Como você já sabe, nesta etapa do trabalho com as unidades 5 e 6, nossa proposta é que escolha uma das experiências do Avançando na prática (páginas 17, 24, 30, 51, 56 e 65), para realizar com sua turma.
Escolha, entre as seis, aquela que mais lhe pareça adequada ao momento dos seus alunos. Planeje bem a atividade, para que seja uma vivência realmente proveitosa
para todos. Depois de realizada, registre-a cuidadosamente, indicando suas etapas e avaliando seus resultados. Lembre-se de postar essas anotações aqui neste espaço...
O estudo da análise linguística e análise literária do TP2 foi relevante para o meu conhecimento e dos discentes da Unidade Integrada 31 de Março,sendo que a atividade desenvolovida do TP2 lição de casa 1 avançando na prática da leitura de imagem de uma cidade imaginária com elementos poluentes em que os discentes fizeram seus comentários verbalizando e produzindo respostas textuais sobre soluções destes elementos poluidores como o lixo jogado no rio,a fumaça liberada na atmosfera.Na prudução do texto individual e logo depois com a leitura coletiva caracterizou-se alguns exemplos de frases nominais.O trabalho foi gratificante e proveitoso.Luciana Queiroz.
ResponderExcluirTP2 UNIDADE 6 - SEÇÃO 01
ResponderExcluirA atividade realizada teve como proposta uma descrição a partir de uma imagem, a qual seria o verdadeiro sentido de uma leitura de imagem.
Em continuidade apresentou-se uma gravura a respeito da colonização do Brasil. Os alunos iniciaram a observação com bastante atenção todos os elementos que contemplavam a imagem, passo a passo ampliaram os olhares por ângulos diferentes. Nota-se que os mesmos partem dos pontos que mais lhe chamam atenção.
Quando se referem à produção escrita descrevem a imagem onde expressam sua própria opinião, fazendo a socialização e a produção de alguns textos.
Este tipo de prática é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, haja vista que eles expõem a opinião própria sobre a imagem.
Em suma essa atividade torna a aula divertida, interessante. As produções foram surpreendentes e atenderam às expectativas desejadas.
São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo
RELATÓRIO
ResponderExcluirLIÇÃO DE CASA 1 – TP2
Após uma análise cuidadosa dos avançando na prática das unidades 5 e 6 foi escolhida a atividade da página 56 para ser aplicada na 8ª série da U. E. Gov. Newton Bello, o objetivo a ser alcançado com essa atividade foi o de mostrar aos alunos o que vem a ser frases nominais, sendo que esse tipo de frase é especialmente usada em textos descritivos .Tomei como ponto de partida a sugestão do avançando na prática em levar para a sala de aula uma imagem interessante e pedir que os alunos a observassem com bastante cuidado e em seguida descrevessem a imagem e expressassem sua opinião a respeito da mesma dando continuidade foi pedido que cada um produzisse um texto descrevendo o que viram na imagem, para finalizar alguns dos alunos fizeram a leitura para a sala de aula de suas produções e todos puderam opinar à respeito do que foi lido, acredito que o objetivo foi alcançado, pois, todos os alunos mostraram-se bastante interessados em realizar a atividade.
CURSISTA: Austregésila Carvalho
Gestar 2 – Língua Portuguesa
ResponderExcluirTPII Lição de casa I
Relatório
O presente relatório tem por objetivo comentar o trabalho realizado na Escola 31 de março pela professora Luzanira com os alunos da 8° série do turno noturno.
No primeiro momento, foi feito a leitura coletiva do texto O aluno ideal. Em seguida foi proposto um debate entre meninos e meninas onde ambos defenderam a proposta considerada do aluno indisciplinado e o aluno obediente tranqüilo. O debate foi surpreendente, pois os estudantes ficaram bastante estimulados na possibilidade de mostrarem como realmente é a vida escolar.
Depois de discutir o texto foi divido os alunos em grupo onde foi entregue para cada um envelope com texto recortado para fazer a montagem do mesmo, finalizando os grupos citaram exemplos trabalhado nas aulas anteriores.
Luzanira C. Ribeiro
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 2
RELATÓRIO
O presente relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 2 de março do corrente ano, atividades estas, realizadas pelos alunos da 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco, na cidade de são João dos Patos no Estado do Maranhão.
A princípio, a aula iniciou-se com um desfile, em que os alunos caracterizaram-se de anões, princesas, bruxas, reis e rainhas, ao término do mesmo, foram exploradas as características de cada fantasia; levando-os a compreender o que vem a ser uma característica de forma expontânea e bastante prazerosa.
Logo após, foi entregue uma gravura para cada aluno, para que os mesmos descrevessem suas características.
Apresentou-se logo depois uma ilustração, onde cada aluno descreveu-a oralmente, expressando sua opinião sobre a mesma.
Em seguida, foi realizada pelos alunos uma produção de texto descrevendo a imagem; ao término desta então, foram levados até o pátio da escola, e lá foram expostos alguns cartazes, onde elespuderam observar e realizar a descrição dos mesmos.
A atividade foi findada com a apresentação das produções textuais realizadas pelos próprios alunos.
Portanto, o gênero textual descritivo é de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, pois, a descrição permite ao aluno expressar de forma mais prazerosa suas opiniões sobre as imagens; tornando-os dessa forma, seres mais críticos e conscientes a respeito do que o cerca.
Cursista: Fabíola da Costa Carvalho
GESTAR II- LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 1
O presente relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas na 5ª série, da Escola Municípal Francisco Mendes Vieira, que fica localizada na Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco em São João dos Patos –MA.
No primeira momento foram lidas várias histórias infantis pelos alunos, onde cada aluno tinha contato com diversos livros infantis. Depois ,cada um fez um resumo da história, sem mudar o seu fio condutor, a sua lógica.
No segundo momento mostrou-se várias tipos de intertextualidade que envolvem o texto inteiro, em seguida, cada um produziu um texto fazendo as mudanças que gostariam de promover na história escolhida, seguindo o plano de produção; introdução, desenvolvimento dos fatos, até a conclusão ou desenlace.
A princípio, muitos alunos encontraram dificuldades, mas no decorrer das atividades, foram surgindo histórias expetaculares, tais como : Chapeuzinho cor de rosa, O Patinho Bonito, Chapeuzinho de Araque , Os três Leitãozinhos , etc.
Vale ressaltar que, ao término da atividade foram feitas as reescritas dos textos dos alunos colocando os conectivos, fazendo com que os textos ficassem bem estruturados. Depois, cada um leu sua história para todos da sala.
Então conclui-se que, nem sempre temos a consciência de que estamos sendo intertextuais, da mesma forma que o reconhecimento da intextualidade pelo interlocutor exige uma razoável leitura de mundo.
Cursista : Célia Araújo de Sousa
TP2-1ª AULA
ResponderExcluirAPRESENTEI UMA ATIVIDADE DE LIGUAGEM ORAL AOS ALUNOS PARA QUE FOSSE INTERPRETADO AS FALAS DAS PERSONAGENS, POR MEIO DA LEITURA EM VOZ ALTA.
PEDI QUE TODOS FICASSEM EM CIRCULO E QUE CADA UM SE APRESENTASSE AO GRUPO, EM SEGUIDA, ERA PRONUNCIADO O NOME DO MESMO EM VARIOS TONS, PROVOCANDO SENTIMENTOS E EMOÇOES DIFERENTES. PUDEMOS JUNTOS OBSERVAR A RIQUEZA DA ENTONAÇAO DA LINGUAGEM ORAL.
Ao ensinar a língua materna, uma das melhores atitudes que o professor pode ter é ajudar os alunos a observar a língua e atirar conclusões sobre ela, a partir da gramática internalizada que tem. Essa é a base da gramática descritiva e do ensino reflexivo.
