Nesta atividade, você deverá escolher um dos Avançando na prática, planejar, aplicar e analisar os produtos da intervenção. O seu relatório contendo o planejamento, a descrição e a análise da execução e dos materiais obtidos será requisitado pelo seu formador. Você deverá entregar o material e debater com seus colegas ao longo da oficina de formação sobre essa unidade. Esta é uma atividade que tem por objetivo provocar uma reflexão sobre sua prática, sobre a unidade
estudada e servirá certamente como base para o desenvolvimento de sua argumentação durante a oficina de formação.
LUCIANA.
ResponderExcluirRELATÓRIO:TP6 LIÇÃO DE CASA 2
A ATIVIDADE AVANÇANDO NA PRÁTICA,FOI DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO TEXTO A ORIGEM DO CARNAVAL, COM A LEITURA DO MESMO E PESQUISA INDIVIDUAL SOBRE O MODELO CULTURAL EM ALGUNS PAÍSES INCLUSIVE NO BRASIL E OUTROS EXEMPLOS DE FESTAS FOLCLÓRICAS,COM EXEMPLO A FESTA DO BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO,REALIZADO NA 8ª SÉRIE DA UNIDADE INTEGRADA 31 DE MARÇO.CONCLUIDA COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A DIVERSIDADE DE FESTAS FOLCLÓRICAS.LUCIANA.
TP6 UNIDADE 24
ResponderExcluirA aula deste TP foi planejada para alunos da 8ª série, iniciou-se por intermédio do assunto atrativo e interessante sobre o lazer humano, discutindo sobre o mesmo, cada aluno foi citando suas preferências.
Logo depois foi realizado um debate sobre o interesse pela leitura, haja vista que se observou que os adolescentes não têm o hábito de ler constante, contundente e eficaz. Contudo, enfatizou-se que a leitura desenvolve o raciocínio, além do mais quem ler adquire um conhecimento amplo e torna-se um critico, isto é, percebe-se a realidade de forma dinâmica e objetiva. Daí a importância da utilização de textos diversificados em sala de aula.
Em suma, a aula serviu para uma reflexão do processo de leitura, ou seja, as etapas devem ser realizadas de forma gradativa e as atividades praticadas devem ser contínuas, para desenvolver nos estudantes o hábito da leitura.
São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo
LIÇÃO DE CASA 2 – TP6
ResponderExcluirCom o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e de mostrar-lhes o quanto essa prática é essencial para o seu desenvolvimento intelectual, tomei como base uma atividade da unidade 24 para ser desenvolvida na 8ª série da U. E. Gov. Newton Bello. Para iniciar propus uma discussão com os alunos sobre suas preferências de lazer e a relação com a leitura, após ouvir as respostas percebi que a maioria deles lêem apenas por necessidade e não por prazer, preferem a televisão ou jogos eletrônicos à leitura, talvez devido o fato de não terem muito contato com outros livros que não seja o didático, então resolvi fazer a leitura para eles de alguns textos que tratam de assuntos diversos como: futebol, namoro, humor etc. Após a leitura percebi o interesse deles em ler outros textos e livros. Acredito que o objetivo desejado com essa atividade foi alcançado, mesmo diante de muitas dificuldades encontradas, pois ao final da aula pedi que falassem sobre o que acharam da atividade e a maioria deu respostas positivas a respeito da mesma.
CURSISTA: Austregésila Carvalho
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 6
O presente relatório relata as atividades realizadas na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira que fica localizada na Rua Felinto Lima .
No primeiro momento foi feita a analise do texto : “ Como nos tornamos diferentes?”
Portanto, o mesmo tinha argumentos solidários na demonstração da tese, ou seja, era os argumentos que o autor se valia para comparar sua tese.
No segundo momento, dividiu-se a classe em grupos de 4 alunos para todos participarem das atividades, em seguida, partiu-se para uma interpretação do texto fazendo as seguintes perguntas: a quem ele se destina? Do que pretende convencer? Como faz isso? No final da analise, entregou-se para os alunos jornais, revistas, para os mesmos analisarem alguns textos argumentativos.
Vale salientar que, durante a atividade foi considerada a distinção que alguns autores fazem entre persuadir e convencer, isto é, o ato de convencer se dirige à razão; e o de persuadir se dirige à emoção.
No terceiro momento os alunos escreveram um texto argumentativo baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente,sem necessidade de comprovação.
Por fim, com essa atividade, mostrou-se diferentes formas, que os argumentos podem causar para comprovar a tese.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 6
O presente relatório relata as atividades realizadas na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira que fica localizada na Rua Felinto Lima .
No primeiro momento foi feita a analise do texto : “ Como nos tornamos diferentes?”
Portanto, o mesmo tinha argumentos solidários na demonstração da tese, ou seja, era os argumentos que o autor se valia para comparar sua tese.
No segundo momento, dividiu-se a classe em grupos de 4 alunos para todos participarem das atividades, em seguida, partiu-se para uma interpretação do texto fazendo as seguintes perguntas: a quem ele se destina? Do que pretende convencer? Como faz isso? No final da analise, entregou-se para os alunos jornais, revistas, para os mesmos analisarem alguns textos argumentativos.
Vale salientar que, durante a atividade foi considerada a distinção que alguns autores fazem entre persuadir e convencer, isto é, o ato de convencer se dirige à razão; e o de persuadir se dirige à emoção.
No terceiro momento os alunos escreveram um texto argumentativo baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente,sem necessidade de comprovação.
Por fim, com essa atividade, mostrou-se diferentes formas, que os argumentos podem causar para comprovar a tese.
Cursista: Célia Araújo de Sousa
Desenvolvi esta atividade a partir de alguns parágrafos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, apresentei-os para os alunos, dando como exemplo minha historia de vida e outros relatos.Após a leitura, discutimos sobre diversidade cultural, logo pedi que tecessem umtexto argumentativo e que dessem a eles um titulo.
ResponderExcluirEm seguida, analisamos em alguns trechos quesitos como coesão e coerência, tentando resolve-los e mesmo reconstruí-los. Foram feitas anotações e sugestões para serem aplicadas no desenvolvimento do texto
TP6 – ATIVIDADE 2
ResponderExcluirA aula escolhida para a prática dessa atividade encontra-se no AA6 e tem como título: TEXTOS QUE LEIO: literatura ou informação?, objetivando-se em mostrar para o aluno novos textos literários, ao mesmo tempo em que a estrutura e a plurissignificação peculiar aos textos literários.
Para começar a aula, a professora apresenta um exemplar do Jornal Missão Jovem, onde se trabalha temas da juventude. Conversou-se sobre estrutura, formato, informações em diferentes significados para verificação do conhecimento prévio da turma. Em seguida, distribuiu-se os textos: A cidade encantada de Jericoacoara e Jericoacoara para leitura e análise de seus gêneros textuais. A principio foi difícil, pois os alunos têm pouco conhecimento sobre o que caracteriza um texto literário e um não-literário, até professores sentem essa dificuldade em muitos momentos.
A falta de leitura por grande parte da população é preocupante e provoca muitos problemas para o ensino aprendizagem, uma vez que essa falta implica na análise e discussão de determinados assuntos.
Em relação aos textos em foco, foi fácil na hora da compreensão, porém ao se falar em gêneros os alunos titubiaram, pois se confundem, mas depois da intervenção da professora a maioria conseguiu compreender a proposta da aula.
Contudo, a atividade proposta atingiu seu objetivo dando suporte à turma para a distinção dos textos literários e não-literários apesar de não ter sido possível fazer nenhuma atividade de produção escrita.
TP6 – ATIVIDADE 2
A aula escolhida para a prática dessa atividade encontra-se no AA6 e tem como título: TEXTOS QUE LEIO: literatura ou informação?, objetivando-se em mostrar para o aluno novos textos literários, ao mesmo tempo em que a estrutura e a plurissignificação peculiar aos textos literários.
Para começar a aula, a professora apresenta um exemplar do Jornal Missão Jovem, onde se trabalha temas da juventude. Conversou-se sobre estrutura, formato, informações em diferentes significados para verificação do conhecimento prévio da turma. Em seguida, distribuiu-se os textos: A cidade encantada de Jericoacoara e Jericoacoara para leitura e análise de seus gêneros textuais. A principio foi difícil, pois os alunos têm pouco conhecimento sobre o que caracteriza um texto literário e um não-literário, até professores sentem essa dificuldade em muitos momentos.
A falta de leitura por grande parte da população é preocupante e provoca muitos problemas para o ensino aprendizagem, uma vez que essa falta implica na análise e discussão de determinados assuntos.
Em relação aos textos em foco, foi fácil na hora da compreensão, porém ao se falar em gêneros os alunos titubiaram, pois se confundem, mas depois da intervenção da professora a maioria conseguiu compreender a proposta da aula.
Contudo, a atividade proposta atingiu seu objetivo dando suporte à turma para a distinção dos textos literários e não-literários apesar de não ter sido possível fazer nenhuma atividade de produção escrita.
