Registre aqui a experiência escolhida para ser realizada em sua turma, entre
as sugeridas nas unidades 7 e 8, às páginas 83, 87, 95, 115, 120 e 128. Sua opção deve privilegiar a situação de sua turma, seus interesses e necessidades. Procure planejar a atividade em todos os seus passos, ponto de partida para uma boa realização. Seu registro deve ser um relato fiel da atividade em sala, acompanhado de sua própria avaliação sobre toda a experiência. Não se esqueça de que o Formador não só vai reler e comentar seu registro como poderá solicitar que você o apresente a seus colegas.
Bom trabalho!
Atividade do TP2 lição de casa 2 avançando na prática realizada com uma sobre as figuras de linguagem mais comuns em nossa comunidade,sendo como exemplos citado e observado pelos discente a figura de linguagem catacrese como exemplo.Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida,outra expressão bastante usada fome de leão no caso hipérbole,sair para fora pleonasmo sendo estes comuns no cotidiano da comunidade observada pelos discentes,bem como os mesmos usam este tipode linguagem.Portanto os exemplos estudados serviram como referncial da estudar todas as figuras que é de suma importância para o docente e os discentes.Luciana Queiroz.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTP2 UNIDADE 8 - SEÇÃO 02
ResponderExcluirO texto escolhido para trabalhar foi um Poema de Augusto Meyer. De acordo o exposto escolhi o poema “Serão de junho” que a princípio nos proporciona uma leitura coletiva e uma reflexão sobre o que diz o texto, os personagens e, sobretudo uma visão de mundo. Depois que os alunos se familiarizaram com o texto foi possível uma elaboração de um outro poema com base nos seus conhecimentos.
Vale ressaltar, que este trabalho foi desenvolvido com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, que por sua vez foi um sucesso, pois os alunos se dispuseram ao conhecimento e a construção do gênero político. Porém podemos destacar como aspecto facilitador a compreensão e a boa vontade dos alunos em conhecer o novo e entender como desafio para sua aprendizagem.
Em síntese, o trabalho foi de grande importância para o aprendizado dos alunos e conseqüentemente, para os cursistas que tiveram a oportunidade de vivenciar a construção da aprendizagem.
São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo
LIÇÃO DE CASA 2 – TP2
ResponderExcluirUsando como base a lição de casa da página 115 que tem como objetivo a valorização da fala, presente em cada grupo ou classe social,para desenvolver essa atividade pedi aos alunos da 8ª série da U. E. Gov. Newton Bello que realizassem uma pesquisa com pessoas de sua comunidade principalmente idosos, com o intuito de observar o modo de falar de cada grupo. Após a pesquisa os alunos reuniram-se em grupos e cada grupo apresentou o resultado de seu trabalho em sala de aula, a atividade foi bastante interessante e prazerosa pois, através dela os alunos puderam conhecer diferentes significados para diversas palavras existentes em nossa língua.
CURSISTA:Austregésila Carvalho
Gestar 2 Língua Portuguesa
ResponderExcluirTP2. Lição de casa 2
Relatório
Partindo da idéia do texto A Fantasia foi discutido como trabalhar poesia por meio de perguntas, citações leituras e produção de texto. Foi bastante gratificante os alunos ficaram empolgados com as informações trabalhadas sobre poema selecionaram diferentes poesias expôs em mural.
Partindo dessa hipótese acredito que a escolha pelo tema surgiu efeito, pois percebi o empenho do aluno em pesquisar e mostrar resultados. Embora percebendo que os mesmos sentem ainda muitas dificuldades, mas com certeza se continuarmos esse trabalho conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Cursista: Lusanira C. Ribeiro
GESTRAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 2
O presente relatório relata as atividades realizadas na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira .Onde foi trabalhado o seguinte tema: A Gramática interna e o ensino produtivo, ou seja, interna tem haver com a fala ,e produtivo, é fazer com que o aluno aprenda.
Portanto, no ensino-aprendizagem da língua, é fundamental a consideração dessa gramática interna. Entretanto, cabe ao educador criar oportunidades para que os alunos ampliem cada vez mais o seu vocabulário, nas mais variadas situações sociocomunicativas.
