Escolha um Avançando na prática e desenvolva as atividades propostas com seus alunos. Lembre-se de que seu relatório, contendo o planejamento, a descrição do desenvolvimento em sala de aula e a sua avaliação será requisitado pelo seu formador e deverá ser postado aqui no nosso blog. Bom trabalho!
sábado, 23 de janeiro de 2010
TP 6 - Lição de casa 1
Escolha um Avançando na prática e desenvolva as atividades propostas com seus alunos. Lembre-se de que seu relatório, contendo o planejamento, a descrição do desenvolvimento em sala de aula e a sua avaliação será requisitado pelo seu formador e deverá ser postado aqui no nosso blog. Bom trabalho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LUCIANA
ResponderExcluirRELATÓRIO:UNIDADE 21 ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM TP6 LIÇÃO DE CASA 1 SEÇÃO 1.
OBJETIVO:IDENTIFICAR MARCAS POSITIVAS DE ARGUMENTATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS,DIFERENCIANDO TESE DE ARGUMENTOS.ATIVIDADE AVANÇANDO NA PRÁTICA EM DOIS GRUPOS DE DISCUSSÃO.DESENVOLVIMENTO:OS DOIS GRUPOS DA 7ª SÉRIE DO TURNO MATUTINO DA UNIDADE INTEGRADA 31 DE MARÇO SE ORGANIZARAM, O PRIMEIRO TEMA DEFENDIDO FOI GARANTIA DE UM BELO SORRISO, SENDO BEM REPRESENTADO PELO GRUPO,COM ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A MANEIRA CORRETA DE ESCOVAÇÃO DENTÁRIA,ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DENTÁRIA COM O ESPECIALISTA A CADA SEIS MESES.JÁ O OUTRO GRUPO COM O TEMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA COM QUALIDADE DE VIDA,QUE APRESENTARAM A PIRÂMIDE ALIMENTAR E A FORMA CORRETA DE MASTIGAÇÃO E INGESTA DE LÍQUIDOS CORRETAMENTE.O RESULTADO FOI POSITIVO,POIS OS ALUNOS TEM INTERAÇÃO ADEQUADA NO ESTUDO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA,CADA DOCENTE PODE TRABALHAR TEXTOS INTERDISCIPLINAR NA SUA DISCIPLINA ESPECÍFICA PARA MELHOR DESEMPENHO DOS DISCENTES.LUCIANA.
TP6 UNIDADE 21
ResponderExcluirA tarefa proposta foi executada na Unidade Integrada 31 de Março na sala da 7ª série. Levei para turma vários textos sobre propagandas diversas que circulam em nosso meio, retirando de revistas, jornais, livros e outros.
Dando continuidade foram distribuídas várias gravuras com o tema abordado “Publicidade”, posteriormente foi pedido uma leitura em grupo, onde cada um expressou o seu entendimento sobre a temática. Logo em seguida montou-se frases, orações, expressões dos vários tipos de textos publicitários.
Com a interferência da professora novamente foi discutido sobre o sentido da propaganda que tem como objetivo argumentativo o convencimento ao consumo de determinados produtos.
Contextualizando o assunto foi sugerido uma produção textual, sendo que cada aluno escolheu o produto que iria divulgar, a maioria socializou seu trabalho e ficou muito interessante, e também o objetivo proposto foi alcançado, entendendo o sentido de uma publicidade.
São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo
RELATÓRIO
ResponderExcluirLIÇÃO DE CASA 1 – TP6
Após o estudo do TP6 sobre leitura e processo de escrita percebi a necessidade de despertar nos alunos o interesse para essas práticas que são essenciais para o desenvolvimento intelectual dos mesmos, a série escolhida foi a 8ª da U. E. Gov. Newton Bello, o tipo de texto selecionado foi o argumentativo. Para iniciar foi feito a explanação oral do que vem a ser um texto argumentativo e qual a sua finalidade, em seguida foi pedido que cada aluno elaborasse um texto do referido acima mediante os temas apresentados, retirados do próprio TP, cada aluno pode escolher o seu tema de acordo com seu interesse, logo após alguns deles fizeram a leitura dos textos para a turma e ouviram a opinião dos demais a respeito dos mesmos. Acredito que, mesmo diante de algumas dificuldades que foram encontradas o objetivo desejado foi alcançado.
CURSISTA:Austregésila Carvalho
TP 6
ResponderExcluirREALTÓRIO
Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 01 de dezembro do ano de 2009, atividades estas, realizadas pelos alunos da 5ª série(6º ano) da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos- Maranhão.
O primeiro momento consistiu na exibição do filme: “Entre o amor e a razão”(Cícero Filho), o mesmo enfoca a triste realidade de um nordestino que passa por muitas dificuldades, pois, não consegue emprego pelo fato de não ter estudado.
