Nesta unidade, em que trabalhamos com Estilística, propusemos algumas atividades para seus alunos nas seções Avançando na prática. Escolha uma delas e faça um relato escrito sobre o desenvolvimento desse trabalho, contando quais as dificuldades e facilidades encontradas e os resultados obtidos. Exponha também sua opinião franca sobre a atividade.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
TP 5 Lição de casa 1
Nesta unidade, em que trabalhamos com Estilística, propusemos algumas atividades para seus alunos nas seções Avançando na prática. Escolha uma delas e faça um relato escrito sobre o desenvolvimento desse trabalho, contando quais as dificuldades e facilidades encontradas e os resultados obtidos. Exponha também sua opinião franca sobre a atividade.
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Após analisar todas as atividades das unidades 17 e 18 foi escolhido uma da unidade 18 sobre coerência Textual para ser aplicada na 8ª série da Unidade Escolar Governador Newton Bello Turno Matutino,não foi fácil escolher somente uma, pois todas são bastantes interessantes.Para iniciar essa atividade o professor explicou aos educandos o objetivo a ser alcançado com a mesma em seguida separou-os em grupos e distribuiu entre eles alguns envelopes contendo quebra-cabeças de figuras retiradas de um livro para que eles montassem as imagens.Para finalizar foi pedido que cada grupo expusesse a imagem montado por eles e falassem um pouco sobre ela,principalmente se havia coerência entre o texto não-verbal e o verbal cada um expôs sua opinião tornando assim, a atividade bastante prazerosa e significante para todos.
ResponderExcluirSendo coerência textual um estudo necessário para se produzir um bom texto o conteúdo do TP5 , unidade 18, foi fundamental para auxiliar o desenvolvimento da atividade proposta na lição de casa.
ResponderExcluirOs trabalhos forma desenvolvidos , na 6ª serie da Unidade Integrada “31 de Março”, seguindo a seguinte seqüência:
• Trabalho de Grupo ( quebra - cabeça)
• Comentários sobre as dificuldade na montagem do quebra- cabeça
• Apresentação de um texto (dialogo) e comentário sobre o mesmo.
• Montagem de frases.
No desenvolvimento de toda a atividade foi apresentado situações diferenciadas para ajudar a turma no entendimento sobre o tema em estudo( Coerência textual) e para que ao colocá-lo em pratica o fizesse de maneira acertada.
Foi observado que alguns alunos apresentaram dificuldades em dar continuidade ao texto de forma que apresentasse sentido.
É necessário um trabalho mais prolongado para que tenha uma maior significação para o aluno e que seja utilizado formas diferenciadas na execução do mesmo.
ESCOLA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE VARGAS
ResponderExcluirAVENIDA PRESIDENTE MEDICE
TURNO: MATUTINA SÉRIE: 6º ATIVIDADE T-P-5
RELATÓRIOS TEXTOS VISUAIS
AO APLICAR O TEXTO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FOI DISTRIBUIDO COPIAS PARA CADA ALUNO SEGUIDO DE LEITURAS E OBSERVAÇÕES DE IMAGEM DE INICIOS OS ALUNOS TIVERAM DIFICULDADES PARA RELACIONAR IMAGEM E CONTEXTO APÓS UM DEBATE FOMOS LENDO E OBSERVANDO AS IMAGENS PROFESSOR X ALUNOS ASSIM UMA BOA PARTI DOS ALUNOS ALCANÇARAM O OBJETIVO ESPERADO; LER E COMPREENDER O TEXTO NA PARTE VERBAL E VISUAL .
CURCISTA:
DOMINGAS COÊLHO DE SOUZA
LIÇÃO DE CASA 1 – TP5
ResponderExcluirRELATÓRIO
A lição de casa 1 do TP5 foi iniciada com explicações e exemplos para os alunos do que é estilo, logo em seguida foram apresentadas figuras mostrando estilos de vestimenta e arquitetura. Foi comentado também sobre os estilos diferentes dos locutores esportivos, cantores, e etc, estimulando assim comentários dos alunos sobre a diversidade dos estilos.
A princípio os alunos encontraram dificuldade em entender o que é estilo, mas depois de ter mostrado as figuras dado vários exemplos eles compreenderam melhor.
Foram lidos poemas de autores diferentes, mostrando o estilo de cada um, sendo que a partir de todos esses comentários os alunos foram descobrindo seus próprios estilos.
A atividade foi desenvolvida na Unidade Integrada “31 de março”, turno matutino. Os alunos gostaram do assunto e pôde-se perceber que houve aprendizagem em mais de 80% da turma.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR.
ResponderExcluirLíngua portuguesa- Estilo, coerência e coesão.(TP5)
São João dos Patos
Cursista: Lusanira Carvalho Ribeiro
Relatório referente a lição de casa 1- (TP5)
Uma série de pesquisas científicas feita nos últimos 35 anos provocou alterações radicais no conhecimento da aquisição na escrita e na leitura nas escolas atuais.
Diante dessa afirmação sabe-se que a pratica da leitura faz-se necessário por muitas razões que nos leva a possibilidade de conhecer o mundo de forma diferente.
Sabemos que as dificuldades encontradas pelos alunos e professores são muitas, entretanto não serão impossíveis de resolvê-las. Por isso é importante reconhecer que mesmo com muita dedicação percebemos que os alunos da 7ª série da UNIDADE INTEGRADA 31 DE MARÇO, sentiram muitas dificuldades em produzir e praticar textos coerentes e coesivos.Foi trabalhado um texto (A pesca) atividade 6 do TP5, através de dramatizações, jograis e colagem em tirinhas. Apesar de praticar bastante texto coesivo, explorando diversos exercícios, observou-se que a construção do conhecimento deixou a desejar. Acredito que a dificuldade encontrada irá superar praticando mais a leitura e a escrita e refazendo a pratica pedagógica.
(tp5) lição de casa 1
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirSÃO JOÃO DOS PATOS – MA
Relatório TP 5
Este relatório tem por finalidade relatar as atividades do TP 5: ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO realizada na 5ª série, da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada na Rua Felinto Lima no bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos –MA.
No primeiro momento, foi feita uma explanação de frases e textos explorando a coerência e a coesão de ambos; com a participação contínua dos alunos.
No segundo momento, formou- se grupos de díade e foram trabalhados jogos de quebra-cabeça que são um ótimo exercício de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades de procurar as pistas que tornam uma imagem coerente.
Em seguida, trabalhou-se a montagem de textos com o auxílio de quebra-cabeça com imagens, facilitando, dessa forma, o manuseio de partes para compor um todo coerente e exercitar as práticas de leitura estimulando a observação da relação parte-todo na procura de pistas de significação.
No decorrer das atividades, observou-se que os alunos agiram com empenho e bastante interesse na montagem dos quebra-cabeças, e outro fator importante foi a ajuda mútua que um concedeu ao outro, ou melhor , o espírito de cooperação no momento das dificuldades referentes à formação dos textos.
Torna-se necessário salientar que, através deste trabalho foi possível trabalhar de forma dinâmica e prazerosa a coesão textual.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirSÃO JOÃO DOS PATOS- MA
RELATÓRIO TP 5
Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 17 de setembro do corrente ano, atividades estas realizadas pelos alunos da 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos- MA.
O primeiro momento consistiu na leitura da história: “A Pequena Vendedora de Fósforos”, cujo os autores são: os irmãos Jacobs e William Grim, baseada nos contos de Andersen, história essa que emocionou os alunos pelo fato de seu contexto relatar a dura realidade social de muitas crianças. Em seguida, foi realizada a explanação da história levando-os à compreensão e interpretação da mesma.
Logo após, foram colocadas em uma caixa denominada baú mágico, diversos livros, e os alunos foram convidados a abrir o baú e escolher um para ser lido; o que foi muito relevante, pois despertou o interesse pela vontade de conhecer o conteúdo dos livros e, ocasionando, dessa forma, a análise e interpretação destes.
Logo após, foi explorado o gênero textual narração através da explanação de suas etapas, trabalhando-se especialmente com o conto de fadas, explicou-se aos alunos, que segundo Oliveira(2001) o texto narrativo é uma sequência de fatos e se caracteriza pela presença de ações, pelo predomínio dos valores no pretérito, sobretudo no perfeito, pela ocorrência de personagens e, por se referir a fatos ordenados cronologicamente.
O conto é uma narrativa mais curta, e tem como característica central condensar conflitos, tempo, espaço e reduzir o número de personagens.
Trabalhou-se então cada característica do conto de fadas, assim como, os tempos verbais presentes neste gênero textual.
Logo após, foi solicitado aos alunos que, a partir dos livros lidos, criassem uma nova versão para os contos de fadas através de uma produção textual.
O processo foi um pouco lento e dificultoso, pois foi realizada uma reescrita dos mesmos, acompanhando de forma criteriosa e minuciosa cada aluno oportunizando-os a realizar uma produção textual satisfatória condizente com as características do gênero textual em questão; o trabalho foi bastante satisfatório, pois possibilitou os alunos a desenvolver suas expressões orais e escritas através da apresentação dos textos, criação de uma cartilha de contos e dramatização de uma das histórias escolhidas pelos próprios alunos.
Podemos dizer que os contos de fadas atualizam e reinterpretam, em suas variantes, questões universais como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando fantasia e realidade no clima do “Era uma Vez”.
Portanto, narrar é uma prática natural do ser humano. É preciso narrar. Narrar é construir o mundo.
Cursista: Célia Araújo de Sousa
Atividade 5 / Seção 1 TP 5
ResponderExcluirCoerência textual
A atividade foi ampliada para os alunos da 5ª série da Escola Eurico Santos que iniciando o trabalho começamos com uma conversa sobre tipos de jogos, que logo foi citado por alguns.
Em seguida foi sugerido que através de gravuras fizéssemos um quebra cabeça, recortando figuras dos cartazes e revistas, e logo embaralhando todos os recortes.
Continuando as tarefas foi iniciada a montagem colada em uma cartolina. Foi percebido nesta atividade que foram surgindo dificuldades para montagem do quebra cabeça e percebendo ao mesmo que tinha sentido.
Fazendo recorte de uma frase, fizeram a mesma dinâmica percebendo a mesma situação.
Contextualizando no final da atividade com a interferência da professora que o manuseio da prática de partes é interessante para compor um todo coerente e vai a prática da leitura porque estimula a observação da relação parte todo na procura de “pistas” de significação.
No final da aula observou-se que os alunos entenderam o conteúdo na prática.
Cursista: Mildivan da Silva Miranda
RELATÓRIO - LIÇÃO DE CASA DO TP.
ResponderExcluirA lição de casa do TP foi desenvolvida co exposições e exemplos para os alunos do que é estilo, depois apresentamos figuras mostrando estilos de vestimenta e arquitetura.relatou-se também a diversidade de estilos entre os apresentadores de rádio, em especial, os comentaristas esportivos o que despertou o despertou o interesse dos alunos sobre este estilo de profissional.
nossa atividade foi desenvolvida com os alunos da 6ª série da UI 31 DE MARÇO/MATUTINO, os alunos gostaram do tema e verificou-se que houve uma aprendizagem significativa para todos.
Cursista: TARSO SANTOS
TP 5
ResponderExcluirCOESÃO
O relatório apresentado a seguir mostra o desenvolvimento de um trabalho aplicado com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental.
Trabalhei o conteúdo coesão da língua portuguesa que foi desenvolvido com alguns textos. Com e sem coesão, fazendo assim, a demonstração da existência e da ausência do mesmo, trazendo para a sala de aula o despertar pelo conteúdo e conseqüentemente o surgimento de dúvidas e de opiniões, levando-me demonstrar para eles a importância de um texto coeso e como é o processo de formação, ou seja, quais são os mecanismos que fazem um texto assim. Criei junto com eles um texto utilizando tais mecanismos e assim todos participaram dessa construção, verificando que não é possível escrever com clareza e compreensão.
Cursista: Esperança Madeira
TP – 5
ResponderExcluirEstilo
A atividade correspondente ao T P – 5 foi planejada para alunos da 7ª série da Unidade Integrada 31 de Março.
Seguindo o planejamento foram apresentadas várias ilustrações demonstrando os diversos modos e expressão de determinados grupos. E continuamente comentando sobre o tema, se analisou que cada pessoa tem seu estilo, e que cada característica própria e o momento de uma determinada época.