Partindo desse pressuposto que, foi realizada uma atividade com o uso de um texto; com diálogo curto, “A menina, a babá e a avó, onde as mesmas usam uma linguagem bem parecida, ou seja, usam uma gramática que foi sendo internalizada desde o início da aquisição da linguagem.
Em seguida os alunos fizeram a reescrita de frases, subistituindo os verbos haver e existir, onde foi explanado muito bem o contexto, mostrando bem esse tipo de ensino produtivo da língua.
Ao término, cada aluno leu sua atividade.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
GESTRAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 2
O presente relatório relata as atividades realizadas na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira .Onde foi trabalhado o seguinte tema: A Gramática interna e o ensino produtivo, ou seja, interna tem haver com a fala ,e produtivo, é fazer com que o aluno aprenda.
Portanto, no ensino-aprendizagem da língua, é fundamental a consideração dessa gramática interna. Entretanto, cabe ao educador criar oportunidades para que os alunos ampliem cada vez mais o seu vocabulário, nas mais variadas situações sociocomunicativas.
Partindo desse pressuposto que, foi realizada uma atividade com o uso de um texto; com diálogo curto, “A menina, a babá e a avó, onde as mesmas usam uma linguagem bem parecida, ou seja, usam uma gramática que foi sendo internalizada desde o início da aquisição da linguagem.
Em seguida os alunos fizeram a reescrita de frases, subistituindo os verbos haver e existir, onde foi explanado muito bem o contexto, mostrando bem esse tipo de ensino produtivo da língua.
Ao término, cada aluno leu sua atividade.
Cursista: Célia Araújo de Sousa
2ª AULA
ResponderExcluirPROPOS A ATIVIDADE DA UNIDADE 8 NO QUAL ALUNOS OBSERVARAM CRIANÇAS E REGISTRARAM AS ONOMATOPEIAS, QUE ELAS USAM EM QUANTIDADE.
LEVEI PARA A TURMA ALGUNS TEXTOS DE ESCRITORES CONHECIDOS COMO FERNANDO PESSOA, MONTEIRO LOBATO E OUTROS. PEDI QUE CONSTRUISSEM UMA HISTORIA EM QUADRINHOS E, QUE FOSSEM USADAS ONOMATOPEIAS. AS HISTORIAS FORAM CONSTRUIDAS EM GRUPOS, DEPOIS TROCADAS ENTRE ELES PARA SEREM LIDAS ENTRE OS COLEGAS, DANDO INICIO A UMA DISCUSSAO SOBRE DIFERENTES MANEIRAS DE EXPLORAR A SONORIDADE DE UM TEXTO.
Em consonância à orientação da Lição 2 do TP2, trabalhou-se as figuras e linguagem literária no avançando na prática dessa atividade. Ela foi proposta com o objetivo de identificar as várias possibilidades de linguagem figurada no texto literário, uma vez que não se caracteriza pela simples presença de uma figura, mas que na realidade, ele se constrói numa costura de figuras e outros recursos, para criar sua condição estética.
ResponderExcluirA proposta de leitura foi o poema SERÃO DE JUNHO de Augusto Meyer, seguida de sua interpretação escrita. Terminada a interpretação, aplicou-se a leitura em voz alta, isso depois de um ensaio pessoal, porque a leitura de um poema não é feita de maneira simples, é bastante complicada, pois há alguns critérios a serem seguidos.
Propusemos um concurso de leitores e assim o fizemos. Muitos se candidataram, poucos os lêem com precisão. Sentimos que ainda falta muito, alguns faltam entonação, outros pontuação, e principalmente dá vida ao poema. Depois de terminado o concurso, fizemos uma avaliação com colocações necessárias e de grande aprendizado.
Vânia Araújo
16 de março de 2010
Gestar II Língua Portuguesa
ResponderExcluirTP2 – Lição de casa 2
A atividade foi realizada na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira.
No primeiro momento os alunos fizeram um desfile caracterizado, onde cada aluno descreveu as características de cada personagem, depois entregou-se uma atividade com desenhos diversificados para cada aluno colocarem as características dos mesmos.