Vania Araújo
TP 6 LIÇÃO DE CASA 01:
ResponderExcluirSABENDO QUE UM DOS PRINCIPIL OBJETIVO DE NAS EDUCADORE É DESPERTAR NOS NOSSOS ALUNOS O PREZER PELA LEITURA E DE FAZER-LHES ESTENDER O QUANTO ESSA PRÁTICA É FUNDAMENTAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, APÓS ESTUDAR O TP 6 A ATIVEDADE ESCOLHIDA PARA SER APLICADA FOI DA UNIDADE 24, NA 8ªSÉRIE DA UNIDADE ESCOLAR PADRE SANTIAGO.A AULA INICIOU COM UMA CONVERSA INFORMAL COM A TURMA SOBRE SUAS PREFERÊNCIAS E RELEÇÃO COM LEITURA, APÓS OUVIR O DEPOIMENTO DE TODOS PERCEBIR QUE A MAIORIA LÊEM APENAS POR OBRIGAÇÃO O LIVRO DIDÁTICO E NÃO POR PREZER, PREFEREM A TV E JOGOS ELETRÔNICOS.ENTÃO RESOLVI FAZER A LEITURA DE ALGUNS TEXTO DE ASSUNTOS DEVERSOS TAIS COMO NAMARA, FUTEBOL,PIADAS, POESIA. APÓS A LEITURA PODE-SE PERCEBER O INTERESSE DELES EM LER OUTROS LIVROS E TEXTOS TORNANDO ASSIM A ATIVEDADE BASTANTE SIGNIFICATIVA ALCANÇANDO COM ISSO, O OBJETIVO PROPOSTO.FRANCILENE
Lição de casa 2 Tp6
ResponderExcluirRelatório
Para a realização desta atividade foi escolhido o avançando na prática da pág. 141 que trata do processo de produção textual: revisão e edição.
Comecei fazendo a leitura do texto: “Outros modos de palavras”. Em seguida pedi que os alunos destacassem do texto as palavras que eles consideravam como gíria. Logo após fizemos uma discussão sobre o conteúdo do texto. Segui as sugestões apresentada no Tp, depois pedi que os alunos reunissem em grupo para fazerem uma pesquisa sobre o uso da gíria, e que tipo de gíria é mais usada pelos jovens em nossa cidade.
Na aula seguinte eles fizeram a explanação da atividade onde cada um lia e explicava de acordo com o que perguntavam.
Depois das atividades serem explicada por cada grupo foram transcrito para cartolina algumas gírias mais comuns entre os jovens patoense e foram colocadas em local destaque na sala.
A atividade foi realizada na Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” turno vespertino com os alunos do 9º ano.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
Tp 6
ResponderExcluirUnidade 24
A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes
Iniciando as atividades com alunos de 8ª série partiu-se para uma discussão sobre lazer, onde cada aluno foi especificando suas preferências e também teve uma conversa sobre a relação dos mesmos com a leitura a gosto ou não pela leitura e em seguida foi interrogado o interesse pela leitura.
Foi também discutido o conhecer histórico, outros pensamentos considerados importantes para organização de conhecimentos.
Foi distribuído textos com assuntos variados tomando por base os interesses e conhecimentos já adquiridos. Após a leitura foi feito alguns comentários interessantes. No final ficou confirmado que o processo de ler deve ser uma seqüencial contínua, só assim o prazer em ler se eleva.
Cursista: Esperança Madeira
TP-6
ResponderExcluirUnidade 24
Seção 2
A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes
Começando as atividades com os alunos da 8ª série partiu-se para uma discussão sobre laser, onde cada uma foram especificando suas prereferências e ao mesmo tempo teve uma conversa sobre a relação deles com a leitura, a gosto ou não pela leitura e na seqüência foi interrogado abertamente ou onde a falta de interesse pela leitura.
Foi discutido também que é interessante conhecer histórias, outros pensamentos e que muito importante para ampliar conhecimentos.
Com a distribuição de vários textos com uma diversidade de assuntos baseado nos seus interesses e conhecimentos prévios.
Com textos em mãos foi feito leitura e comentários.
Concluindo a aula ficou analisado que o processo de ler deve ser gradual e que as atividades da prática deve ser contínua para que aumente o prazer da leitura.
Cursista: Sonia Maria
A primeira atividade realizada no TP6, foi a produção de um texto argumentativo, apresentamos textos do tipo, depois foi-se distribuídas reportagens para os alunos que tratavam do tema escolhido – saúde é qualidade de vida.
ResponderExcluirCom orientação os alunos produziram seus textos apresentando argumentos plausíveis e conclusão.
Acredita-se que depois da atividade realizada a turma terá entendido e saberá identificar um texto argumentativo.
CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
Lição de casa 2 TP 6
ResponderExcluirRelatório
Depois de ter estudado a Unidade 23 do TP 6, que trata do processo de produção textual: revisão e edição, desenvolvi com os alunos da 6ª série, turno vespertino da Unidade Integrada “31 de Março” o Avançando na Prática da página 141.
Comecei fazendo a leitura do texto: “Outros modos de palavras”, com a participação de alguns alunos da turma, logo após fizemos uma discussão sobre o conteúdo do texto. Segui as sugestões apresentadas no TP, depois os alunos trocaram suas atividades, onde cada um lia a do outro e pedia explicações para que ficassem mais claro.
Depois do bate-papo da revisão cada um revisou suas respostas que foram transcritas para cartolinas e depois colocadas em local de destaque na escola.
Ao final foi feita uma síntese de todo o trabalho que serviu como atividade avaliativa.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP6 – SEÇÃO 1
A atividade avançada na prática foi realizada em dois grupos de discussão.
Desenvolvimento:
Os dois grupos da 7ª série do turno vespertino da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira se organizaram em estudo. O primeiro tema defendido foi “Prevenção Dentária”, sendo bem representado pelo grupo, com orientações específicas sobre a maneira correta de escovação dentária, alimentação adequada e orientação para avaliação dentária com o especialista a cada seis meses. Já o outro grupo com o tema: “Alimentação Equilibrada” com qualidade de vida que apresentar a pirâmide alimentar e a forma correta de mastigação e ingestão de líquidos corretamente.
O resultado positivo foi positivo, pois os alunos têm grande interesse pelo estudo de anatomia e filosofia humana, cada elemento pode trabalhar textos interdisciplinar na sua disciplina específica para melhor desempenho dos discentes.
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
TP6 – SEÇÃO 1
Lição de casa 2 Tp6
ResponderExcluirRelatório
Para a realização desta atividade foi escolhido o avançando na prática da pág. 141 que trata do processo de produção textual: revisão e edição.
Comecei fazendo a leitura do texto: “Outros modos de palavras”. Em seguida pedi que os alunos destacassem do texto as palavras que eles consideravam como gíria. Logo após fizemos uma discussão sobre o conteúdo do texto. Segui as sugestões apresentada no Tp, depois pedi que os alunos reunissem em grupo para fazerem uma pesquisa sobre o uso da gíria, e que tipo de gíria é mais usada pelos jovens em nossa cidade.
Na aula seguinte eles fizeram a explanação da atividade onde cada um lia e explicava de acordo com o que perguntavam.
Depois das atividades serem explicada por cada grupo foram transcrito para cartolina algumas gírias mais comuns entre os jovens patoense e foram colocadas em local destaque na sala.
A atividade foi realizada na Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” turno vespertino com os alunos do 9º ano.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
RELATÓRIO FINAL
ResponderExcluirPROGRAMA GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA
O TP-6 unidade 24 tem como tema “LITERATURA PARA ADOLESCENTES” e desenvolve atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.
Para abordar este tema, desenvolveu-se uma atividade do AA6 aula 8 Intitulada “ O ESPAÇO DA POESIA”.
Inicialmente todos os alunos trocaram idéias sobre o significado da poesia. A partir desses conceitos começaram a observar fotos trazidas de casa com situações diferentes tentando encontrar detalhes que nunca havia percebido. Posteriormente foi sugerido que cada um pensasse sobre alguma experiência interessante vivida com alguém da foto: um passeio, uma viagem, uma festa, etc. Todos organizaram-se em círculo e cada um foi apresentando a foto à turma de forma que os colegas conhecessem melhor a pessoa da foto. Em cada apresentação fazia-se alguns questionamentos para facilitar os relatos dos alunos.
*Quem está na foto?
*O que essa pessoa representa para você?
* Como foi tirada a fotografia?
*Pense em uma característica especial dessa pessoa. Um cheiro, um gesto uma palavra,um modo de agir,um gosto,etc.
*Como é o seu relacionamento com essa pessoa?
*Conte algo especial que tenha acontecido com essa pessoa.
Após os relatos partiu-se para a etapa da escrita desenvolvendo um texto poético sobre a fase da vida em que a pessoa da foto mais marcou. Cada escritor tinha como elementos norteadores da escrita, algumas dicas importantes expostas em um cartaz.
São João dos Patos – MA, 11 de março de 2010.
Rita Jordanha Noleto da Silva