Você aproveitou pelo menos um Avançando na prática das unidades 3 e 4, para realizar com seus alunos, não foi? Agora, poste aqui o relato da atividade: o que deu certo, o que não funcionou; a reação dos alunos; os objetivos alcançados. Prepare-se para o relato e a discussão da experiência com seus colegas.
sábado, 23 de janeiro de 2010
TP 1 - Lição de casa 2
Você aproveitou pelo menos um Avançando na prática das unidades 3 e 4, para realizar com seus alunos, não foi? Agora, poste aqui o relato da atividade: o que deu certo, o que não funcionou; a reação dos alunos; os objetivos alcançados. Prepare-se para o relato e a discussão da experiência com seus colegas.
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LUCIANA.
ResponderExcluirRELATÓRIO
MODALIDADES DA LÍNGUA.
OBJETIVO CARACTERIZAR A LÍNGUA ORAL E A LÍNGUA ESCRITA.TODAS AS NOSSAS INTERAÇÕES VERBAIS,QUE SE DÃO POR MEIO DA LÍNGUA REALIZAM-SE EM TEXTOS.A MODALIDADE ORAL É A NOSSA LÍNGUA NATURAL,ENQUANTO A ESCRITA É ARTIFICIAL DA LÍNGUA E É DE DESENVOLVIMENTO RECENTE.BASEADO NESTE CONTEXTO FOI DESENVOLVIDO NA 8ª SÉRIE TURNO MATUTINO DA UNIDADE INTEGRADA 31 DE MARÇO AVANÇANDO NA PRÁTICA SOBRE AUTO-AVALIAÇÃO:A ORALIDADE DOS ALUNOS,CUJA PROPOSTA ABERTA A TURMA ATRAVÉS DE UM DEBATE ORGANIZADO COM PERGUNTAS DA ATIVIDADE AVANÇANANDO NA PRÁTICA,BEM COMO A RELAÇÃO DE SABER OUVIR E PARTICIPAR NO MOMENTO ADEQUADO SENDO MEDIADO PELO DOCENTE.O RESULTADO FOI GRATIFICANTE A TURMA TEM DESEMPENHO BOM EM RELAÇÃO A ORALIDADE,EM PERGUNTAS MELHOR QUE EM LEITURA INDIVIDUALIZADA,CABE A CADA DOCENTE INSTIGAR MAIS A SUA DISCIPLINA TRABALHANDO PARA MELHOR DESEMPENHO DE TODOS ENVOLOVIDO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.LUCIANA.
GESTAR II LÍMGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 1
Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 26 de Novembro do corrente ano, atividades estas realizadas pelos alunos da 5ª da Escola Municípal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco , na cidade de São João dos Patos-MA , Estado do Maranhão.
O primeiro momento consistiu na exibição do filme: “A Cinderela,” em seguida, fez-se a análise do mesmo.
Logo após, foi entregue aos alunos o texto da história infantil:” A Bela e a Fera” em que foi realizada uma leitura em voz alta, para acionar os conhecimentos prévios dos alunos, com relação a : - história: ambiente, personagens, acontecimentos: - o gênero, em seguida, foi feita a leitura da história de forma dramatizada, o que despertou o interesse e atenção por parte dos alunos.
O segundo momento consistiu na realização da produção textual, primeiramente foram entregues alguns textos de peças teatrais aos alunos , onde os mesmos realizaram a leitura de forma prazerosa, instigando-os à realização da produçaõ de texto.
No decorrer de todo processo surgiram algumas dificuldades, porém, estas foram sanadas da melhor maneira possível, incluindo principalmente a reescrita do texto.
Ao término da atividade, realizou-se a apresentação da mesma, realizada por cada aluno.
O trabalho finalizou-se com a dramatização da peça:” A Bela e a Fera.”
Cursista: Célia Araújo de Sousa
TP1 UNIDADE 4 – SEÇÃO 02
ResponderExcluirA atividade foi desenvolvida na Unidade Integrada 31 de Março com alunos do 6º ano, foi utilizado como recurso um texto sobre folclore.