No segundo momento os alunos fizeram uma produção textual baseadas nas imagens da Branca de Neve e do Príncipe, onde cada produção tivesse a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
No inicio só alguns alunos tiveram dificuldades, mas no decorrer das atividades, tudo foi satisfatório e tiveram uma boa aprendizagem.
Ao término, os alunos leram suas produções e a melhor produção vai ser premiada.
Cursista: Mildivan da Silva Miranda
RELATÓRIO- LIÇÃO DE CASA 2 TP5:
ResponderExcluirA atividade LIÇÃO DE CASA DO TP5 foi desenvolvida com os alunos da 6ª série 60/MATUTINO da UI 31 de Março. Esta atividade teve como tema a coerência e coesão textual,assuntos já trabalhados em sala de aula o que tornou mais fácil a aplicação da mesma. A atividade baseava-se na produção de uma história pelos alunos e tinha como ponto de partida respostas dadas por estes a partir de questionamentos levantados pelo professor.
O título proposto foi "Minhas férias de final de ano".Os questionamento foram:
1- O que aconteceu?
2- Aonde aconteceu?...
As respostas foram colocadas em envelopes diferentes , depois que todos terminaram começamos a montar o texto.
Para que o texto tivesse sentido adicionamos alguns elementos de coerência e coesão.
Ao final do trabalho apresentamos os textos, onde observou-se que a atividade foi prazerosa e significativa para todos.
CURSISTA: TARSO SANTOS
Lição de casa 2 Tp2
ResponderExcluirRelatório
A lição de casa 2 do Tp2 foi desenvolvida com os alunos do 8º ano, turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” O avançando na prática escolhido foi o da pág. 129 que dá sugestões do trabalho com o poema serão de junho do autor Augusto Meger.
A princípio a turma foi dividida em grupo de cinco e cada grupo recebeu uma cópia do poema, fizeram uma leitura silenciosa. Depois fiz uma leitura em voz alta do poema, pedi que cada grupo fizessem também a leitura, para assim observar a entonação.
Após leitura, passou-se para a interpretação, visto que no poema existiam informações importantes que precisavam ser descobertas, como por exemplo, as três vozes do verbo diferentes como era sugerida no poema.
Conclui-se que o trabalho surtiu efeito positivo.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
TP-2 LIÇÃO DE CASA-2, UNIDADE 8:
ResponderExcluirEXPRESSIVIDADE DA LINGUAGEM COTIDIANA:
As figuras de linguagem são muito comum na nosso dia-a-dia em nossa fala. Portanto é necessário trabalhar de uma forma dinâmica assim facilitando o ensino aprendizagem.
A atividade referente a esse assunto foi aplicada para alunos da 7ªsérie da Unidade Escolar Padre Santiago, foi apresentado para os aluno uma poesia do próprio TP!Sertão de Junho", sendo lido pelo professor em voz alta em quanto isso os alunos procuravam entender as palavras diferente que constava na mesma.
Em seguida foi sugerido a interpretação escrita da poesia os alunos encontraram dificuldade de interpreta.
No final da aula foi socializado as interpretação das poesia construida pelos aluno.Em resumo se atingiu significativamente os nossos objetivos.FRANCILENE MADEIRA
"Você não pode ensinar nada a um homem;
ResponderExcluirvocê pode apenas ajulá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galilei).
"Aprender é a unica coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."(Leonardo da Vinci).
TP2- Seção 1
ResponderExcluirA expressividade da linguagem cotidiana - pag. 115
O TP2 aborda as análises lingüísticas e literárias. Portanto planejei uma tarefa na 8ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira em que levei a srª Nizete Rosa de Alencar sendo uma pessoa famosa na cidade por suas “pérolas” que ela utiliza na sua fala.
A entrevista foi realiza pelos alunos enfatizando erros; família, saúde, política , segurança etc. De acordo com suas respostas os alunos foram colhendo sua linguagem peculiar em que a condição social também aparece na fala.
