sábado, 23 de janeiro de 2010

Oficinas do TP 5: Trabalhando a coesão e a coerência textuais







Nesta atividade, os cursistas, divididos em grupos, receberam uma hq (história em quadrinhos) recortada e com os diálogos dos balões retirados. Foram incentivados a montar o texto coerentemente e a produzir os diálogos das personagens. Em seguida, apresentaram seus textos para todos os grupos, renidos em círculo. Os grupos foram muito criativos e atingiram os objetivos esperados. O resultado foi bem significativo.

12 comentários:

  1. GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
    SÃO JOÃO DOS PATOS – MA

    Este relatório tem por finalidade relatar as atividades do TP 5 ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO realizada na 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada na Rua Felinto Lima no bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos –MA.
    No primeiro momento foi feita uma explanação de frases e textos explorando a coerência e a coesão de ambos; com a participação contínua dos alunos.
    No segundo momento formou- se grupos de díade e foram trabalhados jogos de quebra-cabeça que são um ótimo exercício de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades de procurar as pistas que tornam uma imagem coerente.
    Em seguida, trabalhou-se a montagem de textos com o auxílio de quebra-cabeça com imagens, facilitando, dessa forma, o manuseio de partes para compor um todo coerente e exercitar as práticas de leitura estimulando a observação da relação parte-todo na procura de pistas de significação.
    No decorrer das atividades, observou-se que os alunos agiram com empenho e bastante interesse na montagem dos quebra-cabeças, e outro fato importante foi a ajuda mútua que um concedeu ao outro, ou melhor , o espírito de cooperação no momento das dificuldades referentes à formação dos textos.
    Torna-se necessário salientar que, através deste trabalho foi possível trabalhar de forma dinâmica e prazerosa a coesão textual.

    Cursista: Célia Araújo de Sousa

    ResponderExcluir
  2. GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
    SÃO JOÃO DOS PATOS- MA
    RELATÓRIO TP 5

    Este relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas no dia 17 de setembro do corrente ano, atividades estas realizadas pelos alunos da 5ª série da Escola Municipal Francisco Mendes Vieira, localizada à Rua Felinto Lima, Bairro São Francisco, na cidade de São João dos Patos- MA.
    O primeiro momento consistiu na leitura da história: “A Pequena Vendedora de Fósforos”, cujo os autores são: os irmãos Jacobs e William Grim, baseada nos contos de Andersen, história essa que emocionou os alunos pelo fato de seu contexto relatar a dura realidade social de muitas crianças. Em seguida, foi realizada a explanação da história levando-os à compreensão e interpretação da mesma.
    Logo após, foram colocadas em uma caixa denominada baú mágico, diversos livros, e os alunos foram convidados a abrir o baú e escolher um para ser lido; o que foi muito relevante, pois despertou o interesse pela vontade de conhecer o conteúdo dos livros e, ocasionando, dessa forma, a análise e interpretação destes.
    Logo após, foi explorado o gênero textual narração através da explanação de suas etapas, trabalhando-se especialmente com o conto de fadas, explicou-se aos alunos, que segundo Oliveira(2001) o texto narrativo é uma sequência de fatos e se caracteriza pela presença de ações, pelo predomínio dos valores no pretérito, sobretudo no perfeito, pela ocorrência de personagens e, por se referir a fatos ordenados cronologicamente.
    O conto é uma narrativa mais curta, e tem como característica central condensar conflitos, tempo, espaço e reduzir o número de personagens.
    Trabalhou-se então cada característica do conto de fadas, assim como, os tempos verbais presentes neste gênero textual.
    Logo após, foi solicitado aos alunos que, a partir dos livros lidos, criassem uma nova versão para os contos de fadas através de uma produção textual.
    O processo foi um pouco lento e dificultoso, pois foi realizada uma reescrita dos mesmos, acompanhando de forma criteriosa e minuciosa cada aluno oportunizando-os a realizar uma produção textual satisfatória condizente com as características do gênero textual em questão; o trabalho foi bastante satisfatório, pois possibilitou os alunos a desenvolver suas expressões orais e escritas através da apresentação dos textos, criação de uma cartilha de contos e dramatização de uma das histórias escolhidas pelos próprios alunos.
    Podemos dizer que os contos de fadas atualizam e reinterpretam, em suas variantes, questões universais como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando fantasia e realidade no clima do “Era uma Vez”.
    Portanto, narrar é uma prática natural do ser humano. É preciso narrar. Narrar é construir o mundo.

    Cursista: Célia Araújo de Sousa

    ResponderExcluir
  3. RELATÓRIO DA ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA - TP5

    Coerência e Coesão

    O presente relatório vem demonstrar como foi realizado o estudo do conteúdo
    “Coerência e Coesão” com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.
    O trabalho foi iniciado com uma conversa informal sobre algumas frases e expressões faladas no dia-a-dia por todos nós.
    Após essa conversa informal fiz a divisão dos alunos em grupos, entregando para cada aluno uma cópia sobre o conteúdo estudado. Em seguida fizemos a leitura, parte a parte, primeiro uma leitura silenciosa, depois uma leitura coletiva e em seguida debatemos cada tópico onde algumas questões e dúvidas foram surgindo. A partir dessas dúvidas comecei minhas interferências conversando sobre o que não foi entendido.
    Avaliei meu trabalho analisando que a aprendizagem foi muito interessante quando se observou a participação ativa nas tarefas do que diz respeito as produções realizada em sala.
    Sendo assim, a aula foi muito satisfatória, pois os alunos aprenderam o conteúdo e o trabalho foi realizado com sucesso.

    São João dos Patos – MA, 04 de março 2010.


    Maria das Dores Oliveira Dias de Araújo

    ResponderExcluir
  4. No peimeiro momento expliquei o que constitue a coerência textual, em seguida orientei para que fizessem um quebra-cabeças com imagem, com colagem, recortes e depois montaram de modo que ficou coerente.
    Foi bom o resultado.

    ResponderExcluir
  5. TP1
    No primeiro momento expliquei sobre as variantes linguísticas, depois lemos um fragmento de texto sobre variedade padrão, regionais e estilísticas.
    Fiz a proposta de atividade usando tirinhas de Xaxado para verificar os falares.
    Foi bem interessante.
    Valdinê.

    ResponderExcluir
  6. TP1

    Mostrei varias propagandas, depois orientei para que fizessem uma propaganda da escola.
    Entreguei a cada aluno uma folha de papel com a foto da escola no canto para que produzissem a propaganda.
    Foi um trabalho prazeroso.
    Os alunos gostaram muito de produzir e a diretora da escola pediu uma para arquivar na escola.
    Valdinê.

    ResponderExcluir
  7. TP2

    Expliquei que temos uma gramática internalizada que está no texto oral ou escritos de todos os falantes e que ela vai sendo ampliada na medida em que o falante vai entrando em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua.
    Fiz a proposta de reestrutura de frases substituindo os verbos.
    Foi bom o resultado.
    Valdinê.

    ResponderExcluir
  8. TP2

    No primeiro momento conceituei frases para que os alunos compreendessem, mostrei vários exemplos e orientei para que escrevessem frases com o título de " Frases Bonitas".
    o resultado foi muito bom.
    Valdinê.

    ResponderExcluir
  9. TP3

    Expliquei que sempre que nos comunicamos linguísticamente, o fazemos por meio de textos, e cada texto realiza sempre um gênero textual.
    Orientei para a leitura e compreensão da fábula " A cigarra e as formigas" - a formiga boa e a formiga má, dando ênfase à moral da História.
    Depois li para eles uma terceira versão da fábula de La Fontaine.
    Foi prazeroso.
    Valdinê.

    ResponderExcluir
  10. TP4

    No primeiro momento mostei imagens para serem traduzidas em linguagem verbal a mensagem que cada uma transmitia.
    Expliquei o que é linguagem verbal e não verbalem seguida orientei para que tentassem expressar as idéias com linguagem não verbal.
    Foi muito bom o resultado.
    Valdinê.

    ResponderExcluir