Ao término do filme, foi realizada a interpretação do mesmo; sendo logo em seguida trabalhada a letra da música “Entre o amor e a razão.”
No segundo momento, houve uma discussão e opinião crítica à respeito daimportância da leitura, logo após, foi entregue um questionário aos alunos, cujo objetivo foi exatamente saber o quanto os alunos lêem,ou melhor, por que a maioria dos alunos apresentam falta de interesse pela leitura.
Após o questionário, foi apresentado aos alunos o livro: “Os cavaleiros da távola redonda”; o mesmo foi lido em capítulos pelo professor, leitura esta, realizada em voz alta criando suspense a cada término de um capítulo.
Finalizaram-se os trabalhos com a dramatização da història.
Portanto, é válido ressaltar que esta atividade foi de grande relevância para o processo de leitura e escrita dos educandos, uma vez que, a literatura é fundamental na formação crítica e reflexiva do indivìduo.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 6
REALTÓRIO
O primeiro momento consistiu na exibição do filme: “Entre o amor e a razão”(Cícero Filho), o mesmo enfoca a triste realidade de um nordestino que passa por muitas dificuldades, pois, não consegue emprego pelo fato de não ter estudado.
Ao término do filme, foi realizada a interpretação do mesmo; sendo logo em seguida trabalhada a letra da música “Entre o amor e a razão.”
No segundo momento houve uma discussão e opinião crítica à respeito daimportância da leitura, logo após, foi entregue um questionário aos alunos, cujo objetivo foi exatamente saber o quanto os alunos lêem,ou melhor por que a maioria dos alunos apresentam falta de interesse pela leitura.
Após o questionário, foi apresentado aos alunos o livro: “Os cavaleiros da távola redonda”; o mesmo foi lido em capítulos pelo professor, leitura esta, realizada em voz alta criando suspense a cada término de um capítulo.
Finalizaram-se os trabalhos com a dramatização da història.
Portanto, é válido ressaltar que esta atividade foi de grande relevância para o processo de leitura e escrita dos educandos, uma vez que, a literatura é fundamental na formação crítica e reflexiva do indivìduo.
Cursista:Célia Araújo de Sousa
LEITURA E PROCESSO DE ESCRITA
ResponderExcluirO TP6 relata sobre o processo de leitura e escrita, tendo como um dos objetivos identificar as marcas de argumentatividade na organização dos textos, então, levei para sala de aula algumas reflexões sobre linguagem e seus usos, encartes de revistas e folhetins que tem como função chamar a atenção.
Em grupos, pedi que elaborassem um argumento ou tese a ser defendida e que observassem o emprego da segunda e terceira pessoa do discurso como marca do texto argumentativo.
Apresentamos em forma de tele-jornal, depois analisamos as interferências e ações provocadas pelo texto.
TP6 – ATIVIDADE 1
ResponderExcluirO avançando na prática dessa atividade tinha como objetivo: analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.
Ao iniciar a aula apresentamos à turma uma historinha em quadrinho para seu reconhecimento, ao mesmo tempo em que se fez uma sondagem prévia sobre esse gênero. A participação foi surpreendente, pois a turma fez colocações fundamentadas e objetivas.
Em seguida, entrou-se na atividade propriamente dita obedecendo aos seguintes passos:
Apresentação e leitura de uma tirinha da Mafalda, onde ela está triste porque o mundo está doente (Quino. Toda Mafalda. São Paulo. Martins Fontes, 1993, pág. 77 e 78.)
Conversa informal sobre Quino, o autor da tirinha;
Explicação da seqüência lógica dos quadrinhos para dar coerência ao texto;
Análise das características de uma história em quadrinho, apontando como principais: integração texto/imagem, personagens, ilustrações e texto;
Discussão do conteúdo da história para a compreensão de seu objetivo, a partir de argumentação oral da professora;
Atividade escrita de compreensão individual;
Diante de todo o feito, percebeu-se que a maioria dos estudantes, apesar do inicio ter sido bem participativo, ainda sentem muita dificuldade quanto a descoberta do assunto do texto e principalmente argumentar o mesmo. Portanto, é necessário que o professor trabalhe bastante textos argumentativos, focalizando uma investigação minuciosa dos diferentes tipos de argumentos.
TP6 – ATIVIDADE 1
O avançando na prática dessa atividade tinha como objetivo: analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.
Ao iniciar a aula apresentamos à turma uma historinha em quadrinho para seu reconhecimento, ao mesmo tempo em que se fez uma sondagem prévia sobre esse gênero. A participação foi surpreendente, pois a turma fez colocações fundamentadas e objetivas.