Ao término da entrevista os grupos de alunos fizeram suas observações onde ficou claro que a senhora Nizete Rosa de Alencar, possui uma experiência de vida bastante interessante e que precisa ser valorizada, pois cada integrante de uma comunidade leva consigo seus aspectos culturais adquiridos na trajetória de sua vida.
Cursista: Esperança Madeira
TP – 2
ResponderExcluirUnidade 8
Expressividade da Linguagem Colidiana
As figuras de linguagem são muito comum na nossa fala. Portanto é necessário trabalhar de uma forma dinâmica para que facilite o aprendizado.
As atividades referente esse conteúdo foi planejado para os alunos 7ª série da Escola Municipal 31 de Março, foi apresentada uma poesia do próprio TP “Serão de Julho”, sendo lido em voz alta pela professora e os alunos procurando entender algumas palavras.
Em seqüência foi sugerido a interpretação escrita da poesia. Os alunos encontraram complicação devido à dificuldade de interpretação como em qualquer outros tipos de textos.
No final da aula foi socializado com a leitura da interpretação da poesia. Percebeu-se neste momento que as dificuldades existem quando se fala em interpretação e análise.
Mas em resumo se atingiu alguns objetivos significativos que representou o inicio de processo e gosto pela leitura e até saber lê uma poesia.
Cursista: Sonia Maria
A segunda atividade referente ao TP2 trabalhamos com a coordenação de frases e textos com os alunos apesar de eles estarem na 5ª série pode-se observar a dificuldade de raciocínio lógico ao ordenar frases, principalmente textos. Na oportunidade enfatizou-se as partes de um texto narrativo que para ele ser coerente tem-se uma seqüência, início ou introdução, desenvolvimento e o desfecho ou conclusão. No desenvolvimento da atividade os alunos interagiram, dividindo seus conhecimentos e conseguiram realizar suas atividades com êxito, acredita-se que eles não irão mais confundir a estrutura textual.
ResponderExcluirCURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
Lição de casa 2 TP 2
ResponderExcluirRelatório
A aplicação da lição de casa 2 do TP 2 se deu na turma da 6ª série da Unidade Integrada “31 de Março”, turno vespertino e o Avançando na Prática escolhido foi o da página 120, que dá sugestões do trabalho com o poema: Serão de junho do autor Augusto Meyer.
A princípio a turma foi dividida em duplas e cada um recebeu uma cópia do poema, fizeram uma leitura silenciosa do texto. Depois de alguns minutos, fiz uma leitura em voz alta, do poema, pedi que os alunos também fizessem, para assim observar a entonação.
Depois de feitas as leituras, passou-se para a interpretação, visto que no poema existiam informações importantes que precisavam ser descobertas, como por exemplo, as três vozes diferentes, como era sugerida a força do vento no poema e outros.
A atividade foi divertida e houve aprendizagem em grande parte da turma.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP2
A atividade avançando na prática foi desenvolvida na Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” na 7ª série “B” turno vespertino, localizada no bairro São Francisco nesta cidade, sendo trabalhado gramática: seus vários sentidos, executando formas que tentam modificar as expressões com verbo ter significado existir ou haver e outras ainda praticada pelos alunos. Para a melhor explanação desses casos, usei textos bem curtos e até frases para melhor esclarecimento do assunto abordado aplicando logo após exercícios para substituição dos verbos na forma correta.
O resultado foi satisfatório, pois os alunos mostraram interesse para o desempenho das atividades.
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
Lição de casa 2 Tp2
ResponderExcluirRelatório
A lição de casa 2 do Tp2 foi desenvolvida com os alunos do 8º ano, turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” O avançando na prática escolhido foi o da pág. 129 que dá sugestões do trabalho com o poema serão de junho do autor Augusto Meger.
A princípio a turma foi dividida em grupo de cinco e cada grupo recebeu uma cópia do poema, fizeram uma leitura silenciosa. Depois fiz uma leitura em voz alta do poema, pedi que cada grupo fizessem também a leitura, para assim observar a entonação.
Após leitura, passou-se para a interpretação, visto que no poema existiam informações importantes que precisavam ser descobertas, como por exemplo, as três vozes do verbo diferentes como era sugerida no poema.
Conclui-se que o trabalho surtiu efeito positivo.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa