sábado, 23 de janeiro de 2010

TP 1 - Lição de casa 1


Nas unidades 1 e 2, sugerimos-lhe, nos vários Avançando na prática, uma série de atividades para você desenvolver com seus alunos. Escolha uma dessas atividades para realizar com sua turma. Depois, poste o relato da experiência neste espaço, depois de comentar a
atividade com seus colegas. Bom trabalho a todos!

18 comentários:

  1. LUCIANA
    LINGUÍSTICA:DIALETOS E REGISTROS.
    AS INTER-RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA E CULTURA.TEXTO TRABALHADO RETRATO VELHO.OBJETIVO RELACIONAR LÍNGUA E CULTURA.METODOLOGIA DA ATIVIDADE LEITURA ORAL INDIVIDUAL E EM GRUPO;LEITURA DRAMÁTICA;DIVISÃO DE GRUPOS PARA APRESENTAR O ENTENDIMENTO DO TEXTO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE,ENFATIZANDO A OPINIÃO DOS MEMBROS QUE PARTICIPARAM DO ENTENDIMENTO DO TEXTO,OBSERVANDO OS VALORES TANTO PESSOAIS QUANTO DOS GRUPOS,BEM COMO AS VARIAÇÕES DE CULTURA DE UMA FAMÍLIA E SOCIEDADE.LUCIANA.

    ResponderExcluir
  2. GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
    TP 1
    Relatório

    Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 26 de Novembro do corrente ano, atividades estas, realizadas pelos alunos da 5ª da Escola Municípal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco , na cidade de São João dos Patos , Estado do Maranhão.
    O primeiro momento consistiu na exibição do filme: “A Bela e a Fera,” em seguida, fez-se a análise do mesmo.
    Logo após, foi entregue aos alunos o texto da história infantil:” A Bela e a Fera” em que foi realizada uma leitura em voz alta, para acionar os conhecimentos prévios dos alunos, com relação a : - história: ambiente, personagens, acontecimentos: - o gênero; em seguida, foi feita a leitura da história de forma dramatizada, o que despertou o interesse e atenção por parte dos alunos.
    O segundo momento consistiu na realização da produção textual, primeiramente foram entregues alguns textos de peças teatrais aos alunos , onde os mesmos realizaram a leitura de forma prazerosa, instigando-os à realização da produção de texto.
    No decorrer de todo processo surgiram algumas dificuldades, porém, estas foram sanadas da melhor maneira possível, incluindo principalmente a reescrita do texto.
    Ao término da atividade, realizou-se a apresentação da mesma, feita por cada aluno.
    O trabalho finalizou-se com a dramatização da peça:” A Bela e a Fera.”

    Cursista: Fabíola da Costa Carvalho

    ResponderExcluir
  3. GESTAR II- LÍNGUA PORTUGUESA
    TP 1
    O presente relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas na 5ª série, da Escola Municípal Francisco Mendes Vieira, que fica localizada na Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco em São João dos Patos –MA.
    No primeira momento foram lidas várias histórias infantis pelos alunos, onde cada aluno tinha contato com diversos livros infantis. Depois ,cada um fez um resumo da história, sem mudar o seu fio condutor, a sua lógica.
    No segundo momento mostrou-se várias tipos de intertextualidade que envolvem o texto inteiro, em seguida, cada um produziu um texto fazendo as mudanças que gostariam de promover na história escolhida, seguindo o plano de produção; introdução, desenvolvimento dos fatos, até a conclusão ou desenlace.
    A princípio, muitos alunos encontraram dificuldades, mas no decorrer das atividades, foram surgindo histórias expetaculares, tais como : Chapeuzinho cor de rosa, O Patinho Bonito, Chapeuzinho de Araque , Os três Leitãozinhos , etc.
    Vale ressaltar que, ao término da atividade foram feitas as reescritas dos textos dos alunos colocando os conectivos, fazendo com que os textos ficassem bem estruturados. Depois, cada um leu sua história para todos da sala.
    Então conclui-se que, nem sempre temos a consciência de que estamos sendo intertextuais, da mesma forma que o reconhecimento da intextualidade pelo interlocutor exige uma razoável leitura de mundo.

    Cursista : Célia Araújo de Sousa

    ResponderExcluir
  4. TP1 UNIDADE 1

    A atividade foi desenvolvida a partir de um breve comentário sobre o tema. O foco abordado foi linguagem, procurando ampliar a visão do aluno sobre o assunto, mostrando que a mesma se manifesta de diversas maneiras, usando um código comum ao receptor da mensagem e ao emissor, tirando a velha visão dos alunos de que a linguagem é meramente o uso da língua, mas também de gestos, sinais, ícones, símbolos, figuras, gravuras, etc.
    Entretanto foi deixado esclarecido que a língua (idioma, dialeto, etc.) é o meio mais usado, ou seja, para realização da linguagem para comunicação dos seres humanos. A abordagem foi feita através da aplicação de atividades e observação de textos diversos, as quais tinham como sugestão fazer com que os alunos distinguissem a diversas manifestações da linguagem.
    Foi de grande importância a aplicação desta atividade em sala de aula, pois os resultados foram surpreendentes e atenderam às expectativas desejadas, não havendo dificuldades em desenvolvê-las.