ResponderExcluirDiante dessa afirmação, buscou-se planejar uma atividade em que o aluno pudesse perceber a importância da gramática internalizada, mas que devemos procurar amplia-la na medida em que entramos em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua. O texto em estudo “Uma palavra só” nos dá suporte para nos ater à essa questão, uma vez que detalha com precisão suas várias formas.
Para atingir o objetivo da aula, usou-se a metodologia de leitura, compreensão e um jogo de palavras onde foram dadas algumas palavras ao grupo e pediu-se que se criassem outras a partir das mesmas. Em continuação, deu-se um texto incompleto para se preencher as lacunas com palavras que tivessem as mesmas letras. Alguns tiveram muita dificuldade, porém tentaram e conseguiram. Portanto, a atividade foi produtiva e bem conceituada.
Conclui-se então, que a gramática internalizada não basta para se conhecer os recursos adequados da língua para diversas situações de uso. Ela amplia-se cada vez mais à medida que o aluno observa os usos da língua e tira conclusões sabre o modo como ela funciona. Sendo assim, com essa atividade deu para o grupo perceber esse fato.
Ao ensinar a língua materna, uma das melhores atitudes que o professor pode ter é ajudar os alunos a observar a língua e atirar conclusões sobre ela, a partir da gramática internalizada que tem. Essa é a base da gramática descritiva e do ensino reflexivo.
Diante dessa afirmação, buscou-se planejar uma atividade em que o aluno pudesse perceber a importância da gramática internalizada, mas que devemos procurar amplia-la na medida em que entramos em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua. O texto em estudo “Uma palavra só” nos dá suporte para nos ater à essa questão, uma vez que detalha com precisão suas várias formas.
Para atingir o objetivo da aula, usou-se a metodologia de leitura, compreensão e um jogo de palavras onde foram dadas algumas palavras ao grupo e pediu-se que se criassem outras a partir das mesmas. Em continuação, deu-se um texto incompleto para se preencher as lacunas com palavras que tivessem as mesmas letras. Alguns tiveram muita dificuldade, porém tentaram e conseguiram. Portanto, a atividade foi produtiva e bem conceituada.
Conclui-se então, que a gramática internalizada não basta para se conhecer os recursos adequados da língua para diversas situações de uso. Ela amplia-se cada vez mais à medida que o aluno observa os usos da língua e tira conclusões sabre o modo como ela funciona. Sendo assim, com essa atividade deu para o grupo perceber esse fato.
Vânia Araújo
Gestar II Língua Portuguesa
ResponderExcluirTP2 – Lição de casa 1
A atividade foi realizada na 5ª série da Escola Municipal Eurico Santos.
No primeiro momento leu-se a transcrição de uma conversa entre uma criança de dois anos e nove meses, sua avó e sua babá, em seguida, perguntou-se aos alunos se eles entenderam a fala dos personagens contidas no texto, e a resposta foi satisfatório, pois, entenderam o vocabulário, porque as três usaram uma linguagem com muita semelhanças.
No segundo momento foi realizada exercícios de escrita de frases, substituindo os verbos, em cada caso. A principio os alunos encontraram dificuldades depois eles conseguiram executar as atividades.
Portanto, essa tarefa precisa da participação de todos exemplificando bastante bem esse tipo de ensino produtivo da língua.
Cursista: Mildivan da Silva Miranda
TP-2 LIÇÃO DE CASA -1 UNIDADE 6 PÁGINA -56.
ResponderExcluirA ativadade conteplada para ser aplicada na 8ªsérie da Unidade Escolar Padre Santiago foi PERIODO E ORAÇÃO,iniciou-se com uma coversa informal sobre o assunto à ser abordado que seria a observação de uma imagem e quel seria sentido de uma leitura desse tipo.
em seguida foi apresentada uma gravura de História "A colonização do Brasil".
