terça-feira, 3 de novembro de 2009

TP 5 Lição de casa 2


Nas unidades 18 e 19, que tratam de dois aspectos fundamentais da tessitura do texto, a atribuição da coerência e os mecanismos de coesão, foram propostas várias atividades a serem desenvolvidas com seus alunos nas seções Avançando na prática. Escolha a aplicação de uma dessas atividades, reformulando-a, se necessário, para adequá-la à sua realidade, e relate, por escrito, os aspectos positivos e negativos do processo como ele se deu. Suas observações francas e honestas serão de muito proveito para o desenvolvimento do nosso trabalho.

19 comentários:

  1. A atividade escolhidada da seção Avançando na Prática das unidades 19 e 20 foi sobre coerência textual(A Lógica do(no)Texto),a mesma foi aplicada na 7ª série da Unidade Escolar Governador Newton Bello.Para desenvolver essa atividade o professor levou para a sala de aula alguns envelopes com textos fragmentados para serem montados pelos alunos obedecendo a lógica dos mesmos de modo a torná-los coerentes,para isso os educandos usaram seus conhecimentos prévios à respeito dos assuntos abordados nos textos,em seguida cada grupo apresentou seu texto e explicou que táticas foram usadas para a montagem dos mesmos.Os alunos mostraram-se bastante interessados em realizar essa atividade principalmente pelo fato de ter sido bem diferente das que eles estão acostumados a realizar.Mediante a reação positiva dos alunos, acredito que o objetivo, em relação a esse trabalho,foi alcançado.

    ResponderExcluir
  2. Como atividade da lição de casa, proposta pelo estudo gestar II de Língua Portuguesa, utilizei o “avançando” na pratica, unidade 19, seção 3, pagina 162.
    Os questionamentos propostos pelo “avançando na pratica”, foram colocados de forma oral ( perguntas e respostas ) para que eles percebessem a seqüência lógica dos fatos.
    Em seguida , foi apresentado para a turma algumas frases, para que eles precedessem que era necessário o uso de algumas palavras para que as frases tivessem significação. Partindo desta percepção, as palavras por eles apresentadas, foram analisadas e em seguidas classificadas e conhecidas como elementos coesivos.
    Como atividade final, foi apresentado uma tabela com dados da renda mensal no estado do Piauí entre o período de 2003 a 2007, para que eles tendo como base estes dados, produzissem um texto coerente e coesivo. Durante a produção alguns alunos apresentaram dificuldades na utilização dos elementos coesivos.
    Observa-se que é necessário uma pratica continua, para que as dificuldades sejam superadas.

    ResponderExcluir
  3. Na unidade 17 do TP5,estudamos a Estilística,disciplina ligada à Linguística,que se desenvolveu a parti do século xx,cujo objetvo de estudo é o estilo,que é o resultado de uma escolha dos meios de expressão reslizada pelo falante que pode ser individual e coletiva.É de suma importância reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som da palavra.Na seção 1A noção de estilo e o objetivo da Estilística,sendo trabalhado o texto Cada Um é Cada Um,escrito por José Roberto Torero e publicado na coluna de esportes de um jornal,contexto que atingiu o interesse dos alunos pela leitura,bem como a forma de entender a expressividade e acolocação do narrador em relação a este título.Como a Estilística estuda a linguagem que se cria com vários elementos fundamentais como o dialeto.Temos vários exemplos e conceitos a ser trabalhado com nossos alunos,valorindo a sua cultura,dando oportunidade para sua expressividade individual e coletiva na produção textual.Este relatório é baseado em entrevista com os alunos do turno noturno da Unidade Integrada 31 de Março sobre a importâncio da sua leitura.