    São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.


    Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo

    ResponderExcluir
  5. RELATÓRIO
    LIÇÃO DE CASA 1 – TP1

    Após ouvir uma conversa entre meus alunos da 7ª série da U. E. Gov. Newton Bello a respeito do modo de falar dos mais velhos, lembrei-me de uma sugestão do avançando na prática da unidade 4, decidi então aplicá-la na referida série com o objetivo de mostrar-lhes a importância desses falares e conscientizá-los de que não podemos nos desvencilhar deles mesmo achando-os esquisitos e até engraçados, pois eles fazem parte da nossa história e exercem grande influência em nossa língua e em nossa cultura de um modo geral. Para desenvolver a atividade pedi que os alunos conversassem com algumas pessoas mais velhas de suas famílias ou de sua comunidade que tenham o hábito de usar palavras, ditados ou frases não mais usadas ou pouco usadas hoje em dia sempre tendo o cuidado de pedir o significado das menos conhecidas, fazer o registro por escrito de tudo que ouvir e levar para a sala de aula para apreciação de todos ressaltando que tipos de ensinamentos obtiveram através delas e qual a importância para suas vidas. A aula foi bastante produtiva, interessante e divertida.

    CURSISTA: Austregésila Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Gestar 2 – Língua Portuguesa
    TP1. Lição de Casa I.

    Relatório

    Após trabalhar o texto ciúme do TP1, descobri o quanto nossos alunos nos surpreendem, pois os mesmo fizeram uma belíssima dramatização da história. Em seguida avaliaram citando ponto positivos e negativos de cada grupo.
    Eles adoraram o texto e discutiram com bastante segurança, determinação.
    Após a discussão foi proposto que produzissem um texto narrativo com um relato de vida vivenciado na família. Como sempre sentiram dificuldades, em construir as características das personagens empregando o discurso direto

    Cursista: Lusanira C. Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. TP1 – ATIVIDADE 1

    O TP1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Logo, apresenta alguns gêneros ainda não visto por este programa de ensino.
    O avançando na prática desta atividade busca caracterizar a linguagem literária pela possibilidade de usar qualquer dialeto e qualquer registro em função das intenções do autor. A partir desse conceito planejou-se uma atividade que levasse o aluno a perceber essa característica claramente. Para tanto, usou-se o poema CASO DE VESTIDO de Carlos Drummond de Andrade e a letra da música O CASAMENTO DOS PEQUENOS BURQUESES de Chico Buarque de Holanda como textos de apoio.
    A principio motivou-se a turma a fazer a leitura do poema de Drummond, e em seguida comentou-se sobre seu manejo com as palavras interpretando-o. Depois, ouviu-se a música de Chico Buarque para daí então, fazer uma análise minuciosa de seu contexto, deixando que o próprio aluno levantasse suas hipóteses do que é um texto literário, ou seja, que percebesse que a linguagem literária pode dar-se o luxo de não parecer literária, de parecer pobre. Diante disso, foi surpreendente as colocações feitas por eles, não esquecendo de enfatizar que depois da análise alguns concordaram que esse tipo de gênero é mais acessível ao seu estilo de linguagem.
    Para conclusão da atividade foi proposta a dramatização de um dos textos de escolha dos grupos, predominando nela o exagero das falas. No caso da música poderia ser ouvida e representada em mímica. Após a explicação da atividade foi dado um tempo para preparação dos grupos e em seguida, a execução. O resultado foi satisfatório apesar da falta de interesse à participação de alguns.

    Vânia Araújo

    ResponderExcluir
  8. Unidade 2 / Seção 1 TP 1
    Norma culta

    Na ampliação da tarefa desta unidade com os alunos da 7ª série da Escola Padre Santiago foi utilizado o texto por que seus pais estão divorciando e o texto de Ziraldo correspondente a duas paginas de o menino maluquinho.
    Para iniciar a tarefa apresentei para a turma vários textos com diálogos diferentes tratando do mesmo sentido.
    Continuando a tarefa foi realizada uma discussão sobre a família e divórcio, sendo que todos da turma comentavam o seu modo de pensar sobre o tema. Paralelo com a discussão discutiu-se também as características do texto em referências as normas da língua e que ficou claro que a norma era culta apesar das diferenças estruturais do texto.
    Conclui-se no final da aula os alunos entenderam que a norma culta é mais uma forma de linguagem.
    Cursista: Mildivam da Silva Miranda