Com nosso ajuda os alunos comecaram obeservar atentamente os elementos da imagem,e pouco a pouco foram ampliando os olhares por vários ânglos.Após a leitura pedir para eles em produção escrita descrever a imagem expressando suas opiniões e depois socializar com os demais
em seguida foi feito a avaliação da atividade e percebemos que nosso abjetivo foi atigido
Lição de casa 1 Tp2
ResponderExcluirRelatório
Depois de ter estudado a Unidade 6 do Tp2, o avançando na prática escolhido foi o da página 56, onde primeiro foi feito o planejamento e em seguida a descrição do desenvolvimento em sala de aula.
Começou-se a atividade colocando – se um quadro com um belo desenho, de forma que todos os alunos pudessem ver claramente, em seguida todos da turma fizeram uma observação minuciosa da imagem, destacando assim todos os detalhes, descrevendo a imagem e dando sua opinião sobre ela. Logo após a turma foi dividida em dupla e cada dupla produziu seu texto, fazendo assim a descrição da imagem. Terminado a produção cada grupo apresentaram seus textos no decorrer das apresentações os alunos fizeram algumas anotações do que foi positivo e negativo. No término os alunos ficaram satisfeitos com as atividades desenvolvida na sala.
A aplicação da atividade se deu no 8º ano, turno Vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”.
Maria José Machado
Gestor II de Língua Portuguesa
TP-2
ResponderExcluirUNIDADE 6
O PERÍODO E A ORAÇÃO
A tarefa da página 56 do TP2 foi realizada na Unidade Integrada 31 de março em uma 5ª série. Levei a turma a uma pintura abstrata em tela, começando por pedir aos alunos a observarem bem a imagem de diversos modos; de baixo para cima, de cima para baixo, da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, tudo iria depender do ponto de observação de cada um, e o que mais lhe chamou atenção. Em seguida cada um deveria observar a imagem, mostrando suas opiniões. Fiquei surpresa com as opiniões de cada um.
Cursista: Esperança Madeira
TP – 2
ResponderExcluirUnidade 6
Período e Oração
Relatando as atividades os alunos da 6ª série começamos com uma conversa sobre a observação de imagem e qual seria o sentido de uma leitura desse estilo.
Em seguida foi apresentada uma gravura sobre a Colonização do Brasil.
Com a ajuda os alunos começaram a observar atentamente os elementos da imagem, e aos poucos foram ampliando os olhares por diversos ângulos. E é interessante que os olhares geralmente partem dos pontos que chamam atenção.
Em produção escrita descreveram a imagem expressando sua opinião e socializando a produção alguns leram.
Os colegas avaliaram os textos dando suas considerações e com o auxilio foi avaliado passagens importantes, exemplificando onde caberia frase nominal e acrescentando também outros exemplos.
No final da aula acharam interessante entender melhor a observação de imagens e gravuras, e que é possível entender a sua importância que antes não era percebível.
Cursista: Sonia Maria
Nesta unidade trabalhamos a atividade sugerida com os bilhetes dando ênfase a interpretação e a leitura com a entonação correta. Neste trabalho destacamos também a estrutura das frases e os tipos de frases. Refletimos também junto com os alunos sobre a amplitude da linguagem oral, que vai além da linguagem escrita e que os sinais de pontuação são muito pobres em relação a sua riqueza, quando o significado de cada expressão falada. Chegamos a conclusão de que a linguagem oral é muito rica e nos oferecem várias possibilidades na forma de nos comunicar a fazer-nos entender.
ResponderExcluirCURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
Lição de casa 1 TP 2
ResponderExcluirRelatório
Para realizar a lição de casa 1 do TP 2, o Avançando na Prática escolhido foi o da página 56 e desta vez já não houve mais tanta resistência por parte dos alunos, pelo fato de já terem sido aplicadas várias outras atividades semelhantes.
Começou-se a atividade colocando-se uma imagem bem grande no quadro, de forma que todos os alunos da turma pudessem ver claramente, em seguida tos da turma fizeram uma observação minuciosa da imagem, descobrindo assim todos os detalhes, logo após a turma foi dividida em duplas e cada dupla produziu um texto fazendo a descrição da imagem. Terminada as produções foi feito um círculo na turma e as duplas foram apresentando seus textos. No decorrer das apresentações pediu-se que os alunos fizessem anotações sobre as apresentações dos colegas e ao final foram feitos comentários pelos alunos e também pelo professor, do que foi positivo e negativo.
A aplicação da atividade se deu na 7ª série, turno matutino da Unidade Integrada “31 de Março”.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP2 LIÇÃO 1
O presente relatório relata a atividade feita na Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”, turma 7ª “B”, localizado no Bairro São Francisco onde apresentei a imagem de uma figura importante na figura do Brasil chamada Juscelino Kubitscheck, e sugeri que os alunos observassem a foto de todas as formas e ficassem atentos para descrever opiniões sobre o mesmo.
As opiniões sugeridas foram abordadas com sucesso.
Em seguida solicitei que produzissem um texto sobre a imagem refletida.
No término desta atividade executada pelos alunos pude observar os variados tipos de frases idealizadas por eles em seguida fiz comentários sobre o trabalho apresentado e explanei formas de melhorar tanto as frases nominais quanto como os períodos utilizados nas frases, adiantei ainda que tanto de frases nominais quanto como os períodos poderiam ser mais intensos já que se trata de uma figura importante para os brasileiros.
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
Lição de casa 1 Tp2
ResponderExcluirRelatório
Depois de ter estudado a Unidade 6 do Tp2, o avançando na prática escolhido foi o da página 56, onde primeiro foi feito o planejamento e em seguida a descrição do desenvolvimento em sala de aula.
Começou-se a atividade colocando – se um quadro com um belo desenho, de forma que todos os alunos pudessem ver claramente, em seguida todos da turma fizeram uma observação minuciosa da imagem, destacando assim todos os detalhes, descrevendo a imagem e dando sua opinião sobre ela. Logo após a turma foi dividida em dupla e cada dupla produziu seu texto, fazendo assim a descrição da imagem. Terminado a produção cada grupo apresentaram seus textos no decorrer das apresentações os alunos fizeram algumas anotações do que foi positivo e negativo. No término os alunos ficaram satisfeitos com as atividades desenvolvida na sala.
A aplicação da atividade se deu no 8º ano, turno Vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
TP 1
ResponderExcluirNesta atividade do TP1 o que mais me chamou atenção foi o interesse dos jovens para expressar as mais variadas formas de da nomes com significadas ilarios.
Jovens que cursam a 6ª série desta unidade de ensino gostam de apostas que vence é o melhor, é o cara.
Palavras: Cara de ereje – sem religião ou igreja, meu – amigo. Traseiraço, bomba chocado, rosa chiclete, to show, to irrado, máquinas, e outras.
Lembrei a todos que em cada região há uma forma diferente de comunicação palavras com significados que não conhecemos e que também a nossa convivência com outras pessoas influenciam muito para esse conhecimento de novas palavras sinônimas.
TP 1
A atividade do TP1 foi aplicada na 7ª série do Colégio Francisco Mendes Vieira onde podemos retratar um pouco da Linguagem e cultura dos nossos alunos.
Ao iniciarmos nosso trabalho todos ficaram envergonhados, pois sentiam medo de se expressar diante dos colegas.
Apresentei o objetivo do nosso trabalho falando que todos teriam a oportunidade de se auto avaliar através de suas indagações, de certa forma todos participaram da tarefa.
Foram seguidos os passos propostos pelo autor, e a cada conversa percebia-se a fala informal dos alunos, a falta de conhecimento para interpretação, e até mesmo para expressar o que estava entendendo sobre o assunto abordado.
Percebe-se que falta muito para nossos estudantes se auto avaliar ou até mesmo avaliar o próximo.
Por: Raimunda Nonata Santana de Araujo