Relato aqui, neste texto, o desenvolvimento de uma atividade que teve como foco, um dos elementos do nosso folclore brasileiro, ou seja, trabalhei com a cultura popular, e mais precisamente sobre as lendas populares. O que se esperava dos alunos é que fossem fluentes e participativos, o que aconteceu. Antes de tudo foi explanado a visão do Folclore, em seguida foi abordado a tema específico sobre as lendas brasileiras e com isso percebeu-se o quanto elas são tão fortes em nossa cultura, tanto por força de tradição como pela consolidação de momentos lúdicos na vida social.
A palavra foi facultada a todos que quisessem falar ou contar alguma lenda que conhecessem, foi explicado o conceito de lenda, como algo do imaginário popular.
Foi um momento divertido, agradável e satisfatoriamente houve grande fluência verbal e entusiasmo por parte dos estudantes.
São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.
Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo
RELATÓRIO
ResponderExcluirLIÇÃO DE CASA 2 – TP1
Com o objetivo de avaliar o educando no que se refere ao desenvolvimento das competências ligadas à oralidade, tomei como base a lição de casa da unidade 2 que tem como proposta um trabalho em torno da fala e da escrita, a mesma foi aplicada na ª série da U. E. Gov. Newton Bello. Para iniciar o professor conversou informalmente com os alunos explicando-lhes o objetivo da atividade, em seguida fez a distribuição de algumas perguntas sugeridas na lição de casa e adequadas à turma, para ajudá-los a se auto-avaliar e avaliar os outros. Para finalizar o professor pediu que cada aluno apresentasse para a turma a sua auto-avaliação, gerando assim uma discussão em torno do que foi apresentado resultando numa excelente atividade de linguagem oral.
CURSISTA: Austregésila Carvalho
Gestar- 2. Língua Português
ResponderExcluirTP1. Lição de casa II.
Relatório
De acordo a lição de casa 2 do TP1, foi estudado com os alunos da 7° série do Colégio 31 de Março do turno noturno o texto Porá, onde foi discutido alguns valores enfocando com mais fluência o preconceito por sentir que a turma necessitava de u conhecimento mais amplo sobre afetividade, respeito, disciplina e outros.
Após a leitura do texto e alguns questionamentos pedi que os alunos apresentassem através de um pequeno texto as agressões verbais mais utilizadas na sala pelos colegas. Com isso ficaram bastante reflexivos.
Concluímos esse belíssimo trabalho com a produção de um jornal-escola onde foram publicados os acontecimentos da semana na sala de aula; foi bastante divertido em ver os alunos preocupados em fazer nada errado para não ser publicado no jornal.
Cursista: Luzanira C. Ribeiro
GESTAR II- LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP 1
O presente relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas na 5ª série, da Escola Municípal Francisco Mendes Vieira, que fica localizada na Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco em São João dos Patos –MA.
No primeira momento foram lidas várias histórias infantis pelos alunos, onde cada aluno tinha contato com diversos livros infantis. Depois ,cada um fez um resumo da história, sem mudar o seu fio condutor, a sua lógica.
No segundo momento mostrou-se várias tipos de intertextualidade que envolvem o texto inteiro, em seguida, cada um produziu um texto fazendo as mudanças que gostariam de promover na história escolhida, seguindo o plano de produção; introdução, desenvolvimento dos fatos, até a conclusão ou desenlace.
A princípio, muitos alunos encontraram dificuldades, mas no decorrer das atividades, foram surgindo histórias expetaculares, tais como : Chapeuzinho cor de rosa, O Patinho Bonito, Chapeuzinho de Araque , Os três Leitãozinhos , etc.
Vale ressaltar que, ao término da atividade foram feitas as reescritas dos textos dos alunos colocando os conectivos, fazendo com que os textos ficassem bem estruturados. Depois, cada um leu sua história para todos da sala.
Então conclui-se que, nem sempre temos a consciência de que estamos sendo intertextuais, da mesma forma que o reconhecimento da intextualidade pelo interlocutor exige uma razoável leitura de mundo.
Cursista : Fabíola da Costa Carvalho
TP1 – ATIVIDADE 2
ResponderExcluirA atividade 2 do TP1 foi elaborada a partir de uma aula do AA1 com o propósito de levar o aluno a compreender o conceito de ponto de vista na interação humana por meio de uma tira de historia em quadrinho e parafraseá-lo. Para isso, alguns passos foram obedecidos:
1. Apresentação do texto em quadrinhos;
2. Leitura e discussão do conteúdo da história, observando o ponto de vista de cada um;
3. Explicação que o ponto de vista é individual e pode se entendido no sentido concreto, indicando um lugar físico, e no sentido abstrato, indicando um modo de entender, uma opinião;
4. Divisão da turma em grupo para responder algumas atividades;
5. Socialização da atividade.
Quando se fala em ponto de vista se cria uma polêmica, uma vez que é pessoal e conseqüentemente cada um vai defender o seu conforme seus ideais. Em sala de aula isso não diferente, portanto, é necessário frisar que nessa atividade surgiram opiniões divergentes em relação a mãe estava errado. Para uns a mãe dos meninos, pois o ser humano prende os bichos e acham que assim eles também ficam bem, para outros e a do peixinho está errada porque acredita que eles se divertem olhando para eles. Assim, muitas respostas foram ditas, mas ao final todos concordaram, com a intervenção da professora, que nenhuma das duas estavam erradas, cada uma olhou pelo seu ângulo.
A aula foi animada e bastante participativa, portanto atingiu - e seus objetivos.
Vânia Araújo
Unidade 04 / Seção 2 TP -1
ResponderExcluirA Intertextualidade
Iniciando-se a tarefa avançando a prática foi lida uma fábula do próprio TP (pág. 138) “A raposa e as uvas”, esse mesmo ficou exposto na sala de aula para repetisse a leitura.
Após a discussão do texto foi proposta a divisão de grupos e que reinventasse uma nova situação para a história, a surgir um outro final.
Terminada a história foi feito um painel e cada grupo apresentou as mudanças conforme planejamento do grupo para produção como: introdução e desenvolvimento dos fatos.
Concluído o texto, ele deve ser lido por todos, e como sempre é possível ampliar experiência e as leitura de nossos alunos, na nossa prática pedagógica.
Cursista: Mildivam da Silva Miranda
TP -1 LIÇÃO DE CASA -2 UNIDADE -4:
ResponderExcluirO DIÁLOGO ENTRE OS TEXTOS: INTERTEXTUALIDADE.
O principal objetivo desta relatório é explicar como aconteceu a atividade realizada na 6ª série da unidade Escola Sedre Santiago. iniciamos a aula com uma coversa informal explicando o objetivo da aula, pedir para que eles escrevesse palavras dita pelos seus pais e pelos mais velhos que fosse estranhas para eles em quento isso o professora estava escrevendo as mesma no quadro, em seguida fomos pesquisar no dicionário o seu sigificado.
Foi interessante que os alunos citaram vários exemplos que contribui para uma forma de ensino aprendizagem diferente que chamou a atenção de todos, usando a própria linguagem do seu dia-a-dia e o seu conheimento cultural,ficou entendido que dentro dessa diversidade de comunicação que a intertextualidade nos possibilita podendos trabanhar várias forma de linguagem.O resultado final da aula foi considerado bom quase todos os alunos participaram das atividades.FRANCILENE
Lição de casa 2 Tp1
ResponderExcluirRelatório
Para realizar a lição de casa 2 do Tp1, e também como atividade avaliativa referente ao 1º Bimestre foi o Avançando na prática da pag. 136
Iniciou-se o trabalho com uma conversa sobre os “dizeres” ou “ditados” utilizados pelos os “mais velhos”, de sua família ou da comunidade. De inicio os alunos que moram com seus avós foram logo falando algumas palavras usadas por eles, em seguida a turma foi dividida em grupo que ficaram responsáveis para visitar algumas pessoas mais velha da comunidade e em conversa com esta pudessem fazer registros de “dizeres” ou “ditados” citados por eles.
Na aula seguinte, os alunos apresentaram os registros e apartir destes foi feita uma análise por toda a turma e também uma discussão sobre o significado destes, quis parecem atuais e quis são ultrapassados.
O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 8º ano turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”, onde percebeu-se mais desempenho e dedicação por parte dos alunos.
Maria José Machado
Gestor II de Língua Portuguesa
TP 1 – Unidade 4
ResponderExcluirO Diálogo entre os textos: A intertextualidade
A referida tarefa foi realizada com alunos da 7ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira que apresentou a seguinte temática; intertextualidade foi utilizada uma dinâmica bem atrativa. Os ditos ou frases por pessoas, com mais vivencia ou uma área de sua localidade. Logo depois foram analisados o que ajudou a descobrir o sentido.
Ficou o entendimento dentro dessa gama de comunicação que a intertextualidade deve ser considerada com a participação de outras vozes em um texto realizado na versão de outros conhecimentos, observando a realidade dos alunos.
No final do trabalho realizado podemos considerar que o resultado foi de grande valor, grande parte deles teve uma grande parcela significativa de participação e com isso tiveram também um bom aproveitamento.
Cursista: Esperança Madeira
TP – 1
ResponderExcluirUnidade 4
O diálogo entre os textos: A intertextualidade
Tarefa realizada aos alunos da 7ª série com a temática intertextualidade foi utilizado uma dinâmica muito interessante os ditos ou frases dito por pessoas mais velhas ou no bairro de sua localização. Em seguida foram anotadas para análise e automaticamente descobrindo o sentido.
Foi interessante que os alunos citaram vários exemplos e que na verdade contribui para uma forma de ensinamento e que é próprio do seu conhecimento e cultura.
Ficou entendido dentro dessa diversidade de comunicação que intertextualidade pode considerada com a presença de outras vozes em um texto produzido na versão de outros conhecimentos baseado na realidade do próprio aluno.
O resultado final da aula foi considerado bom, quase todos participaram se envolveram com a dinamicidade no qual o assunto foi trabalhado, aproveitando suas experiências e observação do próprio cotidiano.
Cursista: Sonia Maria
TP – 1
ResponderExcluirSeção 2
As várias formas intertextualidade
Cursista: Camélia
Começando as atividades na turma de 6ª série foi utilizado como recurso um texto sobre folclore
Linguagem
O TP – 1 visa um trabalho voltado para o estudo de linguagem.
Apliquei o conteúdo com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental onde o foco maior foi proporcionar aos alunos o entendimento de que linguagem não é uma simples forma de comunicação, mas sim, uma interação onde de mão dupla onde um influi sobre o outro, valorizando as características do discurso. Sendo assim, ao final da aula e a partir das atividades aplicadas, os alunos conheceram os diferentes usos da língua e suas variações lingüísticas.
A aula foi bem aceita pelos alunos, a participação foi contínua e a assimilação do conteúdo realmente aconteceu.
OBSERVAÇÃO
A aula foi desenvolvida com o auxilio de textos variados com linguagens diferenciadas trabalhadas suas especificidades.
Trabalhamos o avançando na prática relativo a variação lingüística através do texto sugerido: O bem amado, de Dias Gomes. Sugerimos que os alunos lessem o texto, interpretassem e observassem as variações lingüísticas através de alguns termos usados pelos personagens e por meio deles determinarem as características de cada personagem, refletimos sobre as variações lingüísticas e frizamos para os alunos que lingüisticamente a linguagem deles não está incorreta apesar de estar desacordo com a norma culta e padrão e que através dessa linguagem eles se comunicam muito bem, e que naquele meio uma pessoa a que só tem domínio da norma culta vai ter dificuldade de se fazer entender e que terá de adaptar sua linguagem a eles.
ResponderExcluirPodemos observar que a linguagem dos nossos alunos não está de acordo com a norma padrão, pois a maioria deles vêm de família de pais analfabetos ou semi-analfabetos, e que a sua linguagem não está errada, mas que eles como estudantes e leitores terão que paulatinamente substituindo sua linguagem para sua linguagem padrão.
CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA
Lição de casa 2 TP 1
ResponderExcluirRelatório
A atividade escolhida para realizar a lição de casa 2 do TP 1 e também como atividade avaliativa referente ao 4º bimestre foi o Avançando na Prática da página 136.
O trabalho iniciou-se em sala de aula sobre os “dizeres”, “ditados” e “ensinamentos” utilizados pelos “mais velhos” da família ou da comunidade onde vive cada um, depois a turma foi dividida em grupos que ficaram responsáveis para visitar alguma pessoa “mais velha” da comunidade e em conversa com esta pudessem fazer registros de “dizeres”, “ditados” ou “ensinamentos” citados por ela.
Passados alguns dias o assunto foi retomado em sala de aula, onde os grupos apresentaram os registros e a partir destes foi feita uma análise sobre o significado destes, quais parecem atuais e quais são ultrapassados e por quê.
O trabalho foi desenvolvido com os alunos da 8ª série do turno matutino da Unidade Integrada “31 de Março”, percebeu-se mais empenho e dedicação por parte de alguns alunos e outros não, mas em linhas gerais o trabalho surtiu efeito positivo.
Raimunda Alice Batista Lopes Aires
Gestar de Língua Portuguesa
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTP1 – SEÇÃO 3
O relatório que apresento foi executado na 7ª série “B” na Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira” situado no bairro São Francisco nesta cidade, onde explanei para meus alunos o conceito de texto e suas formas de aplicar contando-lhes um texto e sugerindo que transformassem outro texto escrito. Adiantei que todas as nossas intenções verbais que se dão por meio da língua em textos. A modalidade oral é nossa língua natural, enquanto a escrita é artificial da língua, e de desenvolvimento recente. Baseada nesse contexto foi avançando na prática sobre auto-avaliação: a oralidade dos alunos cuja proposta aberta a turma através de um debate organizado com perguntas e atividades avançando na prática bem como a relação de saber, ouvir e participar no momento certo sendo mediado pelo docente. O resultado foi satisfatório, a turma tem um bom desempenho em relação à oralidade, em perguntas melhor que leitura individualizada. Para que haja melhoras constantes cabe a cada docente trabalhar mais na disciplina envolvendo esse processo de ensino-aprendizado.
GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL
Lição de casa 2 Tp1
ResponderExcluirRelatório
Para realizar a lição de casa 2 do Tp1, e também como atividade avaliativa referente ao 1º Bimestre foi o Avançando na prática da pag. 136
Iniciou-se o trabalho com uma conversa sobre os “dizeres” ou “ditados” utilizados pelos os “mais velhos”, de sua família ou da comunidade. De inicio os alunos que moram com seus avós foram logo falando algumas palavras usadas por eles, em seguida a turma foi dividida em grupo que ficaram responsáveis para visitar algumas pessoas mais velha da comunidade e em conversa com esta pudessem fazer registros de “dizeres” ou “ditados” citados por eles.
Na aula seguinte, os alunos apresentaram os registros e apartir destes foi feita uma análise por toda a turma e também uma discussão sobre o significado destes, quis parecem atuais e quis são ultrapassados.
O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 8º ano turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”, onde percebeu-se mais desempenho e dedicação por parte dos alunos.
Maria José Machado
Gestar II de Língua Portuguesa
RELATÓRIO FINAL
ResponderExcluirPROGRAMA GESTAR II
LINGUA PORTUGUESA
A unidade 4 do TP1 traz informações relevantes sobre a intertextualidade e tem como objetivo: identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana; identificar os vários temas de intertextualidade; identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.
Para alcançar estes objetivos, desenvolvi a aula 8 do AAA1 com o titulo “Uma semana e vários pontos de vista”.
Iniciei a aula explicando o significado da intertextualidade e como podemos classificar os vários tipos de relações entre textos. Logo de imediato percebi que os alunos sentiram dificuldades, mas perceberam que em alguns casos já utilizam a intertextualidade, quando estão parafraseando, mesmo de maneira espontânea.
Antes de iniciar com o estudo do texto publicitário da revista Época, fiz a leitura do mesmo em voz alta para os alunos compreenderem os diferentes significados de “uma semana” dependendo de casa situação apresentada. Ao ouvirem o texto, começaram a perceber que a mesma expressão passava várias idéias e que a partir dessas idéias cada um já poderia analisar e responder uma atividade proposta expressando sua opinião.
Esta atividade teve um grave de dificuldade elevado e o conteúdo desenvolvido necessita ser abordado no cotidiano dos alunos para uma melhor assimilação.
São João dos Patos – MA, 11 de março de 2010.
Rita Jordanha Noleto da Silva