Em seguida, entrou-se na atividade propriamente dita obedecendo aos seguintes passos:
Apresentação e leitura de uma tirinha da Mafalda, onde ela está triste porque o mundo está doente (Quino. Toda Mafalda. São Paulo. Martins Fontes, 1993, pág. 77 e 78.)
Conversa informal sobre Quino, o autor da tirinha;
Explicação da seqüência lógica dos quadrinhos para dar coerência ao texto;
Análise das características de uma história em quadrinho, apontando como principais: integração texto/imagem, personagens, ilustrações e texto;
Discussão do conteúdo da história para a compreensão de seu objetivo, a partir de argumentação oral da professora;
Atividade escrita de compreensão individual;
Diante de todo o feito, percebeu-se que a maioria dos estudantes, apesar do inicio ter sido bem participativo, ainda sentem muita dificuldade quanto a descoberta do assunto do texto e principalmente argumentar o mesmo. Portanto, é necessário que o professor trabalhe bastante textos argumentativos, focalizando uma investigação minuciosa dos diferentes tipos de argumentos.
Vania Araújo
TP 6 LIÇÃO DE CASA 01:
ResponderExcluirApós estudos feito do TP-6 sobre leitura e processo da escrita deparei-me com a necessidade de despertar em nosso alunado o interesse pela prática da leitura e processo de escrita para auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos.A série contemplada para a aplicação da atividade foi a 8°série da Unidade Escolar Padre Santiago,o tipo de texto escalhido foi argumentativo.
No inicio da aula foi feito uma explanação oral para toda turma sobre o assunto acima referido assim também qual sua finalidade, diante dos textos apresentado referido no próprio TP, foi pedido que cada aluno elaborasse um texto no qual cada aluno tinha a liberdade de escolher um tema de acordo com o seu enteresse,logo depois alguns deles fizeram a leitura dos textos por eles constriudo e ouviram o coméntarios dos demais á respeito das produções.Acredito ter atingido o objetivo proposto.FRANCILENE
Lição de casa 1 Tp6
ResponderExcluirRelatório
O avançado na prática escolhido para a realização desta atividade foi o da página 91, o planejamento. Primeiro pedi que cada aluno pensasse em um fato ou acontecimento que marcou sua vida, ou seja, que nunca vai se esquecer. Em seguida cada um elaborou um texto narrando sobre o que aconteceu, como se sentiu e porque o evento foi inesquecível.
Terminando a produção, os alunos apresentaram seus textos, cada um explicando por que tal acontecimento se tornou inesquecível em sua vida. De início alguns alunos sentiram-se envergonhado de expor suas produções textuais, mas no decorrer da apresentação percebeu-se que aqueles que deixaram de fazer, se sentiram motivados a participar das próximas atividades.
Conclui-se que o trabalho, apesar de não ter atingido 100% da turma mais surtiu efeito positivo.
Essa atividade foi aplicada com os alunos do 8º ano, turno vespertino, da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
TP 6
ResponderExcluirArgumentação e Linguagem
Seção 2 – A tese e seus argumentos
Descrevendo a atividade na turma de 7ª série da Escola Municipal Padre Santiago, deu-se inicio a atividade conversando a respeito das propagandas que vinculam na televisão, rádio e outros meios de comunicação importantes.
Em continuidade foi distribuído uma quantidade de gravuras de publicidade que levou o incentivo a leitura, depois aconteceram as discussões onde fizeram interpretações a respeito das propagandas qual público ela se destinava, entendendo que toda propaganda era uma estratégia que leva a convencer as pessoas.
Em resumo, a aula teve um bom entendimento e foi considerada boa pois entenderam o sentido da argumentação e que busca convencer as pessoas com tese argumentativa incentivando para o consumo.
Cursista: Esperança Madeira
Argumentação e Linguagem
ResponderExcluirTP – 6
Seção 2
A tese e seus argumentos
Relatando a atividade na turma da 7ª série 31 de Março, iniciou-se a atividade conversando sobre as propagandas que vinculam na televisão, rádio e outros meios de comunicação.
Em seguida foi distribuído várias gravuras de publicidade que conseqüentemente incentivou a leitura em grupo, provocando discussão dando interpretações a cada tipo de propaganda e qual público era destinado, e entendendo que toda propaganda usa uma estratégia argumentativa que leva a convencer as pessoas.
Finalmente foi uma produção textual utilizando os mesmos argumentos utilizados na publicidade e assim ficou entendido um texto argumentativo.
Em resumo a aula foi considerada boa, pois entenderam o sentido da argumentação das publicidades e que geralmente busca convencer as pessoas com tese argumentativas e incentivando para o consumo.