    ResponderExcluir
  9. TP-1 LIÇÃO DE CASA -01 UNIDADE 2 PÁGINA -65.
    NORMA CULTA:
    Na aplicação da atividade desta unidade com os alunos da 5ª série "A" da Unidade Escolar Padre Santiago, foi utilizado o texto par que seus pais estão se divorciando e o texto de Ziraldo correspondente a duas páginas de o "Menino Maluquinho".
    após fazer a leitura de dois textos acima citados iniciamos com um diálogo a cerca dos textos lidos e análizados,previamenta a situação de vida em relação à fomilia contextualizando, cada aluno deu seu ponto de vista, foi visto também a linguagem usada nos textos que é norma culta com caracteristicas diferentes.
    No final ficou entendido o setido da norma culta da lingua e que a mesma é mais uma opção de uso da ligua importante em muitos momentos e ambientes, o aproveitamento desta atividade não foi muito satisfatorio acredito que a série escolhida não estava preparada para o assunto em questão.porém valeu plantei um semente.FRANCILENE

    ResponderExcluir
  10. Lição de casa 1 Tp1

    A lição de casa 1 do Tp1 foi desenvolvida com os alunos do 9º ano, turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”. O Avançando na Prática escolhida foi o da pág. 76, que apresenta sugestões do trabalho com o texto caso do vestido de Carlos Drummond de Andrade e fez parte da avaliação referente ao 1º bimestre.
    Iniciou-se a atividade dividindo a turma em grupo, em seguida foi distribuída as cópias do texto entre os grupos, onde cada grupo fizeram uma leitura compartilhada e depois comentaram sobre o conteúdo do texto. Em seguida, cada um fez o papel de um dos personagens, fazendo assim uma dramatização.
    A atividade foi divertida e houve aprendizagem em grande parte da turma.
    Maria José Machado
    Gestão II de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  11. TP 1 Unidade 2
    Norma culta
    Com referencia a aplicação da tarefa desta unidade com alunos da 6ª série, foi utilizada o texto de Ziraldo correspondente a duas páginas de O Menino Maluquinho.
    Relatando a discussão da tarefa através da apresentação dos textos acima mencionados, iniciou-se com um pequeno diálogo entre os alunos fazendo uma análise previamente da situação tendo como base a família fazendo uma interação com o texto Porque seus pais estão se divorciando em continuidade foi feito uma leitura do texto de Ziraldo que fazia também um comentário do referido assunto, onde os alunos também tiveram oportunidade de mostrar seu ponto de vista. Observou-se também que os textos utilizaram a Norma Culta da língua mesmo com características apontam diferenças.
    Ao término entenderam o verdadeiro sentido da Norma Culta da língua por meio de forma prazerosa e que essas referidas normas são muito importantes em certos momentos da vida.

    Cursista: Esperança Madeira

    ResponderExcluir
  12. TP - 1
    Unidade 2
    Norma Culta

    Na aplicação da tarefa desta unidade com os alunos da 6 ª série foi utilizado o texto Porque seus pais estão se divorciando e o texto de Ziraldo correspondente a duas páginas O Menino Maluquinho.
    Agora descrevendo a tarefa, com a apresentação de textos citados acima inicio-se com um dialógo com os alunos analisando previamente a situação de vida em relação a família contextualizando com o texto “Por que seus pais estão se divorciando” em seguida foi lido o texto de Ziraldo também comentando o mesmo assunto e cada dando seu ponto de vista. Também se analisou que os textos foram utilizados a norma culta da língua mesmo apesar das características apresentarem diferenças.
    No final ficou entendido o sentido da norma culta da língua através de uma forma dinâmica e sabendo que essas normas são mais uma opção de uso da língua importante em muitos momentos e ambientes.

    Cursista: Sonia Maria

    ResponderExcluir
  13. TP – 1
    Cultura

    Cursista: Camélia

    Venho através deste apresentar a aplicação de uma atividade com alunos da 6ª série trabalhando a cultura presente na vida social de cada um de nós.
    Apliquei uma atividade sobre lenda popular. A mesma foi apresentada para os alunos e todos curiosos mostraram interesse pelo contexto que envolve os personagens e sua influência na cultura da sociedade. Ofereci um espaço onde os alunos podiam apresentar outras lendas e a partir desses conhecimentos prévios procurei interferir dando orientações sobre o que constitui uma lenda, quais suas características frisando sempre que lenda é uma criação popular.
    A aula agradou a todos e o conteúdo foi assimilado com o êxito.

    ResponderExcluir
  14. Nesta unidade trabalhamos o texto de Ziraldo: “O menino Maluquinho”, onde trata de pais separados ou divorciados, aproveitando o tema discutimos sobre o mesmo, os alunos deram seu ponto de vista, depois eles registraram suas opiniões em um texto dissertativo. Chegamos a conclusão sobre o tema de que os pais se separam, mas os filhos continuam sendo filhos de ambos e que tem que se adaptar a esta nova adaptação nem sempre é fácil e que algumas crianças assimilam melhor e outras não, e os pais devem conversar bastante com seus filhos para eles não entenderem esta nova realidade.

    CURSISTA: NIVALDO FERREIRA DE SOUSA

    ResponderExcluir
  15. Lição de casa 1 TP 1
    Relatório

    A lição de casa 1 do TP 1 foi desenvolvida com os alunos da 6ª série, turno vespertino da Unidade Integrada “31 de Março”. O Avançando na Prática escolhido foi o da página 65, que apresenta sugestões do trabalho com o texto: Por que os pais estão se divorciando, dos autores John Kalb e David Viscott e fez parte das atividades avaliativas referentes ao 4º bimestre.
    Iniciou-se a atividade com a apresentação do texto citado acima, inicialmente fez-se uma leitura silenciosa, em seguida uma leitura compartilhada e depois comentários sobre o conteúdo do texto, que baseada na participação dos alunos foram bastante proveitosos, pois alguns alunos deram depoimentos de situações vividas ou presenciadas por eles em relação ao assunto do texto.
    Após leitura e discussão do texto foram apresentadas perguntas orais e também escritas, onde os alunos demonstraram através de suas respostas que houve aprendizagem.


    Raimunda Alice Batista Lopes Aires
    Gestar de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  16. GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
    TP1 – SEÇÃO 1

    A atividade avançando na prática foi desenvolvida na Escola Municipal Francisco Mendes Vieira na 7ª série “A” no turno vespertino, localizada no bairro São Francisco, nesta cidade sendo as mesmas trabalhadas as inter relações entre língua e cultura, com o objetivo de relacionar esta cultura através do texto “Retrato do velho” de Carlos Drumonnd de Andrade sendo feita leitura verbalizada coletiva e depois dramatizada. Foi uma atividade participativa com todos os discentes, cabendo a cada um desenvolver textos de vários gêneros literários para melhorar a escrita e interpretação individual.

    GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
    FRANCISCA SOUSA LIMA BRASIL

    ResponderExcluir
  17. Lição de casa 1 Tp1

    A lição de casa 1 do Tp1 foi desenvolvida com os alunos do 9º ano, turno vespertino da Escola Municipal “Francisco Mendes Vieira”. O Avançando na Prática escolhida foi o da pág. 76, que apresenta sugestões do trabalho com o texto caso do vestido de Carlos Drummond de Andrade e fez parte da avaliação referente ao 1º bimestre.
    Iniciou-se a atividade dividindo a turma em grupo, em seguida foi distribuída as cópias do texto entre os grupos, onde cada grupo fizeram uma leitura compartilhada e depois comentaram sobre o conteúdo do texto. Em seguida, cada um fez o papel de um dos personagens, fazendo assim uma dramatização.
    A atividade foi divertida e houve aprendizagem em grande parte da turma.

    Maria José Machado
    Gestão II de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  18. Relatório Final
    PROGRAMA GESTAR II
    LINGUA PORTUGUESA

    O TP-1 unidade 2 através do subtema variantes lingüísticas: desfazendo equívocos, aprofunda os conhecimentos e discussões sobre pontos polêmicos, no estudo da língua: a norma culta da linguagem literária e as modalidades da língua: oral e escrita. Muitos dos problemas que professores e alunos enfrentam estão relacionados ao mau entendimento dessas questões.
    Para abordar este conteúdo desenvolvi a aula 8 do AAA1 com o titulo “Existe linguagem ‘errada’”?
    Para iniciar a aula apresentei a matéria intitulada “O Português de Lula é um mau exemplo”? Os comentários da matéria, foram distribuídos em cartazes separados para serem analisados posteriormente. Cada cartaz foi distribuído por equipes e cada grupo levantou questionamentos sobre as idéias apresentadas abaixo:
    a) “O problema é que, para o cidadão comum, não existe anistia gramatical; o mercado profissional e o ambiente educacional não perdoam”;
    b) “Ninguém fala errado, todo mundo fala o idioma usado em sua comunidade”;
    c) A linguagem é algo em constante transformação, não um apanhado de exemplos;
    d) “O estudante precisa ter uma preocupação muito grande com a maneira como ele fala”;
    Cada grupo apresentou seu questionamento e desenvolveu sua idéia com a colaboração dos colegas da turma através de um seminário.
    Esta atividade foi positiva, e os objetivos foram alcançados.

    São João dos Patos – MA, 11 de março de 2010.

    Rita Jordanha Noleto da Silva

    ResponderExcluir