    ResponderExcluir
  4. LIÇÃO DE CASA 2 – TP5
    RELATÓRIO


    Com os alunos da 6ª série dos turnos matutino e vespertino da Unidade Integrada “31 de Março”, foi desenvolvida a lição de casa 2 do TP5, que trata da coerência e coesão textual, por já ter sido trabalhado este assunto na série e assim facilitar a aplicação da atividade. A atividade escolhida foi a que sugere que se crie juntamente com os alunos uma estória a partir das respostas de várias perguntas, foi escolhida esta, por já ter sido feito um trabalho semelhante a este nas turmas.
    O título escolhido foi “O passeio das férias”. Cada aluno respondeu a perguntas como: o que aconteceu? Onde aconteceu?... As respostas a cada pergunta foram colocadas em sacos separados, depois que todos terminaram, começou a montagem da estória, cada um foi tirando uma resposta de cada vez e escrevendo sua estória. Para que a estória ficasse com sentido foram acrescentados elementos de coesão para dar sentido ao texto.
    Ao final do trabalho foram apresentados os textos, onde se observou que alguns capricharam mais e o texto ficou interessante e outros não, mas em linhas gerais a atividade foi proveitosa

    Raimunda Alice Batista Lopes Aires
    Gestar de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  5. Gestar – Programa gestão da Aprendizagem Escolar
    Língua Portuguesa estilo, coerência e coesão.
    (TP5)
    São João dos Patos
    Cursista: Lusanira Carvalho Ribeiro

    Relatório referente a lição de casa 2

    No que se refere o texto Dona Custodia do TP5, aplicado para alunos da 7ª serie da Escola Municipal 31 de março, provocou bastante interesse por parte dos estudantes envolvidos.
    Nesse sentido a primeira tentativa foi o estudo e leitura do texto em sala de aula com o objetivo de analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção.
    Diante do conhecimento adquirido em sala de aula foi possível despertar a atenção dos alunos para a relação lógica de identidade ou identificação como pessoa, seu trabalho suas relações e como vivem.
    Para a realização das atividades foi dividida a classe em dois grupos homens e mulheres onde os mesmos fizeram comparações de suas vidas com a do personagem do texto teatralizando o mesmo .
    Em seguida cada grupo apresentou um texto escrito onde empregaram frases negativas.
    O resultado foi bastante satisfatório, onde o verdadeiro desafio e o domínio da totalidade da formação de um ciclo de aprendizagem e se possível realizar um trabalho de qualidade.
    (tp5)lição de casa 2

    ResponderExcluir
  6. GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
    SÃO JOÃO DOS PATOS- MA
    RELATÓRIO TP 5

    Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 17 de setembro do corrente ano, atividades estas, realizadas pelos alunos da 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos- MA.
    O primeiro momento consistiu na leitura da história: “A Pequena Vendedora de Fósforos”, cujo os autores são: os irmãos Jacobs e William Grim, baseada nos contos de Andersen, história essa, que emocionou os alunos pelo fato de seu contexto relatar a dura realidade social de muitas crianças. Em seguida, foi realizada a explanação da história levando-os à compreensão e interpretação da mesma.
    Logo após, foram colocadas em uma caixa denominada baú mágico, diversos livros, e os alunos foram convidados a abrir o baú e escolher um para ser lido; o que foi muito relevante, pois despertou o interesse pela vontade de conhecer o conteúdo dos livros e, ocasionando, dessa forma, a análise e interpretação destes.
    Logo após, foi explorado o gênero textual narração através da explanação de suas etapas, trabalhando-se especialmente com o conto de fadas, explicou-se aos alunos, que segundo Oliveira(2001) o texto narrativo é uma sequência de fatos e se caracteriza pela presença de ações, pelo predomínio dos valores no pretérito, sobretudo no perfeito, pela ocorrência de personagens e, por se referir a fatos ordenados cronologicamente.
    O conto é uma narrativa mais curta, e tem como característica central condensar conflitos, tempo, espaço e reduzir o número de personagens.
    Trabalhou-se então cada característica do conto de fadas, assim como, os tempos verbais presentes neste gênero textual.
    Logo após, foi solicitado aos alunos que, a partir dos livros lidos, criassem uma nova versão para os contos de fadas através de uma produção textual.
    O processo foi um pouco lento e dificultoso, pois foi realizada uma reescrita dos mesmos, acompanhando de forma criteriosa e minuciosa cada aluno oportunizando-os a realizar uma produção textual satisfatória condizente com as características do gênero textual em questão; o trabalho foi bastante satisfatório, pois possibilitou aos alunos desenvolver suas expressões orais e escritas através da apresentação dos textos, criação de uma cartilha de contos e dramatização de uma das histórias escolhida pelos próprios alunos.
    Podemos dizer que os contos de fadas atualizam e reinterpretam, em suas variantes, questões universais como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando fantasia e realidade no clima do “Era uma Vez”.
    Portanto, “narrar é uma prática natural do ser humano. É preciso narrar. Narrar é construir o mundo”.

    Cursista: Fabíola da Costa Carvalho

    ResponderExcluir
  7. GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
    SÃO JOÃO DOS PATOS – MA
    Relatório TP 5

    Este relatório tem por finalidade relatar as atividades do TP 5 ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO realizada na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada na Rua Felinto Lima no bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos –MA.
    No primeiro momento foi feita uma explanação de frases e textos explorando a coerência e a coesão de ambos; com a participação contínua dos alunos.
    No segundo momento formou- se grupos de díade e foram trabalhados jogos de quebra-cabeça que são um ótimo exercício de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades de procurar as pistas que tornam uma imagem coerente.
    Em seguida, trabalhou-se a montagem de textos com o auxílio de quebra-cabeça com imagens, facilitando, dessa forma, o manuseio de partes para compor um todo coerente e exercitar as práticas de leitura estimulando a observação da relação parte-todo na procura de pistas de significação.
    No decorrer das atividades, observou-se que os alunos agiram com empenho e bastante interesse na montagem dos quebra-cabeças, e outro fato importante foi a ajuda mútua que um concedeu ao outro, ou melhor , o espírito de cooperação no momento das dificuldades referentes à formação dos textos.
    Torna-se necessário salientar que, através deste trabalho foi possível trabalhar de forma dinâmica e prazerosa a coesão textual.

    Cursista: Célia Araújo de Sousa

    ResponderExcluir
  8. Progressão textual / Seção 2 TP 5
    Coesão


    O fenômeno lingüístico da coesão seqüencial estabelece relações de encadeamento entre as partes do texto, produzindo a progressão temática.
    Esta aula foi planejada para os alunos da 6ª série, que foi iniciada com uma conversa sobre histórias.
    Na seqüência foi sugerido o tema no qual foi criado uma história. Depois foi distribuído papel para responder algumas perguntas:
    a) O que aconteceu?
    b) Onde aconteceu?
    c) Quando aconteceu?
    d) Quem foram os envolvidos?
    c) Qual foi o desfecho da história?
    As respostas foram colocadas em sacos separados, onde foi sorteada uma resposta por saco, e de pose das respostas a todas as perguntas eles escreveram uma história.
    O que ficou interessante é que cada história só ficou sentido foi necessário interligar cada um desses pedaços de história aos outros por meio de coesão.
    Sendo assim todos participaram da atividade, foi positiva a aula, porque ficou entendido o sentido de coesão.

    Cursista: Mildivan da Silva Miranda

    ResponderExcluir
  9. LIÇÃO DE CASA 1 – TP5
    RELATÓRIO

    A lição de casa 1 do TP5 foi desenvolvida com os alunos da 8ª série turno vespertino da escola municipal “Francisco Mendes Vieira”, que trata do estilo. Ao iniciar a atividade fiz duas perguntas: O que é estilo? Quem pra você tem estilo na escola? A principio os alunos encontraram dificuldade em entender o que é estilo, mas aos poucos foram dando seu ponto de vista, enquanto ouvia a opinião dos mesmos, expliquei através de exemplos, os diferentes estilos de algumas pessoas conhecidas. Logo após, dividi a turma em grupos, e para cada grupo foi entregue figuras que apresentavam diferentes estilos de vestimenta. O grupo analisou as figuras e responderam algumas perguntas retiradas da AAA5 pág. 16. Ao termino, cada grupo respondeu com segurança o estilo de cada uma das figuras.

    Maria José Machado

    GESTAR II de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  10. LIÇÃO DE CASA 2 – TP5
    RELATÓRIO

    Este relatório é da lição de casa 2 do TP5 que trata da coerência e coesão textual, atividade realizada na 7ª série “B” da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”, a lição foi iniciada com a leitura de dois textos, um com coerência e outro sem coerência textual, esse assunto foi de fácil entendimento, o que facilitou a realização da atividade proposta. Em dupla os alunos os alunos receberam os textos divididos em várias partes, onde os mesmos teriam que organizá-los de forma coesiva, em seguida cada dupla leu seu texto já organizado.
    Concluiu-se que os alunos desenvolvessem com êxito as atividades.

    Maria José Machado

    GESTAR II de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  11. TP 5
    COERENCIA

    Venho através deste, relatar um trabalho desenvolvido com alunos da 5ª série do ensino fundamental. O conteúdo chama-se coerência que foi aplicado através da leitura de texto. Em seguida analisei com os alunos as idéias que os textos traziam e como estavam expressos pelo autor. Os alunos perceberam que sentem dificuldades ao produzirem um texto com coerência. A partir dessas dificuldades de mostradas ficou mais fácil fazer a demonstração de como devemos expressar idéias através da escrita e que todos são capazes de produzir textos coerentes. Através de textos despedaçados em forma de quebra-cabeça verifiquei a assimilação do conteúdo pelos alunos e fiquei feliz em saber que os grupos formados realizaram a tarefa com sucesso. A aula foi satisfatória, a aprendizagem aconteceu e assim meu trabalho foi bem desenvolvido.

    Cursista: Esperança Madeira

    ResponderExcluir
  12. TP – 5
    Coesão e Coerência

    Na execução da atividade na turma de 5ª série sobre Coerência e Coesão logo a principio foi falado o objetivo da aula e o tema que seria ser trabalhado.
    Descrevendo a seqüência do trabalho foi distribuído dos textos para ler e analisar as diferenças explicando o que há na sua composição que pode dificultar ou facilitar o entendimento do sentido do texto e assim percebendo após a leitura do mesmo puderam analisar que um texto na sua composição deve ser estruturado para não perder as informações de forma clara.
    Continuando a atividade foi explicando como é organizado um texto com Coesão e Coerência enfatizando a importância do texto bem organizado e com clareza. Também foi mencionada o que pode acontecer com texto que na sua redação falta informações para a compressão.
    Já feito todo o trabalho agora foi utilizado através de forma dinâmica um quebra-cabeça para de fato compreender o tema da aula, que na sua prática viveram e sentiram o significado do que foi estudado.
    O resultado da aula foi positivo, os alunos se envolveram e entenderam.

    Cursista: Sonia Maria

    ResponderExcluir
  13. Escolhemos a atividade TP5 um texto publicitário com a linguagem verbal e não verbal e analisamos a relação de sentido entre essas linguagens. Percebe-se que os alunos, ou até nós mesmos, não costumamos dar importância à linguagem não verbal e que sempre ela tem muito a nos dizer.
    A atividade desenvolveu-se com a análise e discussão do texto, logo em seguida eles recriaram a linguagem verbal. Trabalhamos com estes são muito importantes para despertar no aluno a atenção para as imagens que estão à sua volta e perceber que elas sempre tem uma mensagem, bem como a capacidade de interpretá-las, seja ela em linguagem verbal ou não verbal.

    CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA

    ResponderExcluir
  14. LIÇÃO DE CASA 2 – TP5
    RELATÓRIO


    Com os alunos da 6ª série dos turnos matutino e vespertino da Unidade Integrada “31 de Março”, foi desenvolvida a lição de casa 2 do TP5, que trata da coerência e coesão textual, por já ter sido trabalhado este assunto na série e assim facilitar a aplicação da atividade. A atividade escolhida foi a que sugere que se crie juntamente com os alunos uma estória a partir das respostas de várias perguntas, foi escolhida esta, por já ter sido feito um trabalho semelhante a este nas turmas.
    O título escolhido foi “O passeio das férias”. Cada aluno respondeu a perguntas como: o que aconteceu? Onde aconteceu?... As respostas a cada pergunta foram colocadas em sacos separados, depois que todos terminaram, começou a montagem da estória, cada um foi tirando uma resposta de cada vez e escrevendo sua estória. Para que a estória ficasse com sentido foram acrescentados elementos de coesão para dar sentido ao texto.
    Ao final do trabalho foram apresentados os textos, onde se observou que alguns capricharam mais e o texto ficou interessante e outros não, mas em linhas gerais a atividade foi proveitosa

    Cursista: Raimunda Alice Batista Lopes Aires
    Gestar de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  15. GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
    FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
    TP5 – LIÇÃO 2

    O presente relatório tem por finalidade informar o resultado das atividades exploradas na 8ª série, turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” trabalhando produção de texto narrativo usando recursos estilísticos ligados à frase e enunciação.
    Para aplicar a atividade depois de algumas nações dadas, sugeri que seguissem um esquema para o texto: fato a narrar personagens, obstáculos para os personagens, ultrapassagem do obstáculo e término da história.
    A atividade foi realizada com sucesso se adequando ao que foi sugerido, uma vez que os alunos foram capazes de explorar os recursos que valorizam o texto.

    ResponderExcluir
  16. TP 2


    A tarefa realizada no TP2 analise lingüística e analise literária foi muito interessante para os alunos da 6ª série da Escola Mendes Vieira.
    Seguimos os passos dados juntamente com os alunos.
    Pegamos o quadro da Santa ceia e fizemos uma interrelação com o filme O Código da Vinci e ao analisarmos o quadro cada um deu sua opinião e assim produziram com mais facilidade o que realmente o quadro passava e descreveram toda a imagem fazendo assim uma analise literária.


    TP 2


    Nesta atividade foram trabalhadas algumas brincadeiras do faz-de-conta.
    Como a escola funciona com alunos do fundamental de 9 anos os alunos da 6ª série relembraram os bons tempos que brincavam de carro, de cavalo de pau, de andar de trem.
    Realizamos uma atividade em grupo e desenvolvemos uma história em quadrinhos relembrando os tempos de crianças.
    Mas não ficou só aí, os colegas dos outros grupos trocaram seus trabalhos e avaliaram e também deram sua opinião.
    Ao término fechei com meu comentário que seria inconcebível não dá.


    TP 3


    O gênero Literário Poema foi trabalhado com a finalidade de ajudar os alunos a formularem hipóteses sobre o poema cidadezinha qualquer, referente do TP3 (Leitura e processos de escrita).
    Logo que cheguei na sala, sugeri que os alunos acompanhasse o texto que foi entregue do autor Carlos Drummond de Andrade.
    Todos leram e passavam a discutirem o que o autor passava.
    A discursão continuada e cada um queria expressar suas idéias, imaginações que vinham ao ler o poema.
    Vieram a mente de todos a formação e o desenvolvimento da nossa São João dos Patos, das janelas de nossa cidade que tem olhos grandes.
    Alguns até explicitaram seu desejo de sair dessa cidadezinha pacata, de viajar, conhecer outras cidades.
    Até mesmo justificam o seu entendimento da 2ª estrofe no 4º verso, divagar... as janelas olham, interpretação que nas cidades pequenas todos ficam nas janelas olhando quem vai e vem.
    Observei que quase todos os alunos ficaram encantados com o texto proposto.
    Concluo, então, que o texto proposto pelo autor é de fácil entendimento e compreensão para todos.

    TP 3


    A aplicação da tarefa referente ao TP3 (gêneros e tipos textuais) que aconteceu na
    6ª série vespertino do Colégio Francisco Mendes Vieira.
    O trabalho foi iniciado com a explicação dos objetivos e divisão da turma em dois grupos.
    Em seguida foi realizada a leitura e interpretação do texto Fuga de “Graciliano Ramos” também identificamos as seqüências narrativas e descritivas atentando para a descrição do texto.
    Depois de terem o texto fomos interpretar o texto, da forma que cada um interpreta começaram a descrever o texto.
    Foi feito uma revanche dos dois grupos quem acertasse mais o propósito do texto ganharia ponto.
    E os vencedores produziam um texto descritivo, enfatizando tanto as características físicas e psicológicas.
    Conclui-se o maximo interesse de cada um em produzir seu texto e explana-la para todos.

    Por: Raimunda Nonata

    ResponderExcluir
  17. TP 4
    Esta aula foi bastante relevante para os alunos.
    A ler a biografia de Carlos Drummond a sua história chamou a atenção dos alunos, onde alguns se atentaram e perguntaram se eles também poderiam fazer a sua.
    Foi sugerido que fizessem a biografia do Prefeito / Vice / Vereadores ou do próprio nome que foi dado a sua escola.
    Daí todos resolveram fazer a sua biografia, mesmo curta, temas legal e de fácil compreensão.
    Concluo este, dizendo que ainda falta muita leitura e interpretação nos nossos estudantes.

    TP 4

    O trabalho desta aula me chamou atenção, pois quando se fala em festa é mais fácil comentar e também os alunos tem mais propriedades para relatar o que acontece.
    Foi relatada a festa nacional que acontece todos os anos o carnaval de rua.
    Foi sugerido a eles que fizessem um texto informativo.
    Pois foi onde chamou a minha atenção alunos que nunca tiveram essa experiência com texto desta natureza, se sobre saíram melhor do imaginava.
    Fizeram texto caipira como:
    Oia só, vem ai mais um carnaval, vamos brincar com camisinha.
    Vem ai, o carnaval patoense.
    Brinque a valer na folia.
    Leva nóis é demais, venha, participe é só alegria no carnaval 2010.
    Concluo este dizendo que nosso estudante tem sim um potencial para produzir um texto informativo é claro que precisam distinguir a coerência e coesão dentro do texto.
    A convivência do seu dia-a-dia faz com que os estudantes sinta vontade de aprender a ler e compreender, pois no seu dia-a-dia na convivência com locutores, televisões e jornais eles incentivam a pratica de leitura e a pratica de observar.



    TP 5

    A atividade TP5 Estilo, coerência e coesão foi aplicada p/ os alunos da Escola Mendes Vieira.
    Com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura foram entregues alguns livros didáticos com trechos assinalados de algumas histórias em quadrinhos, onde foram orientados a prestar atenção nos recursos.
    Foram entregues livros paradidáticos ilustrados para lêem e após a leitura e interpretação, cada um fizessem a narrativa em um mini-livro.
    Orientados e entusiasmados produziram os livros, com desenhos, recortes e personagens.
    Concluindo o nosso trabalho os livros paradidáticos foram expostos na sala e contou como ponto para prova.
    Toda a comunidade escolar tomou conhecimento e foram visitar a escola.
    Com muita satisfação todos ficaram atentos as leituras dos livros paradidáticos produzidos por eles.

    TP 5

    No TP5 desenvolvemos uma tarefa muito interessante, foi dado um tema a ser desenvolvido com as seguintes perguntas:
    Tema:
    Sapato
    O que aconteceu?
    Onde aconteceu?
    Quando aconteceu?
    Quem foram os envolvidos?
    Qual foi o desfecho da história?
    Todos colocaram as respostas e perguntas em caixas separadas.
    Cada aluno que retirava uma pergunta e resposta tinha uma surpresa ao passar o texto produzido de seus colegas.
    Ao final da leitura de todas as respostas os alunos foram orientados a produzir um texto com os pedaços de respostas dos colegas fazendo uma interrelação do texto por meio de mecanismo de coesão.
    E foi muito divertida a tarefa.

    ResponderExcluir
  18. TP 6


    Neste TP 6 trabalhamos em grupo como foi sugerido pelo autor.
    Dois grupos trabalharam os seguintes temas:
    • Lixo no meio ambiente
    • Poluição sonora.
    Foi feito um quadro abaixo falando dos malefícios que estes temas trazem a nossa vida e daí foram defender o que havia relatado na redação e assim tentaram passar a idéia que todos tem que ajudar o planeta e assim buscando o poder do convencimento através do assunto.
    Usaram o argumento para convencer foram bem explanados.
    Falaram da reciclagem, dos tonéis, do lixo colocado em recipientes inadequados, no caminhão de coleta e também nos carros e motos que produzem os sons em horários e locais indevidos.


    TP 6


    Nesta tarefa do TP6, encontramos idéias que possam ser defendidas, usando argumentos convencíveis sobre a seção dedicada ao tema transversal Saúde.
    Fizemos dois grupos e colocamos em eleição os temas abordado pelo autor.
    Venceu o tema Saúde e meio ambiente.
    Foi feito da seguinte forma; quem coletasse mais informações sobre o tema escolhido, ganharia pontos.
    O veiculo utilizado foi um discurso público, com uma mesa examinadora para escolher o que mais convenceu e foi usado exemplo do dia-a-dia de cada um.
    Conclui-se que a tarefa foi proveitosa e que cada represente de grupo tentou passar seus argumentos da melhor forma possível.


    por Raimunda Nonata

    ResponderExcluir
  19. CURSISTA- FRANCILENE MADEIRA
    ATIVIDADE 02 TP 5

    ResponderExcluir