Cursista: Sonia Maria
Nesta atividade do TP6 trabalhamos com literatura infantil, o trabalho foi desenvolvido com a exposição de algumas obras literárias infantis, onde os alunos escolheram aquela que lhe chamou a sua atenção, depois foi sugerido que eles lessem, e quando foi lido o livro, entregamos-lhes um questionário sobre o livro para que eles respondessem, trabalhando a interpretação textual, com o objetivo de despertar o interesse pela leitura.
ResponderExcluirAo final da atividade proposta pode-se observar que nossos alunos não têm o hábito da leitura, porém a maioria esforçou-se para realizarem suas atividades.
CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
Lição de casa 1 TP 6
ResponderExcluirRelatório
Assim como as outras atividades anteriores, a lição de casa 1 do TP 6 seguiu o mesmo processo das demais, primeiro foi feita a escolha do Avançando na Prática, o escolhido foi o da página 91, depois o planejamento e em seguida a descrição do desenvolvimento em sala de aula.
Em conversa com os alunos da 7ª série, turno matutino, da Unidade Integrada “31 de Março”, pedi que lembrassem de um acontecimento muito importante na vida deles, citei alguns meus para facilitar a aprendizagem, depois orientei-os para escrever um texto narrando o que aconteceu. Para facilitar o trabalho citei alguns passos que ajudou-os na produção.
Terminada a produção os alunos apresentaram seus textos, cada um explicando porque tal acontecimento se tornou inesquecível em sua vida. Nem todos os alunos fizeram, mas no decorrer da apresentação percebeu-se que aqueles que deixaram de fazer se sentiram motivados a participar das próximas atividades.
Conclui-se que o trabalho surtiu efeito positivo.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP6
Nas diferentes tradições de carnavais, sabe-se que o uso de máscaras e fantasias tem significados diferentes.
A atividade avançando na prática foi desenvolvida através do texto “A Origem do Carnaval” com a leitura do texto e pesquisa individual sobre o modelo cultural em alguns países inclusive no Brasil e outros exemplos de festas folclóricas, como o exemplo de Festa de São Gonçalo e outras. Foi aplicada na 8ª série do turno vespertino na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada no Bairro São Francisco nesta cidade.
O término da atividade foi muito proveitoso, concluindo com questionários e troca de informações com os discentes.
FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
TP6 – SEÇÃO 2
Lição de casa 1 Tp6
ResponderExcluirRelatório
O avançado na prática escolhido para a realização desta atividade foi o da página 91, o planejamento. Primeiro pedi que cada aluno pensasse em um fato ou acontecimento que marcou sua vida, ou seja, que nunca vai se esquecer. Em seguida cada um elaborou um texto narrando sobre o que aconteceu, como se sentiu e porque o evento foi inesquecível.
Terminando a produção, os alunos apresentaram seus textos, cada um explicando por que tal acontecimento se tornou inesquecível em sua vida. De início alguns alunos sentiram-se envergonhado de expor suas produções textuais, mas no decorrer da apresentação percebeu-se que aqueles que deixaram de fazer, se sentiram motivados a participar das próximas atividades.
Conclui-se que o trabalho, apesar de não ter atingido 100% da turma mais surtiu efeito positivo.
Essa atividade foi aplicada com os alunos do 8º ano, turno vespertino, da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
PROGRAMA GESTAR II
ResponderExcluirLINGUA PORTUGUESA
RELATÓRIO FINAL
O TP 6 tem como tema “Leitura e Processos de Escrita” e para abordar a idéia proposta, desenvolveu-se um planejamento referente a unidade 23 sobre avaliação, revisão e reescrita de textos.
A aula foi iniciada com alguns questionamentos:
*Você já brincou de revisor de textos?
*Leu e revisou os textos dos colegas da sala?
*Como foi o processo de avaliação dos textos que você já revisou?
Em seguida, os alunos em duplas iniciaram a tarefa utilizando algumas imagens:
1-Uma mulher
2-Um homem
3-Uma criança
4-Um objeto
5-Uma paisagem ou ambiente
Todas as imagens foram distribuídas sobre uma mesa e os alunos começaram a inventar histórias a partir da apresentação de cada figura sempre utilizando o critério de dar continuidade às idéias anteriores.
Ao terminar as produções dos textos, cada dupla fez a leitura silenciosa e posteriormente em voz alta para iniciar o processo de revisão e reescrita. Na segunda etapa da revisão, cada texto foi entregue a outra dupla para uma segunda leitura fazendo observações sobre alguns aspectos necessários à correção e colocando através de ícones quais os elementos deveriam ser acrescentados ou alterados.
Portanto, foi uma aula produtiva e com a participação colaborativa de todos os alunos e os objetivos propostos foram alcançados.
São João dos Patos
Rita Jordanha Noleto da Silva