E transportando da teoria para prática, os alunos foram divididos em grupos e foi sugerido uma produção textual com o mesmo título “narração de um jogo de futebol”, após a produção percebeu-se que a forma de narrativa é bem diferenciada e que nesse contexto conclui-se que estilo é mesmo uma característica de cada um expressar suas idéias.
Como análise geral no final da aula foi muito positiva com a metodologia empregada os alunos entenderam o conteúdo, e significativamente contribui para uma boa aprendizagem.
Cursista: Sonia Maria
Na atividade relacionada com o tema coerência e coesão trabalhamos da seguinte forma: foi distribuído entre os alunos fragmentos de textos para que eles juntassem de modo que o texto ficasse coerente, logo em seguida foi entregue a eles desenhos para que eles montassem de forma correta, os alunos gostaram da atividade, pois desenvolve a capacidade de socialização, raciocínio lógico e a criatividade. Entende-se que esta atividade é muito significativa para o desenvolvimento do aluno, pois através delas trabalharemos todos os seus aspectos cognitivos sempre visando o seu crescimento, preparando assim para a vida.
ResponderExcluirNIVALDO FERREIRA DE SOUSA
LIÇÃO DE CASA 1 – TP5
ResponderExcluirRELATÓRIO
A lição de casa 1 do TP5 foi iniciada com explicações e exemplos para os alunos do que é estilo, logo em seguida foram apresentadas figuras mostrando estilos de vestimenta e arquitetura. Foi comentado também sobre os estilos diferentes dos locutores esportivos, cantores, e etc, estimulando assim comentários dos alunos sobre a diversidade dos estilos.
A princípio os alunos encontraram dificuldade em entender o que é estilo, mas depois de ter mostrado as figuras dado vários exemplos eles compreenderam melhor.
Foram lidos poemas de autores diferentes, mostrando o estilo de cada um, sendo que a partir de todos esses comentários os alunos foram descobrindo seus próprios estilos.
A atividade foi desenvolvida na Unidade Integrada “31 de março”, turno matutino. Os alunos gostaram do assunto e pôde-se perceber que houve aprendizagem em mais de 80% da turma.
Cursista: Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ResponderExcluirFRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
TP5 – SEÇÃO 2
O relatório que apresento fala de uma atividade executada na 7ª série “B”, turno vespertino, na Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” situada no bairro São Francisco nesta cidade, onde apresentei um texto titulado “PALAVRAS” com a tonalidade emotiva das palavras visando agradar os alunos e motivá-los para um espaço de interação. Antes de fazer a leitura apliquei frases com significados importantes no assunto do texto e emprego da gramática com a intenção de deixá-los atentos para a definição das palavras expressas despertando um bom uso.
Li o texto para os alunos procurando fazer as definições das palavras expressas em quem usa e sugeri que também citassem palavras com as motivações que sentem nelas e valores gramaticais.
A atividade foi realizada com sucesso e feita comentários com a turma tanto entre as palavras empregadas com a função na gramática.
PROGRAMA GESTAR II
ResponderExcluirLINGUA PORTUGUESA
Aula 5
O TP5 unidade 19 tem como tema a coesão textual, focalizando os procedimentos lingüísticos que permitem fazer de um texto bem formado com a utilização de termos ou palavras ou mecanismos textuais.
Para desenvolver este tema planejei uma aula iniciando com uma conversa informal cobre a importância dos elementos de ligação existentes no textos. Em seguida apresentei alguns exemplos textuais com poucos recursos de coesão tendo como objetivo despertar nos alunos a percepção dentro de construção textual.
No decorrer da aula, os alunos aos poucos iam percebendo que já fazem o uso dos elementos coesivos. Porém, não identificavam nem classificavam os mesmos.
Ao final do 2° horário apliquei uma atividade escrita através de um texto onde os elementos de coesão foram retirados para que os alunos fizessem a complementação dos enunciados utilizando algumas palavras propostas no quadro.
Enfim, esta atividade foi de suma importância para os alunos e para o meu desenvolvimento profissional.
São João dos Patos
Rita jordanha Noleto das Silva