATUTINA SÉRIE: 5º ATIVIDADE T-P-3 RELATÓRIO TEXTUAIS FOI TRABALHADO O TEXTO O SEGREDO DO ARMÁRIO SENDO ENTREGUE EM TIRAS ONDE OS ALUNOS OBSERVARAM A GRAVURA NA PROCURA DE PISTAS DE SIGNIFICAÇÃO. PEDI AOS ALUNOS QUE SOCIALIZASSEM AS PARTES PARA COMPOR UM TODO COERENTE EXERCITANDO AS PRÁTICAS DE LEITURAS E NA ORGANIZAÇÃO LINGUISTICAS. O TEXTO FOI DE UMA COMPREENSÃO RASUÁLVEL, PORTANTO DIFERENTES VISÕES EM NIVEIS DE COERÊNCIA DIFERENTES AO MESMO TEMPO. O OBJETIVO FOI ESPERADO .
O curso gestar está sendo muito gratificamente para o meu desempenho no que diz respeito principalmente a minha profissão, já que todos os conteúdos abordados nos TPS são de grande valia para o processo de ensino- aprendizagem.
O trabalho foi desenvolvido na Unidade Integrada “31 de Março” com alunos do 7º ano do ensino fundamental. Conclui-se que, ao aplicar este trabalho em sala de aula, houve uma grande contribuição para os alunos terem melhor aprendizagem, pois o mesmo foi feito numa abordagem relacionada ao tema “Estilo” que agradou a todos, foram apresentadas algumas ilustrações demonstrando assim os diferentes modos de expressão de determinados grupos. A explanação do conteúdo desenvolveu-se deixando claro para o estudante que todo escritor tem seu estilo próprio, onde será evidenciada sua personalidade, ou a tendência literária vivida em uma época. Após a abordagem teórica do assunto, sugeri que os alunos produzissem um texto em que eles estivessem narrando um jogo de futebol, dividi-os em grupos e assim cada grupo apresentou a situação narrada, destarte esclarecendo que estilo é a maneira típica de cada um imprimir seus pensamentos através da linguagem. Foi uma aula dinâmica e proveitosa do ponto de vista cognitivo, pois pela participação da classe tornou-se evidente o aprendizado.
Estamos iniciando um período de novos estudos e descobertas no nosso campo de atuação como professores de Língua Portuguesa. Com o Gestar II, temos oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos e aperfeiçoar a nossa prática pedagógica no tocante ao ensino de língua materna. Como profissionais atuantes e antenados com as novas tecnologias que somos, não podemos deixar de fazer uso da internet para nos auxiliar a desenvolver melhor nossos estudos e nossos trabalhos com os nossos alunos. Por esta razão , utilizaremos este blog para experimentarmos essa nova forma de estudar e agir sobre o mundo em que vivemos. Bem-vindo(a)s, querido(a)s cursistas! Façam bom uso deste maravilhoso recurso tecnológico e aproveitem bem os estudos!
Este blog foi criado com a finalidade de divulgar os trabalhos realizados pelos professores cursistas do Programa GESTAR II na modalidade LÍNGUA PORTUGUESA realizado na cidade de SÃO JOÃO DOS PATOS - MA.
Está sendo cada mais prazeroso cursar o gestar, pois a cada dia que passa estou aperfeiçoando minha prática em sala de aula,todas as informações repassadas através do professor Rogério são bastantante significativas e úteis, só gostaria de ter um pouco mais de tempo para aprofundar meus estudos dos TPs,de todos os estudados o que mais me identifiquei foi com o TP5.Estou relmente amando participar desse curso
ResponderExcluirESCOLA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE VARGAS
ResponderExcluirAVENIDA PRESIDENTE MEDICE
TURNO: MATUTINA SÉRIE: 5º ATIVIDADE T-P-3
RELATÓRIO TEXTUAIS
FOI TRABALHADO O TEXTO O SEGREDO DO ARMÁRIO SENDO ENTREGUE EM TIRAS ONDE OS ALUNOS OBSERVARAM A GRAVURA NA PROCURA DE PISTAS DE SIGNIFICAÇÃO. PEDI AOS ALUNOS QUE SOCIALIZASSEM AS PARTES PARA COMPOR UM TODO COERENTE EXERCITANDO AS PRÁTICAS DE LEITURAS E NA ORGANIZAÇÃO LINGUISTICAS. O TEXTO FOI DE UMA COMPREENSÃO RASUÁLVEL, PORTANTO DIFERENTES VISÕES EM NIVEIS DE COERÊNCIA DIFERENTES AO MESMO TEMPO. O OBJETIVO FOI ESPERADO .
CURCISTA:
DOMINGAS COÊLHO DE SOUZA
O curso gestar está sendo muito gratificamente para o meu desempenho no que diz respeito principalmente a minha profissão, já que todos os conteúdos abordados nos TPS são de grande valia para o processo de ensino- aprendizagem.
ResponderExcluirEstilo de Linguagem
ResponderExcluirO trabalho foi desenvolvido na Unidade Integrada “31 de Março” com alunos do 7º ano do ensino fundamental.
Conclui-se que, ao aplicar este trabalho em sala de aula, houve uma grande contribuição para os alunos terem melhor aprendizagem, pois o mesmo foi feito numa abordagem relacionada ao tema “Estilo” que agradou a todos, foram apresentadas algumas ilustrações demonstrando assim os diferentes modos de expressão de determinados grupos.
A explanação do conteúdo desenvolveu-se deixando claro para o estudante que todo escritor tem seu estilo próprio, onde será evidenciada sua personalidade, ou a tendência literária vivida em uma época. Após a abordagem teórica do assunto, sugeri que os alunos produzissem um texto em que eles estivessem narrando um jogo de futebol, dividi-os em grupos e assim cada grupo apresentou a situação narrada, destarte esclarecendo que estilo é a maneira típica de cada um imprimir seus pensamentos através da linguagem.
Foi uma aula dinâmica e proveitosa do ponto de vista cognitivo, pois pela participação da classe tornou-se evidente o aprendizado.
São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo